TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Administração de RH

Por:   •  30/3/2015  •  Relatório de pesquisa  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 4

O Filme Tempos Modernos e a Atual Gestão de Pessoas

Introdução

Com o advento da Revolução Industrial houve uma grande transformação no cenário mundial, causando a substituição das oficinas artesanais pelas fabricas e a agricultura pela indústria. Tal revolução ocorreu no final do século XVIII.A pioneira foi a Inglaterra  onde foram inventadas as primeiras maquinas a vapor que transformou as relações do homem com o trabalho. O trabalhador perdia a posse das ferramentas e máquinas, passando apenas da única coisa que lhe pertencia: a sua força de trabalho.Com vastas mudanças e transformações socioeconômicas e tecnológicas consolidou-se  o sistema capitalista no âmbito mundial,cabe a esta revolução a responsabilidade pela separação entre o capital e o trabalho,corporificação do trabalho assalariado,controle da burguesia sobre a produção e formação de uma nova classe social, o proletariado.Pode-se considerar que a Revolução Industrial continua em processo nos dias atuais ,pois os avanços tecnológicos e as novas fontes de matéria prima e produção se renova a cada ano.

Paralelo entre o filme “tempos modernos” e “a moderna gestao de pessoas

O filme de Chaplin se passa após a crise de 1929, focaliza a vida urbana nos EUA reproduz de forma critica e cômica a teoria de Frederick W. Taylor que é uma abordagem típica da Escola da Administração Cientifica aplicação de métodos da ciência aos problemas da administração  para atingir elevada produtividade ,porem nesse quadro de tarefas o desenho de ferramentas aniquilava a iniciativa pessoal  do colaborador fazendo-o realizar tarefas mecanicamente .Chaplin revela também a produção em serie de Henry Ford que é utilizada até os dias atuais , o operário executa tarefas simples e repetitivas ao longo de sua jornada diária de trabalho com o objetivo de fragmentar ,simplificar e padronizar o processo de produção do automóvel.Observa-se nesse cenário que o mais relevante  é o operário realizar suas tarefas incessantemente comprometendo a sua saúde. Não havia importância ao risco no processo, qualidade de vida,preocupação com  alterações físicas ou psicológicas do operário, no entanto, havia cada vez mais o aumento da linha de produção visando apenas o lucro.Os operários eram submetidos a jornadas longas de trabalho,remunerações baixíssimas e péssimas condições de trabalho e não tinham nenhum incentivo em  um sistema de capitalismo desigual que contribuiu para a marginalização de  algumas pessoas mais vulneráveis a esse tipo de situação critica.Na gestão de RH de uma empresa do século XX ,( algumas do século XXI também ) os gerentes (capatazes) tinham a função de regular a produção através de  coerção e um alto nível de pressão psicológica,naquela época era a tática mais eficiente, pois não havia muitas empresas concorrentes .

A Moderna Gestão de Pessoas

De acordo com Chiavenato (2000, p.11),Refere-se a políticas e praticas necessárias para a administração de pessoas, a saber: descrição e análise de cargos, desenho de cargos, recrutamento e seleção de pessoal, admissão de candidatos selecionados, orientação e integração de novos funcionários, Administração de cargos e salários, incentivos salariais e benefícios sociais; avaliação do desempenho dos funcionários; comunicação aos funcionários; e treinamento e desenvolvimento de pessoas. A relação entre os assuntos demonstra como para o tratamento em relação a mão de obra no início do século XX e como isso é visto nos dias de hoje. Com o passar dos anos as organizações perceberam a relevância das mudanças de visão e olhar a empresa como um todo e principalmente valorizar e investir em seu capital humano, tais mudanças já é percebida desde a época da criação do filme de Chaplin, onde a maquina a vapor executa um serviço que antes era realizado por muitas pessoas. Hoje não é diferente a máquina passou por adaptações, novas tecnologias. Os equipamentos têm mais capacidade, velocidade e designer moderno. A empresa deixa claro sua missão, metas e objetivos e dispõe de treinamento, benefícios e recompensas, a fim de proporcionar motivação e fazer com que o colaborador seja parceiro da organização. Diante desse novo olhar a área mais atingida com a mudança foi o RH. Isso porque as organizações perceberam que existe um maior e relevante envolvimento das pessoas no crescimento da empresa. Passaram a crer que os funcionários são seres humanos e não máquinas que produzem com rapidez, e que todos eles têm direitos e deveres dentro de uma empresa. Na moderna Gestão de Pessoas, os colaboradores constituem o mais relevante recurso das organizações. O desenvolver dessa nova gestão é representado pela íntima interdependência das empresas e dos colaboradores. Ela é caracterizada pela participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento do bem mais valioso de uma empresa, o capital humano, que nada mais é do que as pessoas que a compõem e as fazem crescer O que não acontecia na antiga gestão de pessoas, onde seus limites de trabalho não eram respeitados, e seus superiores apenas pensavam em enriquecer e manter a indústria funcionando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (132.8 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com