ATIVIDADE INDIVIDUAL ETICA E SUSTENTABILIDADE
Por: equipelinceu2020 • 31/10/2021 • Trabalho acadêmico • 1.088 Palavras (5 Páginas) • 531 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
[pic 3]
ÉTICA E SUSTENTABILIDADE
Relatório VBN
Setembro/2021
[pic 4]
[pic 5][pic 6]
Elaborado por: Paula Renata Liberal Costa
Disciplina: Ética e Sustentabilidade
Turma: 0821-1_9
Tópicos desenvolvidos
Neste relatório, dissertaremos a respeitos dos itens a seguir:
- ações ou estratégias comumente utilizadas pelas empresas para assegurar a sua integridade;
- obstáculos apresentados pela cultura organizacional para a inclusão de medidas básicas de proteção aos direitos individuais e coletivos;
- efeitos ou impactos de ações empresariais antiéticas (caracterizadas pelo desrespeito) para os stakeholders e a sociedade;
- soluções que as empresas podem implementar para garantir, de forma ética, os direitos individuais e coletivos.
Apresentação e objetivo
[pic 7]
Os objetivos empresarias já deixaram de limitar, há bastante tempo, à obtenção de lucro. Bem sabemos da necessidade de internalizar nos objetivos das companhias os preceitos éticos, respeito ao meio ambiente, contribuição para o meio social no qual a empresa está inserida e respeito aos direitos individuais e coletivos.
Deste modo, é imperioso que as empresas adotem regras claras de compliance e de ESG – Environmental, Social and Governance. Assim, todas as pessoas envolvidas na corporação (stakeholders) devem obedecer a preceitos éticos, além do dever da própria companhia em respeitar o meio ambiente, possuir responsabilidade social e seguir regras de governança, com respeito aos indivíduos e à coletividade.
O objetivo do presente trabalho é abordar a importância da obediência a estes preceitos à VBN, auxiliando a companhia na implementação destes programas.
Desenvolvimento
[pic 8]
As grandes corporações devem atender padrões rígidos de comportamento corporativo para assegurarem que sua imagem seja vista com bons olhos, perante aos colaboradores, aos clientes e à sociedade.
Para tanto, devem ser implantados os seguintes programas: i) Programa de Compliance, com elaboração das regras de conduta corporativa e nomeação de um compliance officer e de uma auditoria interna; ii) Programa ESG, com elaboração de regras sobre conduta empresarial em relação ao meio ambiente, respeito à sociedade, condutas de governança e respeito aos direitos individuais e coletivos.
Bem sabemos que uma grande empresa de telecomunicações como é o caso da VBN já possui uma cultura organizacional solidificada, com diretoria e colaboradores acostumados com as práticas empresariais há bastante tempo. Será necessário uma gradução e contínua alteração da conduta cultural de todos os envolvidos, para que sejam implementadas novas práticas no ambiente corporativo.
Será necessário elaborar regras de conduta para que sejam respeitados os direitos individuais dos colaboradores, incluindo opção religiosa, sexual, cultural, dentre outras, evitando-se práticas discriminatórias, jocosas ou vexatórias no ambiente corporativo. Ademais, igualmente deverá ser arraigado no ambiente corporativo a necessidade de respeito aos direitos coletivos, especialmente da coletividade no entorno imediato onde a sede da empresa.
Sobre o respeito às individualidades, sua quebra afeta o ambiente corporativo e, caso uma ocorrência de desrespeito tome grandes proporções, poderá ser afetada a imagem da empresa. Sobre os direitos coletivos, a sociedade no entorno imediato deve se sentir orgulhosa de uma empresa estar situada no bairro, para que haja uma boa imagem da empresa junto a esta coletividade.
Segundo NALINI, “nunca foi tão urgente, como hoje se evidencia, reabilitar a ética em toda a sua compreensão”, para o qual “a ética é a ciência dos costumes”. Assim, o programa de compliance deve conter regras de conduta para evitar desrespeito aos indivíduos e conter punições para casos de comprovada quebra destas regras.
Sobre a coletividade, importante que a companhia e seus colaboradores respeitem as pessoas que habitam na vizinhança e incentivem práticas sociais voltadas à educação, esporte e envolvimento social.
Registra-se a ponderação de ASHLEY de que “ética e responsabilidade social nos negócios é um importante instrumento de pesquisa e entendimento acerca dos fundamentos e aplicações das responsabilidades empresariais no âmbito dos impactos econômicos e sociais exercidos pelas organizações brasileiras.”
Não cumprir com estes preceitos poderá impactar negativamente a imagem da empresa perante seus próprios colaboradores, seus consumidores atuais e à sociedade em geral, levando à prejuízos futuros da companhia.
Nas soluções a serem implementadas, primeiramente a VBN deverá instituir um Compliance Officer para elaborar o programa de compliance da companhia, a ser amplamente divulgado entre os stakeholders. No mesmo sentido, deverá ser criado uma auditoria interna independente, para fiscalizar e apurar casos de descumprimento das regras de compliance. O programa de compliance está inserido no âmbito da Governança Corporativa.
[pic 9]
Para que seja completada a matriz do ESG, também deverá ser criado um programa que envolva o respeito ao meio ambiente, pensando na redução de impactos em toda a cadeia da atividade de telecomunicações, desde a redução no consumo de energia e água nos escritórios até a utilização de novos materiais nos insumos adquiridos para a atividade fim da companhia.
...