Análise Empresa de Telefonia
Por: EllenCorrea86 • 16/4/2018 • Trabalho acadêmico • 3.360 Palavras (14 Páginas) • 502 Visualizações
[pic 1]
PINEAPPLE TECNOLOGY
DIRETORES: GRUPO 06
ELLEN ARAÚJO CORREA
MAXUEL DE LIMA SACRAMENTO
HILDA TALITA DE OLIVEIRA SILVA
VERUSCHKA M. COÊLHO SAVOLDELLI
TURMA PÓS ADM 51 - SA
RESULTADOS 1º QUADRIMESTRE
Santo André – SP
Março de 2018
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.................................................................................................... 3
- Nome da empresa e logomarca ............................................................................ 4
- Estrutura organizacional....................................................................................... 6
- Estratégia de competição da empresa................................................................... 7
- Produto foco ........................................................................................................ 8
- Segmentação de clientes ...................................................................................... 9
- Diretrizes estratégicas ........................................................................................ 10
- Objetivos da empresa para o 1° quadrimestre
- Políticas das áreas funcionais
- Gestão de produção e Recursos Humanos
- Gestão financeira
- Gestão de marketing e vendas
- 1º Quadrimestre: resultados e indicadores econômico-financeiros...................... 7
- Controles implantados, DREs e Fluxos de Caixa.............................................. 7
- Análise da concorrência
- Conclusão
Bibliografia
INTRODUÇÃO
- Nome da empresa e logomarca
A PineApple é uma empresa de tecnologia fabricante de equipamentos de telefonia. O nome da marca PineApple foi escolhido com base na expressão “Be a pineapple: stand tall, wear a crown and be sweet inside” que reflete o resumo da missão, visão e dos valores da nossa empresa.
“Stand tall”: define a nossa meta de vendas no mercado. A nossa busca pelo crescimento e aprimoramento contínuos.
“Wear a crown”: expressa onde queremos chegar. A nossa pretensão em sermos a maior empresa fabricante de produtos do nosso seguimento.
“Be sweet inside”: Demonstra a maneira como lidamos com o nosso cliente. E que, apesar da “agressividade” que pretendemos demonstrar com as vendas, no mercado em que atuamos e perante os nossos concorrentes, somos “doces” quando lidamos com os nossos consumidores.
Além disso, os termos “pine” e “apple” possuem significados distintos que também nos definem: “Pine” = pinho, é a madeira do pinheiro, uma árvore de crescimento rápido e que produz efeito alelopático em plantas de outras espécies, ou seja, as folhas inibem o crescimento de outras plantas daninhas, fazendo assim uma alusão à inibição dos nossos concorrentes perante a nossa empresa. “Apple” uma alusão à nossa concorrência de mesmo nome, demonstrando que também pretendemos “morder essa maçã” ou seja, que também estamos na disputa por um lugar no mercado. Essa idéia é refletida em nosso logotipo em que a fruta (no nosso caso um abacaxi, em inglês “pineapple”) representa o mercado consumidor e a mordida seria a nossa participação nesse mercado.
[pic 2] [pic 3]
- Organograma / Estrutura Organizacional
A estrutura organizacional da PineApple está ligada diretamente com a nossa missão, a visão, os valores e as estratégias de competição. E envolve aspectos físicos, humanos, financeiros, jurídicos, administrativos e econômicos.
Conforme Chiavenato (2006), a teoria neoclássica da administração assume que a organização formal consiste em camadas hierárquicas ou níveis funcionais estabelecidos pelo organograma e com ênfase nas funções e nas tarefas.
Uma organização é um conjunto de cargos funcionais, hierárquicos que todos os seus membros devem se sujeitar. Chiavenato (2006) complementa que a característica mais importante da organização formal é o racionalismo.
Trabalhamos com uma estrutura funcional em que, cada subordinado reporta-se a diversos superiores simultaneamente, porém, cada superior responde apenas pelas suas especialidades, não interferindo nas especialidades dos demais. Não é a hierarquia, mas a especialidade que promove as decisões. Algumas características: autoridade funcional ou dividida; linhas diretas de comunicação; descentralização das decisões; ênfase na especialização.
Organograma da estrutura funcional:
[pic 4]
Diretor Geral: dirige, planeja, organiza e controla as atividades de diversas áreas da empresa, fixando políticas de gestão dos recursos financeiros, administrativos, estruturação, racionalização, e adequação dos serviços diversos. Desenvolve planejamento estratégico, identifica oportunidades, avalia a viabilidade e faz recomendações sobre novos investimentos ou desenvolvimento de novos negócios.
Diretor Marketing/Comercial:
Marketing: desenvolve estratégias de marketing e identidade visual das marcas. Define canais de comunicação específicos, exclusivos e adequados para cada público (interno e externo). Planeja e define campanhas voltadas para promoção de produtos e serviços. Estabelece objetivos, políticas e ações de acordo com as tendências do mercado.
Comercial - responde pela direção das atividades e políticas do departamento comercial, alinhando a área aos objetivos estratégicos da empresa. Avalia resultados, acompanha indicadores de desempenho e desenvolve plano de negócios para cumprir metas.
...