As Habilidades Interpessoais
Por: Ednêi Lima • 3/6/2022 • Trabalho acadêmico • 338 Palavras (2 Páginas) • 124 Visualizações
Muitos fatores nos levam a refletir a importância do bom censo e uso correto de habilidades interpessoais. Seja o uso de relacionamento para conseguir vantagens no trabalho ou na vida pessoal. Um reflexo do mau uso destas competências é o atual cenário político frente a tantas denúncias ao longo da operação lava-jato. O que nos leva a refletir, nossos líderes representam a soma dos muitos comportamentos que apresentamos enquanto sociedade, fácil de perceber nos outros, e muitas vezes difícil de enxergar em nós mesmos.
Um dos requisitos para um bom relacionamento interpessoal é a assertividade, habilidade de expressar uma situação ou ponto de vista de modo claro, e respeitoso. Enquanto trabalhava na copa das confederações fiquei responsável de levar alguns executivos da FIFA para fazer vistorias nos Hotéis utilizados pelas delegações, contudo, precisaria no percurso de volta trocar de função com um colega de trabalho. Expliquei aos executivos que por conta do engarrafamento, e utilizando a rota designada teríamos de voltar com 1 hora de antecedência. A troca de função não ocorreu, outra rota foi designada nos dando 30 minutos de sobra, mas não consegui comunicar de maneira eficaz aos executivos que haveria tempo para vistoriar o ultimo hotel do percurso, de modo que optaram, para não chegarem atrasados em seus próximos compromissos, por voltar no outro dia de madrugada apenas para vistoriar este hotel. Não consegui ser assertivo, pois a vistoria levaria apenas 15 minutos, e sobrou 1 hora do tempo ao encerrarmos o percurso, atrasando a agenda deles e causando transtornos.
Outra situação, foi durante o trabalho em um banco X. Precisava junto com um colega atingir metas semanais de abertura de contas, e acabamos por aceitar falsificar documentos que atestavam matrícula em uma universidade y, requisito para a abertura da conta, para obter o resultado. Foi antiético, agimos de maneira desonesta ao consentir com tal prática, concedendo benefícios indevidos a clientes, e fazendo mau uso dos recursos do banco.
...