Análise de um embate em um ambiente cultural
Por: kerolferreira12 • 22/11/2018 • Ensaio • 543 Palavras (3 Páginas) • 208 Visualizações
Página 1 de 3
BRIGA NA PROCISSÃO
- PADRE: Capitão! Como vai vossa senhoria?
- CAPITÃO: Vou muito bem! E o senhor, me diga a que veio...
- PADRE: É como o senhor é um fiel ajudador de nossa Paróquia e como o senhor bem sabe, é semana santa, e eu, quer dizer, a paróquia, quer saber se o Capitão irá continuar ajudando...
- CAPITÃO: Mais com certeza padre. E digo mais, que já mandei chamar a dona Maria das Dores, para que seja combinado o elenco que irá compor a Paixão de Cristo e o Cortejo Santo.
- O CAPITÃO CHAMA DONA MARIA: Dona Maria? Ô Dona Maria das Dores!?
- DONA MARIA: Inhor?
- CAPITÃO: A senhora selecionou o elenco da Paixão de Cristo?
- DONA MARIA : Ah, sim senhor. Olha Padre, o senhor bem sabe que todo ano temos que mudar as atrizes e os ator.
- CAPITÃO: Essa parte pode deixar pra eu escolher. Olhe, o Cristo desse ano vai ser o Quincas Beija-Flor, Caifás vai ser o Ciprião e o Pilatos o Nicano. E por falar nisso cadê o Quincas?
- BASTIÃO: Tá aqui esse cabra safado! Capitão, pode chamar o delegado.
- CAPITÃO: Mas que confusão é essa minha gente? Na semana santa, isso é até pecado ... Vamos com calma, sem arenga. O que foi que Quincas fez, Bastião?
- QUINCAS: Nada de mais, Capitão Justino, eu sou um sujeito certo e respeitador das tradição, e eu e o cumpadi Josevardo ta aqui e é tistimunha de que a gente num tava fazendo nada de mais.
- BASTIÃO: Esse cabra de péia pulou a cerca lá de casa e roubou Laurita pra comer.
- CAPITÃO: E quem bixiga taboca é Laurita?
- O BOM LADRÃO: É a galinha da irmã dele.
- CAPITÃO: Como assim?
- QUINCAS: É que Laurita era a galinha de estimação da irmã dele, que agora ta bem torradinha lá em casa. E eu muito educado fui convidar ela pra comer com a gente, e ta aí ele com essa brutalidade sem precisão.
- CAPITÃO: Bastião, tenha paciência, home, é semana santa e Quincas ta escalado pra ser Jesus Cristo e não pode faltar na Procissão.
- QUINCAS: Muito agradecido Capitão Justino. E lhe garanto que serei o Cristo mais justo que já andou por essas bandas. E como prova, já vou começar perdoando o irmão Bastião. Eu te perdôo meu irmão.
- BASTIÃO: Me perdoar o quê, cabra safado! O roubado foi eu! É o seguinte, Capitão Justino, se Quincas foi escalado pra participar da procissão, eu também quero ser, é o único jeito de eu lhe dar o meu perdão.
- CAPITÃO: Tá bom pra tu Quincas?
- QUINCAS: Tá...
- BASTIÃO: Pronto! Vou ser o centurião!
- QUINCAS: Vish, to fora!
- DONA MARIA: Quincas, minino, é só de faz de conta. Ninguém vai bater, nem matar ninguém.
- QUINCAS: Assim, sim, entonce eu vou.
- CAPITÃO: E então ta resolvido, sem arengação. Dona Maria vá cuidando das roupas e das maquilagens das atrizes e atores, e o resto pode deixar comigo. E vamos embora minha gente, que o povo todo ta esperando ver o cortejo do Nosso Senhor, o seu sacrifício de morte e ressurreição.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com