Atividade Avaliativa 3 - Metodologia
Por: Raquel Costa • 12/9/2017 • Trabalho acadêmico • 699 Palavras (3 Páginas) • 1.119 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE[pic 1]
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – ICHS
BACHARELADO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Nome: Raquel da Costa de Jesus
Matrícula: 17213110219
Polo: Nova Iguaçu
Atividade Avaliativa 3
QUESTÃO
Por favor, vá ao banco de dados Scielo em: www.scielo.br. Em seguida, use o site pesquisando periódicos científicos sobre Administração Pública. Você viu quanto material científico disponível pode ser utilizado?
Para utilizá-lo é preciso, primeiro entender de fato o que é plágio. Considerando a cartilha de plágio da UFF (complementos) como referência, explique as diferentes modalidades de plágio, inclusive o 'plágio mesmo citando'. Em seguida, explique o que é uma citação direta e o que é uma citação indireta.
RESPOSTA
Conforme visto na cartilha de plágio, existem quatro tipos de plágio: o plágio integral, o plágio parcial, o plágio conceitual e o plágio que ocorre mesmo havendo citação no texto.
O plágio integral é o mais fácil de se identificar pois ele ocorre quando um trabalho do plagiador é feito copiando literalmente o trabalho de outro, sem haver citação sobre quem realizou o trabalho ou de onde o trabalho foi retirado.
O plágio parcial é um pouco mais difícil de identificar visto que se trata de o plagiador usar-se de uma coletânea de expressões, frases e/ou parágrafos de diversos autores para montar o seu texto, sem mencionar de onde os trechos foram extraídos.
O plágio conceitual é uma das formas de plágio mais difíceis de se pontuar, pois trata-se de pegar as ideias essenciais expressas pelo autor e usá-las em seu trabalho, porém utilizando suas próprias palavras, sem haver no trabalho a citação de onde a ideia primária foi retirada.
Já o plágio que ocorre mesmo havendo citação ocorre quando o plagiador tenta se isentar do crime de plágio ao citar as fontes usadas para o seu trabalho, porém ele usa de forma constante parágrafos de outros autores, mudando apenas algumas palavras espaçadamente, ao invés de criar o seu próprio texto apenas levando em consideração os textos de outros autores, expressando sua concordância ou não sobre o assunto abordado.
Citação direta ocorre quando o autor do texto se usa de um trecho do trabalho de um outro autor, usando o texto original, idêntico ao postado pelo autor, sem alterações. Nesse tipo de citação, se o trecho tiver até 3 linhas, ele deve ficar entre aspas. Pode referencia-se o texto de duas formas: no final do parágrafo com os sobrenomes dos autores em letras maiúsculas, ano da obra e a página de onde o trecho já foi retirado em parênteses; ou pode-se referenciar antes de se colocar o trecho, citar o autor e colocar entre parênteses o ano da obra e a página de onde o trecho foi tirado. Em trechos longos, com mais de três linhas, deve-se deixar em evidência o trecho: o trecho deve estar em fonte tamanho 10, entrelinhas simples, recuo de 4 cm da margem esquerda e sem aspas e devem ser separados do texto antecedente e posterior por um espaço de 1,5, além de entre parênteses conter nome do autor em letras maiúsculas, ano da obra e página.
...