As Escolas da Administração
Por: thadriine • 30/9/2020 • Trabalho acadêmico • 554 Palavras (3 Páginas) • 90 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
THADRINE ROCHA FERREIRA – RA 8089256
ESCOLAS DA ADMINISTRAÇÃO
Macaé/RJ
Setembro/2019
Escola Cientifica
No inicio do século 20 surgia um movimento, cujo o principal pensador Fedreric Winslow Taylor busca a eficiência do trabalhador, provar que a administração é uma ciência, demonstrando que os fundamentos da administração científica pode ser usada em todas as atividades humanas, tivemos também Henry Lawrence Gantt e Harrington Emerson como grandes pensadores. O objetivo era diminuir o desperdício do esforço humano, adaptar os operários a sua própria tarefa, treinar os mesmo e especializa-los nas atividades. E apesar do movimento ser criticador por não considerar o lado social e humano do trabalhador, que é visto apenas como engrenagem do sistema, passivo e desencorajado a tomar iniciativas, vimos a vantagem em tornar racional a seleção e treinamento do pessoal, melhorar a eficácia do funcionário e o rendimento da produção, eliminar movimentos inúteis substituindo-os por movimentos mais eficazes, distribuiu uniformemente o trabalho para não haver falta ou excesso dele, além de salários mais altos e prêmios por aumento de produção.
Escola Clássica
Definindo as funções administrativas, Henri Fayol as listou como planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. Ele considerado pioneiro da Teoria Classica, junto com os principais pensadores Luther Gulick, Henry Ford, James David Mooney, Lyndall Fownes Urwick. Segundo Maximiano (2000) Considerando a empresa como uma entidade abstrata regulada por regras e autoridade sua existência valia de acordo com que se atendia ao objetivo de fornecer valores em forma de bens ou serviços. Alguns criticaram por ter base apenas em questões logicas, rígidas e abstratas, não levando em consideração o valor humano, social e psicológico. Além de ser extremamente racional e superficial com uma abordagem incompleta e fechada. Mesmo assim, foi uma escola que fundamentou o pensamento em volta das organizações, com ênfase na estrutural organizacional, economia e busca pela máxima eficiência.
Escola das Relações Humanas
Precisando derrubar as condições insalubres, perigosas e desmotivantes, era preciso uma nova abordagem que respeitasse a participação humana nas empresas. Assim, Norman Maier, Robert Tannenbaum, Fritz J. Roethlisberger, George Elton Mayo, Kurt Lewin, Ronald Lippit e Ralph White foram os principais pensadores da Escola das Relações Humanas, que se desenvolveu com o entendimento do homem social, e regimento de grupos por meio de comunicação. Com experiências aprenderam que com uma supervisão calma e amiga aumenta significativamente a produção, que naturalmente os indivíduos formam grupos o social pesa mais do que o individual, quanto mais integrado maior a produção. Como foi uma proposta oposicional as escolas anteriores, foi limitada e distorcida, e ainda desacreditada pela parcial em teses e restrita a parte experimental.
Escola Neoclássica
Com características que são ênfase na pratica da administração, reafirmação relativa dos postulados clássicos, ênfase nos princípios gerais da administração e ênfase nos objetivos e nos resultados, com os pensadores Enerst Dale, Peter Drucer, Cyril O’Donnell, Louis Allen, William Newman, Harold Koontz, Michael Jucius e George Terry. Ficou conhecida pelo ecletismo aproveitando todas as contribuições disponíveis, mas cortando os excessos. Os neoclássicos focaram nos fatores da descentralização e a centralização e no que poderiam trazer de vantagem, além de ressaltar as funções do administrador sendo planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. Por não ser tão flexível, sofreu criticas, os setores mudam em constante para melhor se adaptar .
...