Atps competencias profissionais
Por: ALCEMIR • 31/5/2016 • Trabalho acadêmico • 5.684 Palavras (23 Páginas) • 315 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE
Administração
Competências Profissionais
Alcemir Luz Holanda | RA: 4251858447 |
Carlos Alexandre C. Noguera | RA: 4610892263 |
Crislayne de Arruda Flores | RA: 4211805962 |
Gabriel Garcia Borges | RA: 3715624771 |
Rafael Palestrini | RA: 2504052273 |
Rosana Silva Leite | RA: 3735701978 |
Prof. Esp. Luis Carlos Henrique dos Santos
Campo Grande MS 30/05/2016
[pic 2]
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
Trabalho do curso de Administração, apresentado ao Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande Unidade I, para obtenção parcial da nota N2.
Orientador: Prof. Esp. Luis Carlos Henrique dos Santos.
Campo Grande
Maio/2016
SUMÁRIO
- Introdução 4
- O significado da palavra “administração” e suas variáveis no decorrer da história 5
- As Habilidades e Competências necessárias para o Administrador Moderno 5
- As Teorias Administrativas 6
- Compreensão e padronização dos conceitos 8
- Qual seria a melhor teoria administrativa a ser usada que melhor contribua com a transição que a empresa L.O.C.A.L. encontra-se 9
- Ética 10
- Ética Organizacional 10
- Diferença entre “Ética” e “Moral” 10
- A Ética voltada para a qualidade e valorização dos clientes internos e externos 10
- Pontos essenciais de um Modelo de Gestão 10
- Brainstorming 11
- Diferenças entre as gerações no que diz respeito aos seus valores e espirações 12
- Teoria de Douglas McGregor – X, Y 12
- Empresa L.O.C.A.L. 12
- Tabela 13
- Perfil dos colaboradores 13
- Plano de ação – Aprendizado continuo (empresa e colaboradores) 13
- Plano de ação descriminado por colaborador 14
- Conceitos e impactos da Tecnologia na sociedade 15
- Inovações e tecnologia para empresa L.O.C.A.L. 17
- Considerações Finais 18
- Referências Bibliográficas 19
- Anexos 20
[pic 3]
Introdução
Este trabalho trata de identificar quais as principais competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) demandadas ao profissional de administração pelo mercado de trabalho brasileiro.
Competência é uma palavra do senso comum, utilizada para designar uma pessoa qualificada para realizar alguma coisa. O seu oposto, ou o seu antônimo, não implica apenas a negação desta capacidade, mas guarda um sentimento pejorativo, depreciativo. Chega mesmo a sinalizar que a pessoa se encontra ou se encontrará brevemente marginalizada dos circuitos de trabalho e de reconhecimento social.
Para se manterem nos padrões das empresas internacionais, com produtos inovadores, planilha de custos enxuta e um mercado cujos consumidores são cada dia mais exigente s, as organizações tiveram que modernizar seus processos de produção, adquirindo máquinas com avançadas tecnologias e com auto índice de produtividade. Também precisaram investir em treinamento de pessoal e readaptar sua gestão administrativa, avaliando os processos vigentes e buscando, sempre, a melhoria contínua (BATEMAN & SNELL, 1998; HAMEL & PRAHALAD, 2000).
O significado da palavra “administração” e suas variáveis no decorrer da história.
No ponto de vista histórico Segundo Chiavenato (2010) significa: Desenvolver uma função sob o comando de outro, prestar um serviço a outro. E ainda complementa: É o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos e competências organizacionais para alcançar determinados objetivos com eficiência e eficácia, por intermédio de um arranjo convergente. Porém nos dias atuais a administração para Chiavenato (2010) muda o conceito geral. Para ele a administração não é somente um processo linear de decisões e ações para planejar, organizar, dirigir e controlar, mas algo que vai além. Ela constitui uma atividade de integração, conjunção, arranjo, foco e impulsionamento. A administração moderna figura como uma instituição que transcende as fronteiras de países e organizações, apresentando um significado global e mundial. Ou seja, não se limita ou se mantém ante á alcances somente nacionais, a administração é á nível universal, e não se restringe ao uso de tecnologia, ou a informação ou a produtividade, mas a centralidade está na organização. E por meio da administração se detém a geração de resultados e faz com que a sociedade se desenvolva.
As Habilidades e Competências necessárias para o Administrador Moderno
Assim como a administração é imprescindível para a sociedade e tida como uma ferramenta importante para as organizações, fazse notório que também quem a usa seja capacitado. O administrador tem papel fundamental nas organizações como agente de mudanças. De acordo com Chiavenato (2010) O administrador precisa reunir e desenvolver certas competências fundamentais: Conhecimento, habilidades, julgamento e atitude, todas interligadas.
[pic 4]
Em decorrente as competências de um administrador, seguem as habilidades, e segundo Chiavenato (2010) basicamente são três: Habilidades Técnicas, Habilidades Humanas e Habilidades Conceituais.
...