TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Adm

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.023 Palavras (13 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

  O trabalho elaborado conta com o levantamento da equipe de marketing da empresa produtora de queijo ‘Sabor dos Deuses Alimentos Ltda.’ pois segundo a equipe existe uma expectativa de consumo de 2,5 kg por indivíduo. Os gestores desta empresa sabem que para fazer tal implementação, estes devem possuir uma rede de suprimentos capaz de suprir as necessidades de um mercado em pleno aquecimento, e para tanto neste primeiro momento é necessária uma produção mensal de 25 toneladas.

  Nossa empresa foi contratada como consultores para fazer o levantamento e apresentar aos gestores em um relatório final após realizar um estudo para aumentar sua produção de suplementos alimentares. E definir se é viável ou não o aumento da produção.

  Temos como objetivo a implantação de um novo layout na fábrica Sabores dos Deuses Alimentos LTDA, pois a expansão da produção exige o aumento na quantidade de máquinas o que se implantado sem planejamento poderá acarretar em problemas e no aumento de custo, que por sua vez não permitiria a empresa permanecer em um cenário competitivo.

  Através do estudo de tempos e movimentos procuraremos aperfeiçoar a produção da mesma, com um estudo ergonômico temos como objetivo maximizar e melhorar o ambiente de trabalho para que os funcionários possam atingir a máxima capacidade produtiva, e em contrapartida diminuir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.


ETAPA 1 - Localização de Empresa Produto

Fatores determinantes da localização da indústria

Muitos fatores devem ser levados em consideração no momento de se definir a melhor localização para a empresa. A produção de leite e o seu processamento industrial são importantes atividades do estado de Minas Gerais. O estado é o maior produtor de leite e queijo do país, além de produzirem o leite, transformam-no em queijo, agregando valor ao produto. Essa escolha se dá a melhor localização da unidade frágil.

  • custo e eficiência dos transportes;

  • áreas de mercados;
  • disponibilidade e custos da mão-de-obra;
  • disponibilidade de energia e água;
  • suprimento de matérias-primas;.
  • dispositivos fiscais e financeiros;
  • elementos intangíveis.

Demonstração de determinação de demanda e de capacidade produtiva

[pic 1]

O custo operacional efetivo foi de R$17.276,60 e R$17.089,97, para o sistema de produção que comercializa leite e o sistema de produção de queijo, respectivamente, e representou o desembolso médio no período de 24 meses. Os itens que o compõem foram divididos em grupos, cada qual responsável pelos percentuais encontrados na demonstração acima. Não foram observadas despesas com inseminação artificial pelo fato de o produtor não querer adotar essa tecnologia. 

Fluxograma do projeto do trabalho inicial  

[pic 2]

Fatores determinantes da localização da indústria

Muitos fatores devem ser levados em consideração no momento de se definir a melhor localização para a empresa. Esta localização está condicionada pela maximização dos lucros. Aponta alguns fatores econômicos e técnicos que devem ser

Considerados pelas indústrias no momento de se definir a melhor localização:

  • custo e eficiência dos transportes - o custo de transporte de matéria-prima e dos produtos acabados deve ser levado em conta. Neste caso, a distância é um fator determinante em relação à localização, em termos de custos e de tempo gastos.

  • áreas de mercados - o mercado influi diretamente na escolha locacional tendo em vista dois aspectos principais: sua localização e sua dimensão. A localização mais próxima do mercado consumidor conduz a uma maior rentabilidade do empreendimento, primeiramente pelos reflexos nos custos de transportes. Outro fator que deve ser considerado é a existência ou não de competição em determinado mercado. A dimensão também é fundamental, pois implica justamente na questão da obtenção de receitas por parte da empresa
  • disponibilidade e custos da mão-de-obra - a existência da mão-de-obra também é um fator importante na escolha locacional. No que se refere aos custos, a localização próxima a grandes centros urbanos determina salários mais elevados relativamente a áreas mais afastadas. Deve-se verificar também a existência de mão-de-obra qualificada, dada as especificidades de cada negócio. Normalmente regiões com abundância de mão-de-obra permitem a organização contratar este fator a salários relativamente menores do que regiões com escassez de mão-de-obra. Ou seja, a mão-de-obra também tem que ser avaliada em termos de quantidade e qualidade.
  • disponibilidade de energia e água - a existência destes itens em suas diversas formas ou mesmo a potencialidade de recursos naturais a serem explorados, bem como seu custo unitário devem ser levados em consideração também.
  • suprimento de matérias-primas - as condições de utilização em grande escala ou o caráter perecível ou de fragilidade de certas matérias-primas constituem fatores que não podem ser esquecidos na decisão locacional.
  • dispositivos fiscais e financeiros – deve-se ficar atento também para os possíveis incentivos fiscais (isenção de impostos e taxas). Este é um fator que estimula muito as empresas, pois implica justamente em uma redução considerável de tributos, o que implica inclusive na possibilidade de praticar preços mais baixos, e, portanto, na própria competitividade da empresa no mercado.
  • elementos intangíveis - estes elementos intangíveis são aqueles de caráter subjetivo, que influenciam os processos produtivos ou de distribuição do produto, como, por exemplo, os hábitos tradicionais de uma determinada região, mas cuja mensuração é mais difícil de ser realizada.

A pesquisa considerou duas etapas no levantamento das informações. Na primeira utilizou-se um questionário e uma caderneta de campo, para realizar o inventário completo dos bens da propriedade, apurando o valor e a vida útil de cada ativo, os quais foram alocados em um dos seguintes grupos: benfeitorias, máquinas, veículos, equipamentos e implementos, ferramentas e rebanho. Nas situações nas quais o pecuarista não dispunha de informações referentes ao valor e à data de aquisição para estimar o valor atual e a vida útil restante, foi utilizado o critério adotado. Na segunda etapa, a propriedade foi visitada no início de cada mês para coleta de dados referentes às produções, despesas realizadas e receitas apuradas no mês anterior. A coleta de dados deu-se em cadernetas de campo, especificamente preparadas para esse fim. Os itens que compõem o custo operacional efetivo de produção foram divididos em: mão-de-obra, alimentação, sanidade, reprodução, ordenha, impostos, energia e despesas diversas. Nesta pesquisa, as despesas referentes aos insumos utilizados na fabricação do queijo foram separadas das despesas diversas, possibilitando um estudo mais detalhado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (291.2 Kb)   docx (81.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com