Atps completa RH 6º administração
Por: Iara Leguri • 8/4/2015 • Trabalho acadêmico • 3.139 Palavras (13 Páginas) • 183 Visualizações
Centro Universitário Anhanguera de Santo André
Administração de Recursos Humanos
Os novos desafios de gestão de pessoas.
Agregando pessoas, aplicando pessoas.
Mantendo Pessoas
O futuro da gestão de pessoas
Professora Adriana Magozzo
Aline Rodrigues Martins 3725691149
Camila Sena Batista 4200066911
Damares Almeida Oliveira 3715645030
Giovanna Lima de Souza 3786740949
Iara Juliana Teixeira Lima 3723686025
Thais Gois Sousa 6826505379
ÍNDICE
Introdução.................................................................................................................................03
Etapa 1.
Aula-tema: Os novos desafios da gestão de pessoas.
- Gestão de pessoas..........................................................................................................04
Etapa 2.
Aula-tema: Agregando pessoas. Aplicando Pessoas
- Questionário com gestor: Recrutamento e seleção/Avaliação de desempenho............06
- Relatório: Histórico da empresa SPTrans.....................................................................07
Etapa 3.
Aula-tema: Mantendo pessoas
- Plano de ação para manter colaboradores.....................................................................11
Etapa 4.
Aula-tema: O futuro da gestão de pessoas
- Planos de ação e estratégias para auxiliar o dia – a – dia..............................................12
Conclusão.................................................................................................................................13
Referencias Bibliográficas......................................................................................................14
INTRODUÇÃO
Abordaremos conceitos de RH e gestão de pessoas, onde há duvidas sobre seus significados. O RH é um departamento que é responsável pela folha de pagamento e da contratação do profissional, que exigia desse profissional apenas experiência e técnica. O Contexto da Gestão de Pessoas tem como objetivos o comportamento organizacional e individual. Conceitos de RH ou de Gestão de Pessoas é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as “pessoas” ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação do desempenho.
Antigamente as empresas olhavam para seus funcionários de forma “bruta”, ou seja, seu colaboradores não tinha valorização e nem reconhecimento. Com as mudanças a gestão de pessoa mostra que o individuo pode sim ter uma habilidade a ser aprimorado, reconhecimento, valorização em termos de benefícios e salários.
Etapa 1.
Aula-tema: Os novos desafios da gestão de pessoas.
- Gestão de Pessoas
Os significados do termo RH ou Gestão de Pessoas: RH como função ou departamento, RH como práticas de recursos humanos ou RH como profissão. O Contexto da Gestão de Pessoas tem como objetivos o comportamento organizacional e individual. Conceitos de RH ou de Gestão de Pessoas é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as “pessoas” ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação do desempenho.
Objetivos da Gestão de Pessoas são ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão, ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão, proporcionar competitividade à organização, proporcionar à organização talentos bem treinados e motivados.
O processo é um conjunto de atividades estruturadas e destinadas a resultar em um produto especificado para um determinado cliente. É uma ordenação específica das atividades de trabalho no tempo e no espaço, com um começo, um fim, e entradas e saídas claramente identificadas. O movimento holístico na Gestão de Pessoas Com a abordagem sistêmica, a velha tradição cartesiana de dividir, segmentar e separar foi substituída por uma nova maneira de organizar a empresa. A ênfase agora está em juntar e não mais em separar. O foco não está mais nas tarefas – que são detalhes – mas nos processos que transitam de ponta a ponta. Não mais nos meios, mas nos fins e resultados. Não mais em cargos individualizados, separados e confinados, mas no trabalho conjunto feito em equipes autônomas e multidisciplinares. É o holismo: focar o todo e não as suas partes.
O Conceito de Gestão de Pessoas é uma área contingencial e situacional, pois dependem de vários aspectos como a cultura, estrutura, características, negócio e tecnologias da organização. A Gestão de Pessoas se baseia em três aspectos fundamentais: As pessoas como seres humanos: ou seja, com personalidade e história próprias, possuidores de conhecimento, habilidades e atitudes indispensáveis às organizações. As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais: que fornecem à empresa inteligência, talento, criatividade, comprometimento e renovação constante em um mundo de mudanças e desafios. Às pessoas como parceiras da organização: como parceiros, as pessoas investem conhecimento, esforços, etc. na empresa, na expectativa de obter retorno (salários, crescimento profissional, benefícios). Postura pró-ativa, comprometimento, responsabilidade são características de parceiros.
Atualmente podemos observar que as empresa estão se preocupando com os funcionários demostrando grandes avanços em relação tratamento, remuneração. Antigamente os funcionários eram tratados de forma horrorosa , sem valorização, sem reconhecimento, hoje é mais difícil existir esses métodos, mas também não é descartado. Hoje as empresa se preocupa em ver o lado do funcionário de forma que ambos sejam beneficiado, seja de conhecimento ou remuneração. No filme Tempos Modernos, mostra como o homem era forçado a submeter ao trabalho com maquinas que determinava velocidade da linha de produção, repetições e superiores como chefes, lideres e presidente que não reconhecia o trabalho dos seus funcionários e os-tratava como “escravos” com carga de horaria de trabalho muito extensa.
...