Aplicação 5S Porque implementar 5S em sua empresa?
Por: FV1234 • 24/8/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 1.219 Palavras (5 Páginas) • 79 Visualizações
https://liderjr.com/blog/porque-implementar-o-5s-em-sua-empresa/?gclid=EAIaIQobChMIy4qzgtjM5wIVwgqRCh3TJgUiEAAYAyAAEgLkFPD_BwE
Porque implementar 5S em sua empresa?
21 de junho de 2019 Líder Jr.
1 Comentário
Blog
[pic 1]
O bom ambiente de trabalho é um dos principais fatores para a realização eficaz das atividades diárias de uma empresa. Assim, é fundamental que o local de trabalho seja limpo, organizado e eficiente. Esses resultados podem ser alcançados com a metodologia 5S.
A metodologia 5S é uma ferramenta utilizada no pensamento Lean, o qual visa eliminar etapas que não agregam valor ao produto final e tornar o processo enxuto. Vale lembrar que o 5S pode ser aplicado em pequenas e grandes empresas, desde escritórios até fábricas.
Além disso, essa metodologia possui inúmeros benefícios e com um auxílio profissional, pode ser facilmente implantada em uma empresa, seja ela de pequeno ou grande porte. Nesse sentido, vamos entender um pouco melhor sobre esse método a seguir.
O que é 5S?
O 5S surgiu no Japão pós segunda guerra, com o objetivo de auxiliar o país a se reerguer, tendo em vista que nesse período seria fundamental um desenvolvimento rápido e com mínimo desperdício de recursos.
Dessa forma, essa metodologia promove um ambiente de trabalho sustentável e eficiente por meio de cinco termos em japonês que se traduzem em:
- Seiri – Senso de Utilização;
- Seiton – Senso de Organização;
- Seiso – Senso de Limpeza;
- Seiketsu – Senso de Padronização e Saúde;
- Shitsuke – Senso de Disciplina.
Nesse sentido, implementar esse mecanismo em sua empresa pode trazer inúmeros benefícios, que vão desde a maior facilidade em manter o local de trabalho arrumado até o aumento do lucro por conta de menores perdas decorrentes da desorganização.
Vamos nos aprofundar mais em cada etapa do 5S:
SEIRI – Senso de Utilização
[pic 2]
Esse termo se refere ao senso de utilização, que nada mais é do que analisar e decidir quais materiais e/ou etapas de produção são fundamentais para chegar ao produto final.
Além disso, são descartados os materiais que não possuem um papel relevante na produção, já que manter esses produtos desnecessários aumentam o custo de controle de estoques e e são potenciais objetos de distração.
Portanto, é necessário achar um balanceamento entre os dois tipos de materiais, visto que é muito difícil uma eliminação total dos elementos irrelevantes.
Como o SEIRI é feito?
Para implementar tal etapa é necessário se perguntar:
- Quantas ferramentas são necessárias nessa área?
- As máquinas/peças estão devidamente classificadas?
- O ambiente está livre de potenciais produtos nocivos?
- Há materiais sendo desperdiçados?
- A periodicidade da manutenção dos equipamentos é adequada?
SEITON – Senso de Organização
[pic 3]
Consiste em organizar as ferramentas e os materiais de modo que qualquer funcionário consiga localizar-se e entender o processo facilmente.
Nesse sentido, o objetivo desse processo é organizar e alocar os recursos de forma inteligente. Assim, a produção será mais ágil por conta do fácil acesso aos recursos.
Além disso, essa etapa facilita a limpeza do local, diminui o estresse dos trabalhadores e reduz custos por conta do maior controle sobre os recursos.
Veja também outros modos de economizar seu tempo!
Como o SEITON é feito?
Para implantar o Seiton, deve-se deixar as ferramentas mais utilizadas em locais visíveis e em compartimentos que permitam a fácil retirada destas.
Nesse sentido, as ferramentas mais utilizadas devem estar alocadas próximas às máquinas nas quais são empregadas.
Por outro lado, as pouco utilizadas devem ficar em armários devidamente etiquetados, para que não atrapalhem na busca pelas ferramentas mais manuseadas e ainda sim sejam facilmente localizadas.
SEISO – Senso de Limpeza
[pic 4]
Essa etapa foca na limpeza do local de trabalho e dos equipamentos usados.
Para sua implementação, deve-se estabelecer um padrão de limpeza na empresa a fim de manter as ferramentas sempre limpas e evitar uma degradação mais acelerada delas, além de evitar desperdício de tempo com limpeza pesada.
Assim, os benefícios mais relevantes desse processo são a redução dos acidentes de trabalho, diminuição da manutenção por conta da má conservação e aumento da produtividade, derivada do maior bem estar dos funcionários.
Como o SEISO é feito?
Nesse processo, são montados pequenas equipes para limpar cada área da fábrica ou escritório. Em seguida, são realizadas inspeções de máquinas e compartimentos afim de detectar quais pontos pecaram na higienização.
Feito isso, são definidos métodos de limpeza de acordo com cada material e geralmente desmonta-se a máquina (se houver), para checar se esta opera dentro das especificações.
Pode ser que, em alguns casos, uma empresa terceirizada tenha que ser contratada. Nesse sentido, deve-se balancear os custos e o tempo que seria aplicado naquela atividade, para ver o que compensa mais.
...