Atividade colaborativa Ética e Relações Humanas no Trabalho - AVA
Por: Juliana Xavier • 28/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.188 Palavras (5 Páginas) • 581 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Ética e Relações Humanas no Trabalho
Curso:
Unidade de Ensino:
NOME | |
RA | |
Atividade Colaborativa
[pic 2]
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Ética e Relações Humanas no Trabalho
Curso:
Unidade de Ensino:
Atividade Colaborativa
Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação da tutora
ARTIGO
Ética e Relações Humanas no Trabalho: Escravidão em Pleno Século XXI
Introdução: Trabalho e escravidão: breve contextualização.
Ao analisarmos a escravidão no século XXI observamos que desde a antiguidade as forças politicas e econômicas ainda são as principais mentoras da escravidão, visto que e de seus interesses a escravidão da mão de obra, apesar de todos os esforços das autoridades em acabar com este crime e ainda que isso seja algo proibido por lei é comum ainda existir esse tipo de abuso, devido ao grande lucro que as pessoas e as empresas envolvidas obtêm com a escravidão. Há alguns pontos em comum da escravidão do passado com a dos dias atuais, entre eles destacam-se a exploração econômica, pois a escravidão gera milhões de reais para as pessoas que ainda a praticam. A escravidão do século XXI é tão vantajosa para os empresários quanto antigamente. Certo que o trabalho escravo antigamente era realizado apenas com pessoas negras e isso era algo legalizado até ser abolida em 1888, no entanto o que se nota na escravidão atual é que os exploradores da mão de obra escravizam todos os tipos de origens, em especial pessoas em situações econômicas precárias e sem nenhum tipo de instrução, além do mais esse tipo de trabalho não é legalizado.
Trabalho escravo no século XXI: agentes causadores.
O principal agente causador desse tipo de trabalho com certeza é a classe social, ou a necessidade econômica de certas pessoas. Extrema pobreza, fome, vida hostil, são aspectos que levam essas pessoas que vivem em tais condições ao trabalho escravo. A condição miserável em que se encontram essas pessoas, vem agravando cada vez mais a escravidão pelo mundo. Em busca de sobrevivência, os trabalhadores não tem outra opção a não ser aceitar qualquer proposta de emprego que lhe são ofertadas. Elas são seduzidas facilmente por propostas a primeira vista agradáveis, como garantia de salário, alojamento e comida, mas na verdade, estão se enfiando em um buraco maior ainda. Além de fatores econômicos , fatores políticos também são agentes causadores do trabalho escravo. Em certos países, como o Brasil por exemplo, o combate ao trabalho escravo não é tratado como uma de suas prioridades, impedindo assim que sejam criadas leis e outras formas de se combater esse mal. E se não são combatidas, é de se salientar que o trabalho escravo só aumenta. As formas de escravidão, também está relacionada com o mundo globalizado. Os avanços tecnológicos, apesar de na maioria das vezes ser um marco histórico que só tende a beneficiar o futuro, é um causador do trabalho escravo. Pessoas menos favorecidas, e com um pequeno grau de estudo, não conseguem acompanhar tais avanços. Avanços que, no mundo atual, é imprescindível, e praticamente que obrigatório para se entrar ou se adequar ao mercado de trabalho lícito. Se essas pessoas não se adequam, elas tendem a procurar outras formas de trabalho, na maioria das vezes trabalhos no campo, em plantações, colheitas, desmatamento e outros, que é onde ocorrem quase que em sua maioria, o trabalho escravo, por se tratar de um ambiente mais afastado, com mais difícil acesso. Os meios de comunicação são, são diretamente, mas indiretamente causadores também, ou melhor dizendo, uma forma de intermediário. Pode-se citar aqui como exemplo, o tráfico de pessoas para exploração sexual. A internet e celulares ajudam de forma imensa a propagar a expansão deste tipo de ação. É cada vez mais presente na internet, espécies de leilão, de anúncios voltados principalmente ao público feminino, oferendo trabalho principalmente no exterior. Parece meio antiquado, que em pleno século XXI, as pessoas ainda caem neste tipo de golpe, mas é frequente e normal.
Escravidão e ética.
Conciliar a ética com nossas ações humanas não é fácil. O que é ético para alguns, talvez seja totalmente antiético para outras pessoas. Mas o que é ética? Ética é um conjunto de valores de valores morais que norteiam o comportamento humano perante a sociedade. Ou seja, através da ética, pode ser conhecido quem são as pessoas, através de seus comportamentos.
Consciência ética é saber distinguir o certo do errado, ter a consciência que aquilo que está fazendo é correto ou não. Vivemos em uma sociedade, onde ser uma pessoa ética te fazdiferente de outros milhares. Não é tão normal hoje em dia, encontrar uma pessoa com este adjetivo, ou que está disposta, diante de qualquer situação, praticar tal ato.
...