Atividade Prática Supervisionada da Disciplina de Liderança, Cultura e Comportamento Organizacional
Por: Patesquini Ruez • 7/10/2019 • Trabalho acadêmico • 2.710 Palavras (11 Páginas) • 588 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS – FMU
ADMINISTRAÇÃO
APS - Atividade Prática Supervisionada da Disciplina de Liderança, Cultura e Comportamento Organizacional
ANDRÉ DE ANDRADE RA: 5421700
Turma: 001201D01
São Paulo
2019
CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS – FMU
ADMINISTRAÇÃO
APS - Atividade Prática Supervisionada da Disciplina de Liderança, Cultura e Comportamento Organizacional
ANDRÉ DE ANDRADE RA: 5421700
Turma: 001201D01
APS – Atividade Prática Supervisionada da Disciplina de Liderança, Cultura e Comportamento Organizacional apresentada ao Curso de Administração das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU, apresentado como exigência parcial para nota sob orientação do (a) Prof.(a) André Luiz de Oliveira
São Paulo 2019
Resumo
A APS – Atividade Prática Supervisionada visa informar sobre como a motivação extrínseca e intrínseca pode ser vinculada aos conceitos de liderança e trabalho em equipe e a mesma foi elaborada conforme os tópicos: motivar pessoas, o papel do líder na motivação de equipes e como motivar equipes, cujos indivíduos possuem perfis diferentes. Assim a mesma explica cada conceito e ao identifica-los, como utilizá-los para o sucesso da equipe na organização.
Palavra chave: motivação, extrínseca, intrínseca, equipe, liderança.
Sumário
1 - Introdução5
1.1 - Fundamentação Teórica6
2 – Motivação Intrínseca e Extrínseca 7
3 – Liderança e Trabalho em Equipe 7
4 – Motivando Pessoas 8
5 – Papel do Líder na Motivação de Pessoas 8
6 – Motivando Equipes com Perfis Diferentes 9
7 – Conclusão 10
8 – Bibliografia 11
1 INTRODUÇÃO
A grande competitividade no cenário empresarial exige de seus colaboradores um alto grau de motivação para que consigam executar suas tarefas de forma eficaz, proporcionado excelentes resultados para as organizações. Portanto, pode-se dizer que a motivação é o combustível essencial para a produtividade dentro da organização e para que isso ocorra de forma correta é inevitável que tenhamos uma boa liderança. Atualmente as organizações estão valorizando cada vez mais o comprometimento dos colaboradores, convocando-os a fazerem parte das situações diárias. Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho foi analisar como a motivação extrínseca e intrínseca está vinculada ao trabalho em equipe.
A motivação é uma grande aliada das organizações, basta saber identificar a motivação correta para cada empresa e implantar ações para obter os resultados esperados, alcançando o primeiro passo para o sucesso da organização. Perante estas perceptivas a liderança em equipe, pode motivar seus funcionários utilizando de um planejamento de ações que fortaleçam e que vão de encontro com a satisfação, bem estar e necessidades de seus colaboradores, sendo uma das ferramentas, nesse caso, para identificar os perfis diferentes de cada individuo de sua equipe.
Assim desta forma o líder também necessita saber qual é seu papel principal para a motivação de sua equipe.
1.1 Fundamentação Teórica
Em seu contexto atual a gestão de pessoas é representada por pessoas e organizações, onde há uma relação mutua entre si, pois pessoas dependem do trabalho e de sua remuneração como forma de obter proventos para sua subsistência que pode estar atrelada a diferentes situações de acordo com cada individuo, pois cada pessoa entende o contexto de forma genérica e em níveis distintos, de modo que a cada necessidade realizada, surge uma nova, e o que é essencial para uma pessoa, pode ser meramente supérfluo para outra.
Segundo (CHIAVENATO, 2001) “a motivação é a tensão persistente que leva o individuo a alguma forma de comportamento visando à satisfação de uma ou mais necessidades”.
Ainda (MAXIMIANO, 2004) compartilha da mesma ideia, e acrescenta que motivação é um conceito extremamente amplo, que pode ser aplicados a diversos ambientes diferentes:
“A palavra motivação é usada com diferentes significados. Pode-se falar em motivação para estudar, ganhar dinheiro, viajar e até mesmo para não fazer nada. A palavra motivação indica as causas ou motivos que produzem determinado comportamento, seja ele qual for. A motivação é a energia ou força que movimenta o comportamento e que tem três propriedades: Direção: o objetivo do comportamento motivado ou a direção para a qual a motivação leva o comportamento. Intensidade: magnitude da motivação. Permanência: duração da motivação. A motivação é específica. Uma pessoa motivada para trabalhar pode não ter motivação para estudar ou vice-versa. Não há um estado geral de motivação, que leve uma pessoa a sempre ter disposição para tudo.” (MAXIMIANO, 2004)
Podemos então dizer que o autor explica que a motivação é um conceito complexo independentemente do contexto ou ambiente que se estuda. É por esta razão que muitos estudos e teorias são desenvolvidos no intuito de ajudar a entender melhor este processo.
2 Motivação Intrínseca e Extrínseca
A motivação intrínseca é a motivação inerente ou inata de uma pessoa que não precisa de influência externa para fazer as coisas acontecerem. É o motivador pessoal mais eficaz de uma pessoa. A motivação pode ser intrínseca, aumentando a autoimagem ou extrínseca, que é uma forma artificial de estimular um comportamento desejado. A motivação extrínseca como dar um grande subsídio para fazer uma tarefa, pode fornecer resultados de curto prazo, mas os resultados de longo alcance são mais propensos a partir de motivadores intrínsecos, que são coisas que as pessoas fazem pela satisfação de fazer. Motivadores intrínsecos incluem coisas como aprender a tocar um instrumento sem ser forçado, criar arte, ou escrever um livro. Tudo o que desencadeia o desejo de uma pessoa a fazer algo fora de puro interesse é um motivador intrínseco.
...