Artigo sobre Ética
Por: Fernanda Caroline • 8/11/2016 • Artigo • 5.770 Palavras (24 Páginas) • 960 Visualizações
A ÉTICA E SUA INFLUÊNCIA NAS ORGANIZAÇÕES
Fernanda Caroline Siqueira Ferreira de Sousa – B71474-3
Natalia Cerqueira de Lima – B7605H-2
Natanna Dias Pedrozo – B9570A-7
Thalita Correa Campos Albieri – T19822-4
Orientadora Tatiana Martins Alméri
Resumo - O objetivo deste artigo é apresentar e discutir a ética em todos seus aspectos, justificando como será aplicada no cotidiano, com foco no conceito de ética empresarial. Embora a ética seja presente no dia a dia, muitas pessoas ainda não têm o conceito real, havendo incompatibilidade entre eles. Após um pequeno resumo de como surgiu o conceito sobre ética e seus avanços, o texto apresenta as características reais da ética abordados na política, mídia, bioética e, por fim, o foco na empresarial. A ética empresarial parte de princípios bastante diferentes as outras citadas, porém todas elas se reforçam, obtendo a mesma ideologia, mas em ambientes diferentes, sendo do interesse de todos.
Palavras-chave: Ética, Ética Empresarial, Influências Éticas, Tipos de Ética.
Introdução
A ética no processo de formação dos indivíduos tem sido objeto de discussão de muitos filósofos, educadores e teóricos de diversas áreas. Existem diversos ramos, dentre eles o profissional, sendo tema de diversos assuntos relacionados a qualificação dos indivíduos. A proposta deste trabalho é entender o que é a ética, seus ramos e por fim sua finalidade empresarial, no que pode influenciar e sua repercussão na sociedade.
A ética no dia a dia é de grande importância, pois mostra qual comportamento correto perante a sociedade. As informações contidas neste material são baseadas em autores da época antiga, que mostram que a ética já vem desde os séculos passados, se mantendo flexível, porém com suas raízes aprimoradas no século XXI. Este estudo propõe colaborar com as pessoas que precisam de uma base do que é ética e de como ela funciona no trabalho, o que hoje em dia em muitas organizações deixam de lado, vendo que apenas quem está no alto poder manda, ou quem tem mais contatos se sobressai, deixando pessoas com alto potencial de lado, assumindo o compromisso de promover a formação ética dos indivíduos, na perspectiva de que saibam seguir a ética e ver quando não é colocada em pratica. Em função disto a relação ética com o trabalho merece uma atenção especial, pois se está feliz como profissional e em uma empresa que trabalha corretamente, logo seus objetivos serão atingidos, o que faz com que todas as partes saiam satisfeitas.
Visando o alcance do objetivo do artigo, a revisão está estruturada em 3 capítulos: o primeiro aborda o que é ética, quando foi criada, onde é usada e quais as bases, o segundo fala sobre alguns tipos de ética usados no dia a dia dos indivíduos, destacando a ética na política, na mídia, a bioética e a ética empresarial. Por fim, o ultimo foca em ética no trabalho e suas virtudes, com relação a trabalho e individuo.
Revisão Literária
1. ÉTICA
Nas relações do dia a dia surgem problemas como, por exemplo, cumprir a promessa que foi feita a um amigo mesmo com prejuízos causados a própria pessoa, se alguma pessoa se aproxima a noite de maneira suspeita querendo agredir outra, então o qual reação tomar para não causar danos a ela mesma? Os nazistas da Segunda Guerra Mundial devem ser condenados por terem executado os soldados? Deve sempre se dizer a verdade ou mentir? Pode-se considerar uma pessoa que mostra solidariedade a um mendigo que bate a sua porta, como uma pessoa boa? Um chefe que explora seus operários impiedosamente pode ser chamado de bom chefe? Se uma pessoa faz o bem e as conseqüências são prejudiciais aqueles que pretendia favorecer, deve-se julgar de como ético? Em todos os casos citados a cima, são problemas práticos que apresentam relações reais entre pessoas ou quando se julgam certas decisões e ações do mesmo. Trata-se de problemas que tem como solução não só a pessoa que os propõe, mais também a outros envolvidos que terão as conseqüências de sua decisão e ação. (VAZQUEZ, 1995)
As conseqüências podem afetar somente uma pessoa, porém em outros casos, as ações atingem vários indivíduos ou grupos sociais. No caso dos exemplos citados acima, as pessoas se deparam com a necessidade de pautar seu comportamento em normas que se julgam apropriadas ou dignas de serem cumpridas, como forma de aceitação da maior parte. Essas normas são reconhecidas como obrigatórias e de acordo com elas os indivíduos devem compreender que tem o dever de agir conforme a maneira que descreve. Diante os fatos de hoje dizemos que o homem age moralmente e eticamente, neste comportamento se evidenciam vários traços característicos que o diferenciam das outras formas de conduta humana. Desta forma temos um lado julgado como formas de comportamento dos homens em face de determinados problemas chamados de morais e do outro os juízos que aprovam e desaprovam moralmente e eticamente os mesmos atos, porém por sua vez tanto um quanto outro, seguem certas normas que aprontam o que se deve fazer. O comportamento humano ético, ainda que variando de uma época e de uma sociedade para outra, se adapta mantendo suas origens. (SIGNIFICADOS ÉTICA, 2014).
Ética vem do grego ethos, que significa “modo de ser” ou “caráter”, princípios universais, em que acreditamos nas ações e não mudamos independente da nossa localidade. Ética são os conhecimentos extraídos pelo estudo do comportamento humano, ao aprofundar sobre a moral de forma racional, fundamentada, cientifica e teórica. Se for estudado num sentido menos filosófico, e sim por um sentido mais pratico, pode se compreender com conceito e acontecimentos no dia-a-dia, quando fala do comportamento de alguns profissionais, como médico, empresário, e até mesmo um político. É mostrado sempre o termo: ética médica, ética empresarial e ética pública.
A Ética seria uma reflexão da influência que a moral estabelece sobre nosso pensamento, em que se aceitamos determinado assunto de forma integral ou não aos valores normativos, e até que ponto dá realmente o efetivo valor a tais assuntos. “Ciência do que o homem dever ser em função daquilo que ele é” (cf.Sertillanges, 1916:35). Diria então que para ter ética primeiramente a pessoa tem que agir como ser humano normal, assim será definido seu comportamento. Partindo destas premissas, qualquer situação deverá ter como objetivo a realização fundamental, portanto, um administrador para ter uma realização como bom profissional, primeiramente deverá realizar-se como pessoa, para assim ter seus objetivos alcançados.
...