Análise da gestão de pessoal na empresa Natura
Pesquisas Acadêmicas: Análise da gestão de pessoal na empresa Natura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rafaelpgomes • 17/11/2013 • Pesquisas Acadêmicas • 1.975 Palavras (8 Páginas) • 1.656 Visualizações
Equilíbrio
Harmonia, interdependência
Inspira-se no equilíbrio e dinâmica da natureza. Percebe o homem como parte da natureza, com a qual deve se harmonizar, e valoriza a interação com ela.
Busca aliar consciência e competência, discurso e prática, saber e fazer, ética e estética.
Transparência
Claro, evidente, que se deixa conhecer
Vive seus processos abertamente. É franca, à vontade.
É contra ambigüidades, manipulações e discriminação em todas as relações. Busca com determinação a qualidade e reconhece suas imperfeições. Compartilha suas dúvidas e a busca de respostas.
« voltar
» Gestão de Pessoas
» Clima Organizacional
» Remuneração e Reconhecimento
» Desenvolvimento de RH
» Comunicação
» Crenças e Valores
» Programa Próximos Líderes
» Trabalhe Conosco
1. INTRODUÇÃO
A gestão de recursos humanos no Brasil ganha espaço do contexto empresarial e encontra-se em um amplo processo de mudança, por isso a organização deve construir e desenvolver seus processos de evolução contínua com: sistemas de produção flexíveis, produtos personalizados, trabalho qualificado, segmentação por processos e equipes multifuncionais.
Com a instabilidade econômica, a concorrência globalizada e o desenvolvimento tecnológico trazem importantes mudanças para o mercado, é preciso avaliar se a gestão é o modelo de gerenciamento para interagir e fortalecer as organizações diante das turbulências, mudanças e da imprevisibilidade que nos cercam.
O objetivo deste trabalho é retratar e analisar a administração de pessoal na empresa Natura, destacando a visão e as estratégias utilizadas, Balanço geral, gestão de reclamações/sugestões, apontando suas vantagens, propostas e perspectivas.
Dessa forma, será verificado se o modelo de gestão pode ser indicado às empresas como uma solução para o gerenciamento humano e êxito nos resultados.
Uma das empresas mais admiradas do Brasil, a Natura é líder no mercado nacional de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal a marca está entre as mais valorizadas do país. Atualmente, com cerca de 900 produtos em nosso portfólio nas categorias maquiagem, perfumaria, proteção solar, cuidados com o rosto, o corpo e os cabelos, entre outras.
Em 2007, a receita bruta consolidada chegou a R$ 4.301,6 milhões, valor 10,6% maior que o exercício anterior. Um dos fundamentos dessa expansão é a busca constante pela excelência de seus produtos e serviços, essencial para o estabelecimento e a manutenção da qualidade na relação do público.
A Natura Cosméticos S.A é uma das empresas brasileiras de grande porte que mais investem em pesquisa e desenvolvimento. Em 2007, produziu mais de 225 milhões de unidades, que chegaram a 50 milhões de consumidores, em cerca de 5 mil municípios brasileiros por meio de venda direta. A Natura também possui operações na Argentina, Chile, Peru, México, França e, mais recentemente, na Venezuela e na Colômbia.
No Brasil, as operações estão concentradas no Espaço Natura em Cajamar / SP, que abriga um importante e moderno Centro Integrado de Pesquisa, produção e logística.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1- Desenvolvimento de Recursos Humanos
2.1.1 – Organograma
Em 2008 houve uma mudança radical na estrutura da Natura, iniciando pela contratação da vice-presidência de desenvolvimento organizacional, replicando assim o modelo de gestão por processos, o que já ocorre no funcionamento das fábricas de toda a companhia.
Utilizado na empresa inteira, isso reduz níveis hierárquicos e substitui áreas tradicionais, como recursos humanos e finanças, numa cadeia de processos. Serão divididos em principais, de gestão e de apoio. Estes processos dão sustentação ao negócio, como gestão de marca e ciclo do pedido, que vai da encomenda da consultora até a entrega do produto.
Dentro da gestão, fica, por exemplo, governança corporativa e em processos de apoio ficam áreas como a de gestão de pessoas. Segundo Alessandro Carlucci, presidente da empresa, para entender a Natura, será necessário olhar o mapa de processos e não o organograma.
Os indicadores de desempenho, orçamento e o sistema de remuneração de executivos serão desenhados com base nesse modelo.
O projeto deve estar totalmente implantado até 2010, o que não implicará em redução de pessoal.
2.1.2 – Gestão de pessoas
Consideram as consultoras e os consultores seus primeiros consumidores. É por meio deles, que os produtos da Natura chegam às mãos de seus clientes, com quem incentivam que estabeleçam relações de qualidade, baseadas no entendimento e no atendimento de suas necessidades. Para isso, faz parte da atividade da consultoria o conhecimento, a utilização e a vivência dos benefícios dos produtos natura e de seus conceitos antes de oferecê-los a parentes, amigos, conhecidos.
Estimular o desenvolvimento pessoal, material e profissional de suas consultoras e seus consultores a tornaram agentes de transformação, contribuindo para a disseminação do conceito do bem estar bem e para a construção de uma sociedade mais próspera, mais justa e mais solidária.
A Natura Cosméticos S.A. acredita que um bom clima organizacional é fator fundamental para o seu sucesso, pois é através dele que pode vivenciar a sua razão de ser "Bem estar Bem" e cria condições para o alinhamento e comprometimento de todos os seus colaboradores em torno dos desafios.
2.1.3 – Planejamento estratégico para o desenvolvimento de recursos humanos.
O planejamento estratégico é o processo que consiste na análise das oportunidades e ameaças do meio ambiente com o intuito de estabelecer objetivos, estratégias e ações que possibilitem o aumento da competitividade empresarial. A função do RH é contribuir para o alcance dos objetivos
...