Análise do perfil do profissional contábil na cidade de São Carlos: Relação entre formação e atuação no mercado de trabalho.
Por: edineia1609 • 26/11/2016 • Projeto de pesquisa • 1.190 Palavras (5 Páginas) • 540 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA – UNICEP
CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO – TURMA B
Ana Carolina da Silva
Análise do perfil do profissional contábil na cidade de São Carlos: Relação entre formação e atuação no mercado de trabalho.
São Carlos – SP
2016
Ana Carolina da Silva
Análise do perfil do profissional contábil na cidade de São Carlos: Relação entre formação e atuação no mercado de trabalho.
São Carlos – SP
2016
RESUMO
A competitividade no mercado de trabalho é uma nova preocupação para alunos recém-formados em instituições de Ensino Superior, que não é diferente na contabilidade, que teve a necessidade de adequar-se a nova realidade para atuar de forma significante no mercado de trabalho. A pesquisa pontou qual a atual situação dos contadores formandos, e identificou dificuldade encontrada pelo egresso no mercado contábil. Concluímos que, frente à tecnologia, e ao crescente mercado competitivo, o profissional contábil tem desafio constante de mudar seus conceitos tradicionais, em busca da qualidade e de melhores serviços, Procurando, assim, mudar, atualizar, identificar as necessidades das entidades.
Palavras chaves: Profissional Contábil, Instituições de Ensino Superior.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................5
2 JUSTIFICATIVA.....................................................................................................5
3 OBJETIVO GERAL................................................................................................5
3.1 Objetivos Especificos..........................................................................................6
4 METODOLOGIA....................................................................................................6
5 HIPÓTESE.............................................................................................................6
6 REFERENCIAL TEÓRICO.....................................................................................7
7 CRONOGRAMA.....................................................................................................8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................9
1 INTRODUÇÃO
A competitividade e a globalização têm despertado uma nova preocupação em todas as profissões. O que não é diferente na contabilidade, que teve a necessidade de adequar-se a nova realidade para atuar de forma significante no mercado de trabalho.
A profissão contábil está em ascensão com um crescimento visível. É uma das áreas que mais oferece oportunidade de trabalho na atualidade, e possui uma enorme área de atuação.
Com essa evolução tecnológica, é necessário um maior preparo profissional para atuar no mercado de trabalho que é cada vez mais competitivo.
2 JUSTIFICATIVA
O profissional contábil exerce papel fundamental na gestão empresarial. É através de informações fornecidas pela contabilidade que os gestores/sócios-diretores tomam suas decisões. As informações produzidas por eles devem ser verídicas e de alta precisão.
Atualmente, a profissão contábil, vem exigindo maior qualificação e constante atualização dos mesmos, eles devem sempre buscar o crescimento dentro da área, através da especialização, para alcançar mais espaço no mercado de trabalho.
A pesquisa terá grande contribuição para a sociedade trazendo ideias de melhoria acadêmica para os estudantes e IES e para economia, servirá como base principalmente para os agentes de negócios, como gestores, credores e investidores que buscam escritórios para realizarem a contabilidade de suas empresas e gerentes de RH de multinacionais para selecionarem melhor seus candidatos.
3 OBJETIVO GERAL
Analisar como está à preparação do profissional que acaba de se formar em Ciências Contábeis.
3.1 OJETIVOS ESPECÍFICOS
Contribuir com informações e pesquisas para que as Instituições de ensino superior atualizam-se para atender as exigências do mercado de trabalho.
4 METODOLOGIA
Essa pesquisa será realizada através da aplicação de questionários que serão distribuídos para 15 escritórios contábeis e para 25 alunos do 8º período do Centro Universitário Central Paulista – UNICEP. Serão selecionados 15 escritórios de contabilidade que tem parceria com a UNICEP.
Na Instituição de ensino será encaminhado ao coordenador do curso de Ciências Contábeis que irá distribuir para os alunos do 8º período.
Serão quinze perguntas por questionário, terão perguntas tais como: quais as matérias que o curso oferece? Qual a experiência que cada aluno adquiriu ao longo do curso? Como são informadas as vagas disponíveis? Entre outras.
Para os escritórios de contabilidade serão endereçados ao setor de Recursos Humanos responsável pela contratação e acompanhamento do desenvolvimento do funcionário.
Após
...