As Técnicas de Informática
Por: AmandaPinheiro03 • 13/4/2023 • Dissertação • 860 Palavras (4 Páginas) • 99 Visualizações
Técnicas de Informática
As Técnicas de Informática são os recursos de tecnologia, que usados em conjunto transformam dados em informação e através delas, geram conhecimento de valor para que todos a utilizem.
Hardware é um dos principais elementos quando falamos da área de TI e também é o que exige maior investimento; se refere a parte física dos computadores e se baseia no sistema operacional básico. Esse sistema operacional básico é composto por unidade central de processamento, memórias, dispositivos de entrada e saída e barramento. A maior parte desse componentes está instalada na placa mãe, levando-se em conta um computador comum. O processador ou unidade central de processamento, conhecida como CPU, que é o coração do sistema e suas funções básicas são executar programas através das buscas de uma instrução na memória, interpretação da instrução, busca, escrita e processamento de dados. A CPU é composta por três elementos: unidade lógica que é a responsável por realizar cálculos e comparação de valores; a unidade de controle que é a responsável por pela busca das informações na memória principal e registradores que estruturam uma memória de alta velocidade interna que é utilizada para armazenar resultados temporários e os fluxos de informações. A memória interna ela armazena programas e dados e duas se suas características são fundamentais; tempo de acesso e capacidade de armazenamento. Outro elemento importante é o barramento, que nada mais é o conjunto de linhas de comunicação que permite a interligação entre os dispositivos, como a CPU e a memória. Os dispositivos de entrada e saída são um conjunto de aparelhos usados pela unidade de sistema de processamento de informação, para que se possam comunicar uns com os outros, como por exemplo teclado, mouse, microfone, projetor e etc (os conjuntos mencionados são baseados em unidades De Input – CONCEITOS – WINKIPÉDIA)
Software é o sistema operacional que engloba todas os programas, que coordena atividades as atividades computacionais. É dividido em dois tipos Software de Sistema e Software de Aplicação, o de sistema comanda e o de aplicação serve ao usuário. O sistema operacional já vem instalado de fábrica é o primeiro que faz o computador funcionar e os dos mais conhecidos e o Windows, que teve a sua primeira versão em 1985 (versão 1.0 – CANALTECH) e passou por diversas evoluções e segue sendo um dos mais utilizados nos computadores. Já nos smartphones, os dois mais conhecidos são IOS (Apple) e ANDROID (Google). Sistemas esses que por sua vez oferecem diversas ferramentas. Os de sistema auxiliam na execução das tarefas do usuário, são voltados para finalidades específicas; já os de sistema são os que os utilizam os sistemas do hardware e para interagir com os de aplicação e assim realizar suas tarefas. São divididos em Software Vertical e Software Horizontal. Os verticais são os que executam tarefas comuns a um determinado ramo de negócio e o horizontal são dedicados a todos os ramos de negócios. Há também outros tipos de software de aplicação que são os chamados CRM (termo em inglês Customer Relationship Management e em português Gestão de Relacionamento com o Cliente) que consiste em uma solução que permite reunir em um único lugar todos os dados do cliente, interações realizadas com sua empresa , entre outras informações, facilitando o acesso, analise e gerenciamento dos dados. Podemos citar também o sistema de ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) que é um sistema de informação, que interliga todos os dados e processos da organização em um único sistema. Essa plataforma foi desenvolvida para interligar diversos setores, para armazenamento e transmissão de informações precisas e segura. ( WINKIPEDIA - Software – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org / Sistema integrado de gestão empresarial – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)) / O que é CRM? Como funciona e quais as vantagens? (zendesk.com.br))
...