As Limitações a Racionalidade
Por: gabifabri • 27/11/2019 • Trabalho acadêmico • 276 Palavras (2 Páginas) • 188 Visualizações
Limitações à racionalidade
Os administradores na prática tomam decisões se desviando do padrão lógico, esses desvios são explicados pelo Herbert Simpson, chamado de teoria da racionalidade limitada, ou seja, a tomada de decisão evolve a complexidade da situação, restrições de tempo e de recursos. Essa teoria afirma que os administradores tomam decisões mais racionais que podem dentro das restrições que eles têm, o que na prática não inclui todas as complexidades, pois o tempo e custo necessários para coletar todas as informações para se tomar decisões não compensam.
Para se encontrar soluções suficientemente boas para os problemas que estão enfrentando, o agente procura estabelecer determinadas regras heurísticas, com o intuito de amenizar os efeitos da incerteza. Isto é feito através da capacidade da mente de adaptar o comportamento presente ao comportamento passado, resgatando heurísticas utilizadas no passado para resolver problemas atuais ou mesmo criando novas regras de comportamento a partir de padrões de solução de problemas já conhecidos e utilizados. A seleção é guiada por experiências empíricas, obtido por esforço individual (esforço de tentativa e erro), convívio social e habilidades que evoluem naturalmente nos indivíduos (aprendizado evolucionário).
Sendo a Heurística divida em duas, a heurística de disponibilidade e heurística da representatividade, sendo que a primeira pode ser explicada por um fenómeno (que pode resultar num viés cognitivo) no qual as pessoas predizem a frequência de um evento, ou a proporção de uma população, baseando-se no quão fácil se conseguem lembrar de um exemplo; Já a segunda é explicada através de um fenômeno, em que o administrador levam em conta os julgamentos em estereótipos previamente formados. Avaliando a probabilidade por um evento ou acontecimento em qual estão familiarizados.
...