As relações com as grandes empresas e o estado
Por: dcsmpina • 23/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.431 Palavras (6 Páginas) • 305 Visualizações
ATPS CERTA
ETAPA 1
Passo 1
As relações com as grandes empresas e o estado
As micro e pequenas empresas enfrentam grandes desafios com relação à sobrevivência, devido à enorme concorrência e à conjuntura econômica, por isso torna-se indispensável uma gestão eficiente de seus custos e conhecimento dos gestores.
A importância deste segmento para a economia, que tem sido mostrado através de absorção da mão-de-obra; Desenvolvimento de profissionais em atividades diferentes; Investimento de capital; Complementação para as grandes empresas, onde o nicho de mercado não é atraente para os grandes empreendimentos; Ambiente de trabalho potencialmente mais produtivo e agradável, pois os contatos com níveis superiores são mais diretos e freqüentes; Participação no PIB – Produto Interno Bruto; Participação na massa salarial; Diversificação das exportações; Equalização do fluxo migratório em direção aos superpopulosos centros urbanos; A grande quantidade de empresas que totalizam o segmento.
As MPEs alcançam a cada ano uma maior participação na economia se destacando como grandes geradores de emprego e renda, porém, há uma situação que compromete um crescimento ainda maior do número de empresas, que são os altos índices de mortalidade precoce criado pelos seguintes fatores:
- Inexperiência ou Incompetência do empreendedor;
- Misturar as finanças da empresa com as finanças pessoais;
- Fatores econômicos e lucros insuficientes;
- Juros elevados;
- Dificuldade na obtenção de crédito;
- Falta de capital de giro e vendas insuficientes;
- Dificuldades de estoques e despesas excessivas;
- Poder de barganha dos fornecedores.
É de suma importância o empresário ter espírito empreendedor e de fazer um bom planejamento antes de abrir um negócio, sobretudo pela necessidade de avaliação dos riscos. Para isso é necessário elaborar um plano de negócios planejando todos os aspectos de forma realista, buscar conhecimento sobre o mercado onde se pretende atuar e também avaliar os investimentos.
A centralidade do modelo
O micro e pequeno empreendedorismo impacta diretamente o desenvolvimento econômico no Brasil.
Fundamentos do Microempreendedorismo
Dinheiro
O empreendedor, antes de iniciar qualquer negócio precisa avaliar o tipo de organização e o quanto vai investir na mesma a fim de injetar a quantia certa de dinheiro para o início da jornada.
Esta percepção determinará o tamanho da organização, a capacidade financeira a medida de capitais próprios e do volume de recursos de terceiros possíveis de captação. Inicialmente, alguns empreendimentos não necessitam de muito capital inicial. O negocio poderá der iniciado com recursos e existentes e após começará a busca por financiadores, captação de dinheiro e contratação de empréstimos para apoiar os empreendedores.
A contabilidade microempresarial
A contabilidade financeira é importante para que sejam fornecidas informações aos proprietários e credores sobre a situação atual e passada que são importantes para tomadas decisões, sendo também a causa do fracasso das empresas.
O balanço patrimonial é responsável por informar a posição financeira e patrimonial da empresa. Tem por finalidade apresentar os bens, direitos, obrigações e o capital.
Sendo,
Ativo: Conjunto de bens e direitos da empresa onde é alinhado os registros da aplicação de recursos.
Passivo: Saldo das obrigações devidas.
Patrimônio Líquido: compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.
O valor do patrimônio Líquido é igual ao valor do ativo – o valor do passivo (A-P=PL).
Como dito anteriormente, o dinheiro dos sócios não pode ser confundido com o dinheiro da empresa. Esta mistura é extremamente negativa para a empresa.
Tecnologia
As microempresas modernas precisam estar atentas as novas tecnologias e modelos de gestão a fim de ter vantagem competitiva. A tecnologia permite as pessoas fazerem coisas em tempo hábil e de forma produtivos sendo necessários conhecimentos técnico e operacional antes da abertura de um negócio.
O processamento eletrônico e a capacitação dos seus recursos humanos são importantes para uma posição vantajosa diante da concorrência.
Além disso, a sociedade está atentada aos novos serviços tecnológicos o que impõem as empresas a se manterem atualizadas. A tecnologia aproxima as pessoas da empresa e se usada de forma consciente contribui para uma boa relação comercial entre as organizações.
Atualmente uma empresa não consegue sobreviver ao mercado concorrente, sem tecnologia suficiente para inovar os seus serviços prestados e produtos oferecidos. A tecnologia faz parte da evolução das empresas o que resulta em um profundo impacto no processo produtivo, atingindo tanto os níveis econômicos e sociais, como o continuo processo de evolução e inovação tecnológica do século que vivemos, ressaltando que sem tecnologia a empresa se torna decadente e recíproca.
O sucesso da empresa dependem dos níveis de qualidade que as mesmas procuram estabelecer como forma de aperfeiçoar e inovar sua tecnologia nos serviços e produtos. Utilizar a tecnologia de forma que ajude a empresa manter seus níveis de qualidade superior, leva credibilidade e valorização nos seus serviços e produtos oferecidos.
O crescimento de qualquer empresa configura atualmente no processo de informação e tecnologia que a submerge. Ter tecnologia não e suficiente, mas desenvolver e gerenciar informações que possam contribuir nesta inovação, e o que faz a diferença.
Relações
As empresas aspiram crescer e conquistar mercados ou, no mínimo, manter os índices que já possuem e garantir sua sobrevivência. Estabelecer uma boa comunicação interpessoal do empreendedor é importante para atrair o apoio de autoridades, a facilidade de acessar os meios empresariais, públicos e a capacidade de identificar talentos. Esta série de elementos é importante para a maioria dos negócios além de ter uma boa estratégia para conquistar bons parceiros em torno da empresa.
Quais os riscos dos pequenos negócios?
...