Ascensão e Queda do Planejamento Estratégico
Por: Caroline Vergara • 20/8/2016 • Trabalho acadêmico • 649 Palavras (3 Páginas) • 575 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Estratégia Organizacional
Professora Etiene Marroni
Resenha do 1º Capítulo do livro:
Ascensão e Queda do Planejamento Estratégico
Caroline Vergara Rodrigues
Pelotas, 18 de Maio de 2016.
O que é planejamento?
O primeiro capítulo do livro Ascensão e Queda do Planejamento Estratégico fala sobre a relação entre planejamento e estratégia. O planejamento em si é difícil de ser explicado, pois consiste em tantas direções que acaba sendo confuso definir qual o verdadeiro sentido de planejamento. Portanto, falta uma posição clara de onde o planejamento deve ser inserido na organização ou somente um reconhecimento do lugar que este já ocupa.
Algumas pessoas consideram que planejar é pensar no futuro da organização, porém, planejar faz parte de qualquer atividade dentro da empresa e sendo assim, é fundamental que exista. Só existe falta de planejamento quando as pessoas não possuem objetivos e metas.
Para outras pessoas planejar é comandar o futuro, ou seja, além de pensar no futuro, agir sobre ele. Mas sendo assim, seria uma forma de administração e não um significado completo da palavra planejamento.
Outra forma de definir planejamento é dizer que significa tomada de decisão, ou seja, uma análise das alternativas e decisão entre estas. Mas analisando as três afirmativas sobre planejamento, vemos que todas são basicamente administração, atividades que os administradores das empresas desempenham.
Uma outra definição trazida pelo autor é a de que planejamento significa tomada de decisão integrada. Sendo assim, a empresa preocupa-se em combinar as atividades em um todo integrado. Uma definição diferente é a de que planejamento é um procedimento formal para produzir um resultado articulado, na forma de um sistema integrado de decisões.
Em suma, planejamento pode ser tido como uma abordagem proposta para a formulação de estratégias entre as várias possíveis.
Por que planejar?
As organizações devem planejar para coordenar suas atividades, ou seja, deve-se utilizar planos de como as políticas e ações serão coordenadas e dirigidas às metas da organização. As empresas também devem planejar para assegurar que o futuro seja levado em consideração. Isto significa que devemos nos preparar para o inevitável, antecipar o indesejável e controlar o controlável.
Outra razão de existir o planejamento é que se deve planejar para ser “racional”, ou seja, o planejamento é uma forma superior de administração, a tomada de decisão formalizada é melhor que a não-formalizada. As organizações também devem planejar para controlar, o que significa obter domínio e dominar o futuro.
O argumento de Jelinek para planejamento
Para Jelinek, citado no livro como um estudioso e autor de livros, a administração da estratégia pode ser separada da gerência das operações e o processo de elaboração das estratégias pode ser programado pelo uso de sistemas formais. Devido os seus poderes de formalização, o planejamento se torna o meio de criar e operacionalizar a estratégia. Em suma, o planejamento é a elaboração da estratégia.
...