Atps de Competencias Profissionais Etapa 01
Por: NayaraAdm • 22/4/2015 • Trabalho acadêmico • 3.198 Palavras (13 Páginas) • 437 Visualizações
[pic 1]
Andreia Alves
Nayara Costa de Souza
Yara Cecília Lopes
ATPS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
Santo André
2014
Andreia Alves da Silva
RA 3200488521
Nayara Costa de Souza
RA: 3229533240
Yara Cecília Lopes
RA: 3730732993
ATPS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
Trabalho apresentado sob as orientações
da professora Viviane Kelly dos Santos
Sumário
Introdução
Etapa 01
Passo 01
Habilidades e competências necessárias para um administrador moderno 10
Passo 02 11
Teorias Administrativas 11
REFERÊNCIAS
GOLD, J. A empresa que aprende baseada no conhecimento. São Paulo: Pioneira, 1995.
Introdução
Este trabalho tem como objetivo mapeamento de normas e procedimentos, identificação de habilidades e processos, relacionamento e gestão de pessoas (Relacionamento Interpessoal, Ética, Visão Global,Conhecimento Tecnológico e de Novas Tendências, Inovação, Equilíbrio Emocional e Aprendizado Contínuo).
Etapa 01
Passo 01
A palavra administração é traçar os objetivos propostos pela organização e torná-los em uma ação organizacional. Tomar decisões sobre os recursos disponíveis, e atingir os objetivos. É gerenciar uma organização, obtendo informações fornecidas pelos profissionais, e prevendo consequências das decisões que foram tomadas.
O conceito de administração foi criado acerca de 3.000 a.C. onde surgiram os primeiros dirigentes e funcionários administrativos profissionais segundo Maximiano. Com o passar dos tempos, alguns conceitos mudaram, de acordo com a necessidade e com as circunstâncias de cada época. Segundo Maximiano a partir do século XXI ocorreram várias mudanças em todos os ambientes da Administração: competitivo; tecnológico; econômico e social, o que levou ao surgimento de novas técnicas e conceitos na Administração.
Por milhares de anos, os administradores têm lutado pelas mesmas questões e problemas que confrontam os executivos hoje. Por volta de 1100 a.C., os chineses praticaram as quatro funções da administração – planejar, organizar e assessorar, liderar e controlar. Entre 400 e 350 a.C., os gregos reconheceram a administração como uma arte separada e defendiam a abordagem científica do trabalho. Os romanos descentralizaram a administração de seu vasto império antes do nascimento de Cristo. Durante os tempos medievais, os venezianos padronizaram a produção por meio da utilização da linha de montagem, construindo armazéns e utilizando um sistema de estoque para monitorar os conteúdos. Através da história, porém, a maioria dos administradores operou estritamente numa base de tentativa e erro. Os desafios da Revolução Industrial modificaram essa situação. A administração surgiu como uma disciplina formal na virada deste século.
Primeiros conceitos e influências da Administração
Limitações de comunicação e transportes retardaram o crescimento dos primeiros negócios. Consequentemente, os aperfeiçoamentos nas técnicas de administração não melhoram substancialmente seus desempenhos. Entretanto, a Revolução Industrial modificou esse panorama. As empresas cresceram e se tornaram mais complexas, aperfeiçoamentos menores em táticas administrativas produziram aumento avassalador na quantidade e qualidade da produção. O surgimento das economias de escala – reduções no custo médio de uma unidade de produção à medida que o volume total cresce – levou os administradores a lutarem por mais crescimento. As oportunidades para produção em massa criadas pela Revolução Industrial geraram um pensamento intenso e sistemático sobre problemas e questões administrativas.
Houve a evolução do pensamento administrativo através das décadas. Essa perspectiva histórica é dividida em duas seções principais: abordagens clássicas e abordagens contemporâneas.O período clássico se estendeu desde meados do século XIX ate os anos 50. As principais abordagens que surgiram foram: administração sistemática, administração científica, burocracia, gestão administrativa e relações humanas.
Abordagens Clássicas
Administração Sistemática - Surgiu a partir dos pensamentos de Adam Smith, que acreditava que a administração das fábricas, o centro do crescimento norte-americano, era caótica e suas ideias ajudariam a sistematizá-las. A maioria das tarefas organizacionais era subdividida e executada segundo o trabalho especializado. Entretanto, a coordenação ruim entre os subordinados e entre os diferentes níveis administrativos causava problemas frequentes e paradas no processo produtivo.
A abordagem da administração sistemática buscou construir procedimentos e processos específicos nas operações para assegurar a coordenação dos esforços. A administração sistemática enfatizava operações econômicas, assessoria adequada, manutenção de estoques para atender à demanda dos consumidores e ao controle organizacional.
Administração Científica - Criada por Frederick Taylor, um jovem engenheiro, que descobriu que a produção e o pagamento eram ruins, que a ineficiência e as perdas eram prevalentes e que a maioria das empresas possuía um grande potencial não utilizado, uma falha da administração sistemática. Ele concluiu que as decisões administrativas eram assistemáticas e que não existia pesquisa para se determinarem os melhores meios de produção. Com isso, Taylor introduziu uma segunda abordagem administrativa, administração científica. Essa abordagem defendia a aplicação de métodos científicos para analisar o trabalho e determinar como completar as tarefas de produção eficientemente. Outro elemento dessa abordagem era o uso de gratificação diferenciada, que consistia no pagamento de quantias adicionais aos trabalhadores quando eles excedessem níveis-padrão de resultado em cada trabalho.
...