TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As fragilidades e fortalezas dos dados disponibilizados pela RAIS e CAGED

Por:   •  29/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]                    [pic 2]

  1.        

Curso:

Gestão Pública Municipal

Pólo/Turma

Pólo Ubá Turma B

Tutor (a):

David Mendes 

Aluno (a):

Valéria Cristina Nunes Campos

As fragilidades e fortalezas dos dados disponibilizados pela RAIS e CAGED

        A RAIS é um retrato parcial do mercado de trabalho brasileiro, não representativo nos termos globais, regionais e setoriais. A RAIS exclui do seu universo os trabalhadores autônomos, empresários sem vinculo empregatício formal com sua organização e a mão de obra sem registro em carteira. Está fora do levantamento da RAIS grande parcela do mercado de trabalho brasileiro. Mesmo assim as informações da RAIS podem  ser de grande utilidade para o planejamento público, em especial para planejamento municipal. Já o sistema CAGED foi criado com o objetivo mais específico de acompanhar e fiscalizar o processo de admissão e dispensa dos trabalhadores. Pela lei que o institui, as empresas com empregados celetistas são obrigadas a declarar mensalmente a movimentação de seus empregados, informando acerca de suas  características básicas e ocupacionais. Pelas mesmas razões apontadas para a RAIS, o CAGED também não pode ser usado como uma fonte de dados representativos da totalidade do mercado de trabalho. Contudo, ainda que com cobertura  parcial, a fonte pode ser usada  para cômputo de indicadores conjunturais do mercado de trabalho, como taxa de flutuação do emprego, taxa de rotatividade de mão de obra etc.

Em primeiro lugar, na RAIS e na CAGED, a informação é prestada pela empresa, onde certamente o Departamento de Pessoal, isso quando não o próprio empregador, declara a cor ou raça de seus empregados. Esta dimensão deve certamente ser tomada em consideração quando são analisadas as características do mercado de trabalho formal e os resultados são comparados com os levantados pelas pesquisas do IBGE.

Existem algumas diferenças entre a RAIS e CAGED:

RAIS

CAGED

Levantamento feito anual

Levantamento mensal

Vinculo celetistas, estatutários

Temporários, apenas os celetistas

Abrangência base em 31/12

Admitidos e desligados mês a mês

Podemos ver que as fortalezas da RAIS e do CAGED, estão na fiducidade das informações colhidas, e seus pontos de fragilidade, na ausência de pesquisas consistentes do mercado informal no país que é gigantesco.

Podemos verificar um progressivo crescimento do número de bases de informações estatísticas de natureza oficial sobre a população brasileira desagregada pelos grupos de cor ou raça. Estas informações vêm cobrindo um largo conjunto da vida social abrangendo dados sobre o mercado de trabalho, acesso ao sistema de ensino e de saúde, estatísticas vitais de nascimentos e mortalidade, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (505.5 Kb)   docx (108.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com