AnáliseSituacional
Por: nilbertodias • 25/7/2015 • Trabalho acadêmico • 2.616 Palavras (11 Páginas) • 505 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE
CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS – CESA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
A Análise Situacional e as Particularidades das Pequenas e Médias Empresas: um estudo amostral no setor de Pet Shop
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
PROFESSORA: MS. CORA FRANKLINA DO CARMO FURTADO
ALUNOS: GLEICIANE BARRETO FERREIRA
NILBERTO DIAS DAS BROTTAS E SILVA
RAFAEL BARRETO DE OLIVEIRA
THAMIRIS DE OLIVEIRA COSTA
TURMA: CD MANHÃ 2ª/4ª/6ª
SEMESTRE: PRIMEIRO – 2010.2
FORTALEZA
JANEIRO/2011
RESUMO
Este trabalho apresenta as particularidades das pequenas e médias empresas do setor de Pet Shop na realização da análise situacional para a verificação de sua estrutura organizacional, estratégica e funcional. O referencial teórico pesquisado é confrontado com a prática por meio de pesquisa realizada em cinco empresas do setor de Pet Shop. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário aplicado por meio de entrevistas com os dirigentes e/ou responsáveis. Os resultados mostraram que as estruturas organizacionais, estratégicas e funcionais dessas empresas, em sua maioria, são orgânicas, simplificadas e familiares. As principais características encontradas foram: Falta de conhecimento técnico, pouca qualificação dos funcionários, a ausência de recursos e/ou interesse para a contratação de consultores e o imediatismo pelos resultados. Palavras-chave: empresas de pequeno e médio porte; análise situacional; setor de pet shops.
INTRODUÇÃO
As pequenas empresas apresentam particularidades que determinaram o formato da realização da análise situacional e dentre esses fatores citamos a grande dificuldade de acesso aos dirigente/responsáveis pelas empresas de pet Shop, a estrutura reduzida e a falta de pessoal qualificado dessas empresas. A sistematização da pesquisa foi realizada de forma simples, rápida e prática, exigindo-nos dedicação, consciência e criatividade.
O objetivo desse trabalho é apresentar as particularidades das pequenas e médias empresas no ramo de pet shop traçando um paralelo com a realidade diagnosticada através da pesquisa amostral realizada e está dividido em três partes: a) breve pesquisa sobre pequenas e médias empresas; b) estudo de caso, a partir da aplicação de entrevistas a cinco empresas do ramo de pet shop de Fortaleza e; c) diagnóstico.
PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: CONCEITOS E PARTICULARIDADES DE GESTÃO
Considerando as dificuldades de se estabelecer o tamanho de uma empresa, Drucker (1981) alega que a estrutura administrativa, especialmente a da alta administração, é o único critério de confiança para defini-lo. Segundo o autor, a pequena empresa é aquela que precisa de uma organização administrativa e exige um nível administrativo entre o dirigente e os colaboradores. Nela o dirigente acumula as seguintes funções: utiliza a maior parte do seu tempo em áreas funcionais (finanças, vendas, compras, etc) e o restante desse tempo à direção e a tarefas operacionais. Ressalta, porém, que cada um dos estágios do tamanho de uma empresa não só exige uma estrutura administrativa específica, como também apresenta problemas distintos e deficiências típicas. Acrescenta que o maior problema das pequenas e médias empresas é ser geralmente pequenas demais para se manter a administração de que precisam.
As pequenas empresas possuem características próprias, tais como: ser de propriedade de um único indivíduo ou pequeno grupo de pessoas; é administrada pelo proprietário de forma independente e, mesmo quando profissionalizada, este se conserva como o principal centro de decisões; seu pequeno capital é gerenciado basicamente pelo proprietário; tem uma área de operações que, geralmente, se restringe à sua localização ou à região onde está situada e a sua atividade produtiva não ocupa uma posição de destaque ou predominante em relação ao mercado (Pinheiro, 1996).
METODOLOGIA DA PESQUISA DE CAMPO
A pesquisa foi feita por meio de entrevistas, a partir de um questionário e realizadas em cinco pet Shop de diversos bairros de Fortaleza (São Gerardo, Conjunto Esperança, Henrique Jorge, Luciano Cavalcante e Mondubim).
O conceito utilizado para a escolha das cinco empresas participantes foi o de amostra probabilística aleatória simples, levando-se em consideração também a grande resistência encontrada para a realização das entrevistas, o que provocou, por várias vezes, a substituição da amostra.
O instrumento escolhido para a coleta de dados foi a entrevista pessoal, baseada em um roteiro pré-definido (questionário) contendo vinte e um itens.
APRESENTAÇÃO DOS DADOS COLETADOS
Com base na estrutura do questionário e nos dados obtidos, apresenta-se, a seguir, uma síntese do perfil geral e das características de cada empresa entrevistada.
Empresa A
A partir da experiência com a criação de várias raças de cães como hobby, e em participações em concursos, o proprietário resolveu enfrentar um novo desafio entrando no ramo de pet shop. Hoje a empresa tem três lojas (Bezerra de Meneses, shopping Iguatemi, e no Icaraí).
Possui uma estrutura orgânica simples, dividida da seguinte forma: proprietário, gerente, veterinário, atendentes, motorista e funcionários para banho e tosa.
Não possui uma cultura de um planejamento sistemático e trabalham num sistema dia-a-dia, assim como não possui uma missão e visão definidas.
Por não trabalharem num regime de planejamento formal, a empresa não tem planos para a obtenção de produtos e técnicas mais modernas e/ou inovadoras, buscando essa inovação apenas quando os clientes procuram.
Não há uma cultura de treinamentos e/ou capacitações focadas nos colaboradores e estes são recrutados a partir da experiência
...