Aperfeiçoamento no Ambiente de Trabalho
Por: Guilherme Coscarelli • 26/10/2017 • Trabalho acadêmico • 1.246 Palavras (5 Páginas) • 267 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
CAMPUS SÃO ROQUE
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DÉBORAH WEBBER DE OLIVEIRA FERREIRA
GUILHERME AUGUSTO COSCARELLI
DOUGLAS NICOLACI DA SILVA
IGOR HENRIQUE LEONARDI ZANUTIM
PROF. ORIENTADOR: FRANK VIANA CARVALHO
APERFEIÇOAMENTO NO AMBIENTE DE TRABALHO
QUESTIONÁRIO DESENVOLVIDO PARA A RELAÇÃO FUNCIONÁRIO/SUPERVISOR
São Roque
Junho/2016
DÉBORAH WEBBER DE OLIVEIRA FERREIRA
GUILHERME AUGUSTO COSCARELLI
DOUGLAS NICOLACI SILVA
IGOR HENRIQUE LEONARDI ZANUTIM
APERFEIÇOAMENTO NO AMBIENTE DE TRABALHO
QUESTIONÁRIO DESENVOLVIDO PARA A RELAÇÃO FUNCIONÁRIO/SUPERVISOR
Trabalho apresentado como cumprimento parcial às exigências da disciplina Normas do Trabalho Acadêmico, ministrada pelo Prof. Frank Viana Carvalho.
São Roque
Junho/2016
RESUMO
Os modelos de gerência passam constantemente por modificações. Ao longo dos séculos os objetivos pessoais têm se tornado cada vez maiores atingindo todos os setores da empresa. Uma organização não funciona sem seus funcionários e principalmente se estes não estão saudáveis emocionalmente, fisicamente, etc. Para isso, é necessário oferecer muito mais do que uma remuneração interessante para os colaboradores envolvidos.
Com base nisso buscamos por meio desta, analisar a situação social dentro das empresas visando traçar uma relação entre o comportamento dos colaboradores em todos os níveis hierárquicos.
Palavras-Chave: Constantes Modificações, Relações Interpessoais, Grupos Sociais, Satisfação no trabalho.
AGRADECIMENTOS
Agradecemos primeiramente ao Professor Doutor Frank Viana Carvalho pela sabedoria e determinação com a qual nos orientou durante a realização desta pesquisa.
As pessoas envolvidas na mesma.
Ao colega de classe Jeovane Maciel dos Santos Junior que nos ajudou direta e indiretamente.
APERFEIÇOAMENTO NO AMBIENTE DE TRABALHO
[pic 1]
INTRODUÇÃO
Questões bem comuns dentro das empresas foram abordadas na pesquisa com o intuito de demonstrar seus efeitos quando bem discutidos, tais como: relacionamentos, recompensas, perspectivas e melhorias na função. Esses assuntos pertencem cada vez mais a uma administrativa moderna deixando para trás pensamentos arcaicos de gestão.
“Chiavenato (2004, p13). Para quem cada administrador – seja ele um diretor, gerente, chefe ou supervisor – desempenha as quatro funções administrativas que constituem o processo administrativo, a saber: planejar, organizar, dirigir e controlar. A ARH[1] procura ajudar o administrador a desempenhar todas essas funções porque ele não realiza seu trabalho sozinho, mas através das pessoas que formam sua equipe. É com sua equipe de subordinados que o administrador executa as tarefas e alcança metas e objetivos. ’’
Ainda segundo Chiavenato (1999), as pessoas passam grande parte de suas vidas trabalhando dentro de empresas, dependem quase sempre delas para serem bem-sucedidas. Empresas por sua vez, dependem de seus funcionários para poderem crescer e alcançar o sucesso, portanto os colaboradores constituem o setor principal. Daí a necessidade de criar um ambiente social cada vez harmônico.
METODOLOGIA DE PESQUISA
Esta pesquisa é de caráter estruturado feito pela plataforma Google Drive, distribuída pelas seguintes mídias: WhatsApp, Facebook e Gmail, com objetivo de um melhor entendimento na relação funcionário/supervisor afim de traçar um padrão de comportamento.
A pesquisa aconteceu durante um mês, assim sendo, do dia 18 de abril à 18 de maio. A amostra consistiu de 100 indivíduos de variadas áreas de atuação.
Os respondentes (50% do sexo feminino e 50% do sexo masculino) receberam um questionário distribuídos online, aos quais foi pedido que os preenchessem individualmente.
O questionário incluía uma breve apresentação inicial a ser preenchida pelo entrevistado, seguida de seis perguntas relacionadas ao seu ambiente de trabalho.
HIPÓTESES
- O ambiente de trabalho influencia no comportamento do funcionário?
- A supervisão rígida dificulta as relações interpessoais?
- O método de supervisão está ou não relacionado ao desempenho dos colaboradores?
- O nível de motivação do funcionário é algo importante a se considerar?
- O método de supervisão das empresas é o mesmo desde o início da administração?
- A mudança no método de supervisão é positiva?
- Desenvolvimento social se tornou necessário para os colaboradores em geral das empresas?
QUESTÕES ANALISADAS
- Idade
- Cidade onde reside
- Profissão
- Sexualidade
- Você acredita que reuniões frequentes a fim de desenvolvimento social são necessárias?
- Como você avalia a postura do seu supervisor?
- Quais mudanças são necessárias na supervisão do seu gerente?
- Você está satisfeito com a sua função dentro da empresa?
- Qual o motivo da sua insatisfação?
- Você pretende crescer dentro da empresa?
APRESENTAÇÃO
[pic 2]
Gráfico 1
Levando-se em consideração as hipóteses 1 e 4, conclui-se por base no gráfico que a situação dos funcionários dentro das empresas vem melhorando ao longo dos anos. Nota-se que os colaboradores tendem por criar laços, o que é um dos fatores necessários dentro de uma organização para manter estável o nível psicológico do pessoal. Um exemplo disso é a criação constante de grupos sociais informais.
Dentre as 100 pessoas envolvidas na pesquisa, apenas uma acredita que as reuniões afins de desenvolvimento social não são necessárias. Das 99 restantes, 62 concordam com reuniões, 33 acreditam que as reuniões devem ser mensais e outras 4 acreditam que devem ser realizadas de uma a duas vezes por ano.
...