As organizações vistas como organismos
Por: Karoline Gouvêa • 13/3/2017 • Resenha • 448 Palavras (2 Páginas) • 691 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Capitulo 3 – As organizações vistas como organismos (MORGAN, G. Imagens da Organização. 2ª Edição. São Paulo: Editora Atlas, 2006.)
Resumo
A certeza de que os trabalhadores possuem melhor rendimento quando motivados por recompensas trouxe uma nova visão a administração. Antes, o que era apenas técnico, começou a ter um estudo aprofundado no lado biológico muito mais forte do que era. Estudos eram basicamente visados em investigas a relação entre as condições de trabalho e a incidência de fadiga e tedio entre os empregados. O aprofundamento trouxe estudos relacionados a outros aspectos da situação de trabalho.
Agora, é possível identificar a importância das necessidades sociais no ambiente de trabalho. Visto que uma ‘organização informal’, pode existir tal como a organização formal, os estudos foram capazes de mostrar que a natureza do ser humano influencia no trabalho quanto um plano de trabalho, sendo assim, o lado humano necessita de atenção.
A partir disso, a ideia foi fazer com que os empregados se sentissem mais uteis e importantes. Atraves de trabalhos significativos, autonomia, responsabilidade e reconhecimento. O enfoque nas pessoas e na tecnologia traz a visão de que as organizações podem ser mais bem compreendidas como ‘sistemas sociotécnicos’. A escolha por um sistema técnico tem consequências humanas e vice-versa.
Com o reconhecimento de que indivíduos, grupos e organizações tem necessidades que precisam ser atendidas, a atenção volta-se para o fato da dependência de um ambiente mais amplo para vários tipos de sustentação. A abordagem dos sistemas abertos, trata que as organizações, assim como os organismos, são ‘abertas’ para seu ambiente e precisam atingir uma relação apropriada com esse ambiente para sobreviver. A influencia dos princípios dos sistemas abertos mudou a maneira de entender a organização em muitos aspectos.
Avaliação final
Considerando que antes a importância dada aos ser humano era mínima, os estudos que vimos no capitulo ajudaram muito a chegar no que se vê hoje na administração. A compreensão das necessidades das pessoas, não única e exclusivamente técnicas, mas com seu lado biologico permitiram melhorias que explicam muito o cenário atual.
Nome do resenhista:
Assinatura:
Data:
...