A Atividade Individual FGV Ética e Sustentabilidade
Por: Letícia Arduini • 14/8/2022 • Trabalho acadêmico • 2.612 Palavras (11 Páginas) • 191 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
[pic 3]
relatório DE ÉTICA E SUSTENTABILIDADE
Ações desenvolvidas para a empresa VBN
Junho/2022
[pic 4]
[pic 5][pic 6]
Elaborado por: Letícia Arduini
Disciplina: Ética e Sustentabilidade
Turma: 0522-2_2
Tópicos desenvolvidos
Para elaboração do presente relatório, o estudo foi dividido nos seguintes tópicos:
- Apresentação e objetivos
- Desenvolvimento
2.1 Ações ou estratégias utilizadas pelas empresas para assegurar a sua integridade.
- Obstáculos enfrentados pela cultura organizacional sobre os direitos individuais e coletivos.
- Efeitos ou impactos de ações empresariais antiéticas para os stakeholders e a sociedade.
- Soluções éticas que as empresas podem implantar para garantir os direitos coletivos e individuais.
- Considerações finais e recomendações
Apresentação e objetivos
Atualmente é crescente a preocupação das empresas com sua forma de produzir e gerir os recursos naturais utilizados, como cuida das questões sociais e humanitárias. Já se deram conta que para se manterem no mercado nos próximos anos e aumentar os resultados financeiros, é necessário criar ações que priorizem a sustentabilidade ambiental, os direitos individuais e da sociedade geral.
A ética no quesito empresarial, configura o comportamento ético e moral, e estabelece como é a conduta dos indivíduos em relação ao que é considerado certo ou errado no ambiente de trabalho.
A VBN é uma empresa de telecomunicações com atuação em todo o território nacional, de capital aberto. Possui planos de expansão no mercado de atuação, e em conjunto busca aumentar o valor e as vendas de suas ações na bolsa de valores, o que torna ainda mais importante e estratégico a preocupação com as políticas de ética e sustentabilidade da companhia, já que os investidores valorizam cada vez mais o comprometimento das empresas com programas de integridade.
As empresas de tecnologias como a VBN, em um mundo cada vez mais interconectado e digitalizado pós pandemia do Covid 19, são as que mais possuem crescimento projetado para os próximos anos, e as questões de crescimento sustentável, bem-estar dos colaboradores, políticas integrativas, ambientes saudáveis, direitos individuais e coletivos são cada vez mais importantes e impactantes nos resultados.
Neste contexto, a empresa de telecomunicações contratou a pedido da diretoria a consultoria AA Consult, que é uma empresa especializada em gestão de riscos, realizando seu trabalho através de avaliações, auditorias, criação e implementação de programas de Compliance, Integridade, Ética e Sustentabilidade nos ambientes corporativos.
Através de um processo de auditoria, a AA Consult avaliou como anda Integridade da empresa VBN. Foi analisado de forma minuciosa os processos internos, o ambiente corporativo, os resultados econômicos atuais através dos demonstrativos de resultados, relacionamento com clientes e fornecedores, grau de satisfação dos colaboradores e stakeholders externos através de pesquisas, e por fim, como anda os indicadores que medem a sustentabilidade ambiental praticada pela empresa.
A finalidade do trabalho realizado pela AA Consult é mapear os principais problemas atuais da companhia, e que ameaçam sua integridade.
O objetivo do presente relatório é apresentar os resultados atuais e principais desafios para a diretoria da VBN, e buscando solucionar os pontos levantados, será sugerido uma revisão do planejamento estratégico da empresa, e atrelado aos objetivos futuro da companhia propor ações e boas práticas no que tange à ética, responsabilidade social e governança corporativa.
Desenvolvimento
2.1 Ações ou estratégias utilizadas pelas empresas para assegurar a sua integridade.
Atualmente, é de extrema importância uma cultura de integridade bem estruturada nas organizações, a fim de gerar valor e se destacar frente ao um público cada vez mais disputado e exigente. Organizações que praticam a cultura da integridade possuem uma melhor reputação no mercado e colaboradores mais engajados, neste contexto, existe diversas estratégias que se bem aplicadas, consequentemente trazem um retorno positivo para a companhia e alavancagem de resultados.
Um Programa de Integridade consiste na adoção de medidas anticorrupção pelas empresas. Ele é criado através do desenvolvimento de políticas pró éticas, com um código de conduta bem estruturado, criação de processos e mecanismos antifraudes e irregularidades, buscando sempre detectar quaisquer desvios de regras e diretrizes.
Abaixo, listamos as ações mais utilizadas atualmente pelas empresas que visam garantir sua integridade.
- Foco na construção e desenvolvimento de um sistema de Compliance;
- Avaliação e prevenção de riscos;
- Criação de um Código de Conduta e estruturação de normas e regras;
- Foco em responsabilidade social e sustentabilidade ambiental;
- Programas de diversidade e inclusão;
- Adoção de um acompanhamento e monitoramento contínuo das ações, e aplicar correções quando necessário.
Não há uma receita pronta na construção de um programa de integridade nas organizações, dessa forma, os riscos, objetivos e particularidades de cada negócio devem ser levados em consideração na construção e planejamento do programa.
- Obstáculos enfrentados pela cultura organizacional sobre os direitos individuais e coletivos.
É de suma importância cuidar da cultura no ambiente corporativo acerca dos direitos individuais, mas também respeitar e garantir os direitos coletivos, que são aqueles que envolvem toda a sociedade.
As organizações enfrentam inúmeros obstáculos pela cultura organizacional existente, principalmente para fazer a inclusão das medidas básicas que asseguram os direitos estabelecidos. Umas das maiores dificuldades encontradas é colocar em prática regras criadas que visam proteger os indivíduos contra qualquer tipo de assédio, discriminação, e garantir um ambiente de trabalho ético.
...