Atividade Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação
Por: Letícia Silva • 15/8/2015 • Trabalho acadêmico • 948 Palavras (4 Páginas) • 383 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Faculdade Anhanguera
Atividade Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação
Prof°. Augusto
Nome: Aline Spacca Ra: 2484660503
Nome: Maira Regina abreu de Souza Ra: 2485770614
Nome: Nathalia Felix de deus Ra: 1590988043
Nome: Tamires Pereira de castro Ra: 1299106685
Nome: Thaina Alexandra de lima Ra: 2485713662
Nome: Leticia Torquato da silva Ra: 1581107033
Santo André – 2015
Índice
ETAPA - 4
Passo 1 | Pesquisar sobre "Desafios para os Séculos XXI” |
Passo 2 | Enumerar no mínimo cinco desafios educacionais enfrentados no Século XXI. |
Passo 3 | Organizar os dados coletados pela equipe para elaborar a apresentação de abertura do congresso de educação que acontecerá na instituição de ensino superior. Nesta apresentação você deverá abordar os seguintes aspectos:
|
Passo 4 | Preparar uma apresentação em Power point, composta de no máximo 20 slides, contando a abertura, o contexto da ATPS e as referencias utilizadas. |
Passo 1- Etapa 4
Desafios para o Século XXI – Filosofia da educação
O grande desafio que ainda se põe para o Brasil em termos educacionais ao ingressar no século XXI. Trata-se da tarefa de organizar e instalar um sistema de ensino capaz de universalizar o ensino fundamental e, por esse caminho, erradicar o analfabetismo. A Constituição de 1988 estabeleceu, nas Disposições Transitórias, o prazo de dez anos para o cumprimento dessas duas metas. Os dez anos se passaram e agora, em decorrência da Emenda Constitucional de número 14 e da nova LDB, está se procurando fixar no Plano Nacional de Educação, mais dez anos para se atingir essas mesmas metas.
Bibliografia Básica: http://www.cdcc.sc.usp.br/cda/sessao-astronomia/seculoxx/textos/os-grandes-desafios-para-o-seculo-xxi.htm
ETAPA-4
Passo-2 Enumerar no mínimo 5 desafios educacionais enfrentados no século xxI
- Normatizar a avaliação e a regulação;
- Consolidar a autonomia universitária plena em todo o sistema;
- Aplicar adequadamente o princípio da dissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão;
- Contemplar a diversidade de modelos de IES, programas, modalidades;
- Promover a aplicação de novas tecnologias, estabelecer condições, incentivos e propostas para articulação e integração com a educação básica, ordenar o processo de expansão da educação superior, definir novos mecanismos de FINANCIAMENTO, redefinir as funções do MEC, CAPES, SESU, CNE, INEP, respeitar a Constituição Brasileira e o novo Código Civil.
ETAPA-4
Passo-3 Organizar os dados coletados pela equipe para elaborar a apresentação de abertura do congresso de educação que acontecerá na instuição de ensino superior . Nesta apresentação você deverá abordar os seguintes aspectos.
As concepções de vida e de mundo têm sofrido contínuas mudanças, gerando conflitos. Particularmente a educação se vê diante de novos desafios que são cruciais para o estabelecimento de seus objetivos e suas práticas. O objetivo da presente pesquisa é evidenciar a importância do ensino de Filosofia para a educação além de descrever, segundo opinião de autores da área, formas práticado professor expor estes conteúdos em sala de aula. A metodologia utilizada neste trabalho foi calçada na pesquisa bibliográfica, que possibilitou estudo, pesquisa, análise e reflexão da temática estudada. Hoje a busca é por um novo ensino que assuma o fracasso escolar e a falta de qualidade, que defenda e ajude a construíram sistema de ensino público capaz de revelar a inteligência e os talentos das crianças, nunca descobertos e incentivados na escola, assim neste contexto entra filosofia nas escolas. A Filosofia requer que estejamos abertos ao novo procurando demarcar espaços que têm especial relevância para da Educação. Ficamos então desafiados: como ensinar Filosofia nas escolas! Mais do que isso: como ensinar de maneira significativa Filosofia para jovens e crianças em nossos dias. Buscar um ensino filosófico, condizente com a idade, dentro das experiências de cada um, aberto ao questionamento, a angustia, e ao novo. Oferecer um amplo panorama, com abordagens sobre a história do ensino da Filosofia, que interrogam os sentidos as práticas. Para isto temos que organizar um ensino de Filosofia que passe pela etapa da sensibilização e da problematização. Mas, para que o estudante possa fazer parte desta experiência, o professor precisa de ferramentas para mediar esse processo. O professor tem que colocar em prática o sentido crítico e investigador da Filosofia, instigando os alunos a produzirem questões a partir do tema abordado. Cada estudante terá para produzir sua própria experiência de pensamento. A história da Filosofia e os filósofos, tomados como ferramentas para compreender melhor aquele tema e o problema que está sendo investigado, ganham um sentido em significado especial, não sendo apenas mais um conteúdo a ser decorado pelos estudantes. De qualquer forma, os conteúdos devem ser apresentados de forma temática, numa tentativa de torná-los mais próximos da realidade vivida pelos alunos.
...