COMO IMPLEMENTAR A CONTABILIDADE NUMA EMPRESA
Por: Érick De Luka • 26/4/2022 • Trabalho acadêmico • 1.821 Palavras (8 Páginas) • 91 Visualizações
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
Érick de Luka Souza Lima
Guilherme de Aguiar Sousa
Maria Gabriela Baldassarra A. Nunes
Vitor Ventura Capossi
Yuri Moriyama Santos
SHARK TANK –COMO IMPLEMENTAR A CONTABILIDADE NUMA EMPRESA QUE AINDA NÃO ESTÁ APLICANDO A TECNOLOGIA.
São Paulo
2022
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
ERICK DE LUKA SOUZA LIMA – RA: 2459285
GUILHERME DE AGUIAR SOUSA – RA: 2139232
MARIA GABRIELA B. A. NUNES – RA:2894507
VITOR VENTURA CAPOSSI – RA: 2134130
YURI MORIYAMA SANTOS – RA: 2048298
SHARK TANK –COMO IMPLEMENTAR A CONTABILIDADE NUMA EMPRESA QUE AINDA NÃO ESTÁ APLICANDO A TECNOLOGIA.
Trabalho desenvolvido como exigência parcial para a disciplina de Introdução a Contabilidade, do curso de Administração do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, sob a orientação da Prof.ª Rodrigo Januário.
São Paulo
2022
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1. DOCE VIDA 4
2. CONTABILIDADE 5
3. IMPLEMENTAÇÃO DA CONTABILIDADE 6
3.1 OPERAÇÕES 6
3.2 RAZONETES 7
3.3 BALANCETE 10
3.4 DRE 11
3.5 BALANÇO PATRIMONIAL 11
3.6 PLANO DE CONTAS 12
CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA 15
INTRODUÇÃO
- DOCE VIDA
Em 18 de janeiro de 2021 no interior do Espírito Santo, mais especificamente no município de Lúna que conta com um pouco mais de trinta mil habitantes, o casal Francisco Santos Monteiro e Maria Martins da Luz fundaram uma doceria que foi carinhosamente apelidada de “Doce Vida”.
Entretanto, não foi tão simples assim tirar esse projeto do papel. A principal dificuldade do casal foi a alta dos preços de praticamente todas as mercadorias por conta da alta da inflação. Isso acabou ocorrendo principalmente por conta do surto do vírus da Covid-19 que acabou impactando de forma significativa o mundo inteiro.
Francisco e Maria já atuavam como vendedores ambulantes no centro da pequena cidade, o que de certa forma auxiliou bastante no começo do novo negócio, pois, o casal já contava com a confiança e fidelidade de muitos clientes. O diferencial que fez com que ambos sempre conseguissem muitos clientes foram a alta qualidade dos produtos e atendimento de excelência.
Um pouco antes de terem a ideia de fundar a doceria, o casal começou a perceber que o lucro gerado pelas vendas no centro da cidade já não estava sendo o bastante para manter as despesas da casa. Por sua vez, os dois sempre tiveram em mente que gostariam de fundar algum negócio que tivesse um ambiente físico de forma fixa para realizar as vendas, diferentemente de como eram realizadas no centro da cidade.
Através dessa percepção que o casal decidiu utilizar a única reserva de emergência que ambos tinham para dar início ao projeto. Francisco conseguiu localizar um estúdio que ficava próximo aos principais pontos de vendas que o casal frequentava na época de ambulantes, o que acabou ajudando muito, pois, a clientela já estava habituada a frequentar aquela região.
Por sua vez, Maria conhecia um fornecedor de doces que ficava localizada na cidade ao lado de Lúna. Como se tratava de apenas quarenta e cinco minutos de ônibus entre a cidade de Lúna e a cidade vizinha, o casal foi com o seu fusca amarelo buscar todas as mercadorias que durariam cerca de um mês de acordo com a previsão de vendas.
Voltando ao dia 18 de janeiro de 2021, foi inaugurada a doceria com balões na porta e pipoca como brinde para quem adquirisse mais de três doces. O casal não esperava tanto sucesso e reconhecimento que tiveram neste primeiro dia de vendas, onde os clientes consumiram cerca de 10% do estoque que o casal havia planejado para o mês inteiro.
Após mais de dez dias depois da inauguração da doceria, o estoque já havia sido zerado, o que de certa forma não esperado pelo casal. E lá se vai novamente Francisco e Maria a caminho da cidade vizinha com o objetivo de repor o estoque da doceria, porém, visando uma maior quantidade de suprimentos tendo em vista o alto sucesso que vinha fazendo o novo negócio.
Mesmo com todo o lucro que a doceria vinha tendo, o casal sabia que o negócio ainda não tinha tingido o seu auge, principalmente por conta das medidas de restrições que o governo vinha impondo na cidade de Lúna.
Entretanto, após muitos meses, em dezembro de 2021 depois da chegada das vacinas as vendas da doceria praticamente dobraram por conta da liberação de 100% da capacidade de clientes dentro da loja.
Após esse impacto positivo que vinham ocorrendo na doceria, o maior problema que o casal vinha tendo após a fundação do novo negócio se intensificou. A dificuldade de ambos em gerir a contabilidade da empresa vinha crescendo dia após dia, muito por conta do alto dinheiro que vinha girando entre entradas e saídas a qual o casal não estava preparado para lidar.
Após muitas conversas e planos desenvolvidos, em janeiro de 2022 Maria e Francisco decidiram contratar o contador Maurício que é profissional na área da contabilidade a um pouco mais de sete anos. Por sua vez, Maurício irá tomar conta da contabilidade da empresa controlando todas as entradas e saídas de caixa visando uma melhora significativa em todos os seguimentos possíveis.
- CONTABILIDADE
A definição de contabilidade, segundo o Congresso Brasileiro de Contabilidade, é a ciência que estuda e prática as funções de orientação, controle e registro relativo aos atos e fatos da administração econômica.
...