Atividade Individual Ética Sustentabilidade
Por: renatawdm • 24/10/2022 • Trabalho acadêmico • 2.337 Palavras (10 Páginas) • 146 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
[pic 3]
ÉTICA, RESPONSABILIDADE SOCIAL E GOVERNANÇA
PROPOSTA DE AÇÕES PARA VBN
Outubro/2020
[pic 4]
[pic 5][pic 6]
Elaborado por: Renata de Oliveira Wan der Maas Velloso
Disciplina: Ética e Sustentabilidade
Turma: 0820-0_9
Tópicos desenvolvidos
Neste trabalho será apresentado as ações para garantir os direitos individuais e coletivos na adoção de boas praticas vinculadas a governança, responsabilidade social e ética na empresa VBN.
O relatório será dividido em quatro tópicos:
- Ações ou estratégias comumente utilizadas pelas empresas para assegurar a sua integridade
- Obstáculos apresentados pela cultura organizacional para a inclusão de medidas básicas de proteção aos direitos individuais e coletivos
- Efeitos ou impactos de ações empresariais antiéticas (caracterizadas pelo desrespeito) para os stakeholders e a sociedade
- Soluções que as empresas podem implementar para garantir, de forma ética, os direitos individuais e coletivos.
Apresentação e objetivo
A proposta deste trabalho tem como objetivo apresentar sugestões de boas praticas no que diz respeito a ética, governança e responsabilidade social, auxiliando a empresa VBN, através de sugestões, a fim de garantir os direitos individuais e coletivos da sociedade, colaboradores, sócios, diretores, stakeholders, sem comprometer a instituição enquanto organismo empresarial.
A expectativa é de contribuir para melhoria das praticas gerenciais e governamentais, para que a organização enfrente com sucesso os desafios nesta sociedade que está em constate transformação, onde as mesmas precisam sempre se reinventar.
O interesse da VBN em rever alguns aspectos do relacionamento com os clientes e opinião pública está muito coerente com as praticas da governança corporativa, onde de certa forma, pode ser compreendida como um método, com regras e princípios, tais como: Transparencia, Equidade, Prestação de contas, Responsabilidade Corporativa.
Antes de apresentar sugestões, acho importante citar brevemente sobre a importância da ética empresarial, a postura ética nos negócios e as vantagens de se ter uma conduta ética nas organizações.
A ética empresarial está relacionada a moral e a conduta dentro das organizações, valores dentro do cenário no qual está inserido, diante de clientes, fornecedores, colaboradores.
Quando falamos em ética, podemos associar também aos valores e boas práticas no qual contribuem para o controle dos riscos nas organizações.
independente do cenário no qual estamos inseridos devemos sempre ser transparentes e éticos, praticar sempre o bem, fazer o que é correto. É através de boas práticas que conseguimos obter vantagens competitivas, pois a confiança está relacionada diretamente a ética.
As vantagens da conduta ética nas organizações podem ser percebidas de diversas formas como: Relação ganha ganha em qualquer tipo de negociação; Fortalecimento da marca, associado a transparência e honestidade; Engajamento dos colaboradores com o mesmo propósito da organização; Credibilidade junto aos fornecedores/prestadores de serviços; Perpetuidade e sustentabilidade organizacional; Reduz riscos de qualquer natureza.
Infelizmente algumas empresas se declaram socialmente sustentáveis contribuindo com poucas ações sociais. A responsabilidade social empresarial, precisa estar embasada em contribuir com uma sociedade mais justa.
Desenvolvimento
Abaixo iremos apresentar propostas para adoção de boas práticas no que diz respeito a ética, responsabilidade social e governança, contendo ações a fim de garantir os direitos individuais e coletivos.
- Ações ou estratégias comumente utilizadas pelas empresas para assegurar a sua integridade;
Podemos dizer que a integridade está relacionada ao comportamento do individuo, de forma correta, honesta e sempre contraria a corrupção, fazer o certo, adotando valores e respeito ao próximo e toda comunidade.
No ambiente profissional ser integro é ter respeito com os fornecedores, honrar seus compromissos, contratos, acordos, atuando dentro da legalidade, sempre pautado por valores e princípios éticos, buscando o impedimento de irregularidades no negócio.
Baseado nesses conceitos, podemos traçar algumas ações para assegurar essa integridade, tais como:
- Implantação do código de ética e Conduta: Ter um código de ética e Conduta implantado nas organizações é um ponto primordial para o sucesso empresarial, é através dele que conseguimos reunir o conjunto de regras, padrões, regulamentos internos para serem praticados pelos colaboradores, reforçando a cultura, estabelecendo as diretrizes para atuação junto aos clientes externos, internos, mercado.
- Desenvolvimento de programas com foco em desenvolvimento humano: Investir e desenvolver o potencial das pessoas, aumenta a motivação, engajamento, comunicação, adesão a cultura organizacional e ainda reduz o turnover nas organizações.
- Promover cursos e treinamentos: Manter os profissionais que atuam dentro das organizações atualizados, é essencial para atuação no mercado de forma integra nas relações comerciais, cumprimento de leis, normas, procedimentos. Passar uma boa percepção de valor, segurança, confiabilidade, respeito entre as partes.
- Certificação dos registros contábeis: A organização precisa ser transparente e seus dados contábeis precisam ser confiáveis para se ter uma boa imagem no mercado. É necessário certificar se os dados contábeis estão sendo apurados de acordo com a legislação, respeitando as normas contábeis.
- Criação de mecanismos de controle: Crição de controles internos para assegurar e prevenir a prática de irregularidades, e identificação de erros, possibilitando o alcance das metas e objetivos.
- Canais de coomunicaçao e denuncia: Te um canal de denuncia é muito importante para o acompanhamento das boas praticas que foram inseridas na organização. As denuncias devem ser incentivadas em todos os níveis da organização.
- Inserir a Cultura de Compliance: Com a aplicação da lei anticorrupção 12.846/2013, as empresas estão tendo uma preocuação maior com a sua imagem.
- Obstáculos apresentados pela cultura organizacional para a inclusão de medidas básicas de proteção aos direitos individuais e coletivos;
A cultura é um conjunto de crenças, valores, hábitos, os costumes dos indivíduos que estão inseridos em um determinado meio, podendo sofrer alterações/adequações por meio das interações humanas.
Quando falamos em cultura organizacional, estamos nos referindo aos valores, princípios, crenças, praticas comportamentais, politicas internas e externas, e toda mudança de cultura requer atenção, planejamento e engajamento, e é por isso que o gerenciamento dessa cultura organizacional é fundamental para a condução dessas mudanças, dirigir e manter o controle dos recursos, para produzir melhores resultados.
...