Atribuições dos líderes organizacionais
Pesquisas Acadêmicas: Atribuições dos líderes organizacionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: debyeloyde • 27/11/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 1.643 Palavras (7 Páginas) • 648 Visualizações
2.ATRIBUIÇÕES DOS LÍDERES ORGANIZACIONAIS
2.1. Estrutura Organizacional
A estrutura da empresa é o esqueleto sobre o qual se apoiam todas as forças que a fazem viver:
• Informações.
• Instruções.
• Ordens.
• Ligações estruturais (comunicação).
A representação gráfica de uma estrutura é geralmente feita por um organograma.
É importante conhecer alguns conceitos fundamentais relacionados à estrutura da empresa.
A organização é um conjunto de pessoas que fazendo uso de métodos e de recursos materiais e patrimoniais busca determinados resultados balizados por um conjunto de princípios, crenças e valores. Veja a figura a seguir:
Figura – Conceito de organização.
Há organizações com fins lucrativos (empresas) e sem fins lucrativos (ONGs, instituições governamentais etc.). Uma empresa, portanto, é um tipo específico de organização: ela busca lucros, como ilustra a figura a seguir. Quando se fala em organização se deve ter em mente que ela abrange o conjunto de meios materiais e humanos. Como foi visto acima, a organização constitui-se de pessoas, métodos e recursos materiais e patrimoniais.
A empresa produz uma oferta ao Mercado, visando ao lucro, de forma a atender às necessidades dos clientes.
Figura
A estrutura é o conjunto de pessoas e a forma como elas se relacionam dentro da empresa. A estrutura é representada pelo organograma. A palavra organograma remete a órgão.
Já o órgão é um grupo coerente de pessoas reunidas sob uma autoridade única a fim de assumir, em caráter permanente, uma função determinada. Em um órgão complexo a autoridade hierárquica se exerce por meio de delegações sucessivas: da Alta Direção para os responsáveis pelos órgãos de conjunto até chegar aos chefes de órgãos de base.
A representação de indivíduos por meio de pontos, (como mostra a figura a seguir) significa que a autoridade hierárquica se exerce fundamentalmente sobre pessoas e, por meio das mesmas, sobre os órgãos por elas comandados.
Figura – órgão de conjunto ou órgão complexo. Fonte: Simeray (1970, p. 7)
O órgão exibido na figura anterior é composto por um chefe do qual dependem de subordinados diretos (3) e subordinados indiretos (12) por intermédio dos precedentes.
A autoridade hierárquica se exerce unicamente sobre pessoas. Por ser comum a expressão “autoridade sobre um grupo”, tal expressão pode ser aceita, mas deve-se dizer “autoridade sobre os membros do grupo”.
De acordo com Sumeray (1970), o órgão deve ser permanente. Os grupamentos temporários ou episódicos são grupos operacionais ou de estudo, comissões, comitês etc. A criação de um órgão corresponde a uma necessidade permanente da empresa.
Quanto ao papel, o órgão é criado porque a empresa tem uma dada necessidade. O papel de um órgão é atender a tal necessidade.
Sendo assim, o papel do órgão Relações Públicas é zelar para que a empresa tenha uma imagem favorável perante o público. Outro exemplo: O papel do órgão Marketing é conhecer o cliente (suas necessidades, desejos e preferências) e fazer a empresa conhecida por eles. Ou ainda: o papel do órgão Produção é produzir a oferta ao mercado (produto ou serviço) que atende às necessidades dos clientes.
O papel de uma pessoa (e, por extensão de um órgão) é definido pelo conjunto de atribuições, isto é, conjunto de obrigações e poderes. Dentro de uma empresa cada um tem um papel (exerce uma função) e possui determinadas atribuições.
Quanto ao cargo, qualquer pessoa ocupa um cargo na organização, isto é, quando uma pessoa é admitida numa organização ela passa a ter um cargo (o encargo, a responsabilidade) de desempenhar um dado papel (ver figura a seguir). Por isso a pessoa realiza um conjunto de atividades/tarefas/operações que produzem resultados, que atendem a uma dada necessidade da organização.
Figura – Cargo, responsabilidade e autoridade
Numa organização as pessoas são encarregadas de responsabilidades e prestam conta delas; e gozam de prerrogativas (direitos) e fazem com que tais prerrogativas sejam respeitadas.
A pessoa recebe atribuições (veja a figura a seguir) porque ocupa um dado cargo. Se a pessoa muda de cargo, ela muda de atribuições. A estrutura da empresa pode ser considerada como um conjunto ordenado de cargos.
Figura – Atribuições
Quanto à autoridade, para que a empresa realize seus objetivos é necessário que exista um centro de impulsos, cuja influência seja transmitida regular e harmoniosamente aos diversos órgãos que a constituem. Este centro de impulsos é a Alta Administração da empresa, que transmite ordens sob a forma de mensagens dos mais diversos tipos. A autoridade é o direito de comandar, isto é, de decidir, de dar ordens e de supervisionar a execução destas ordens.
Já a delegação de autoridade (entrega de poder a outrem) é definida por um conjunto de atribuições que especificam responsabilidades e prerrogativas. A responsabilidade não pode ser delegada. O comando ao delegar autoridade não diminui a sua própria responsabilidade, porém deixa de intervir nas decisões que foram delegadas.
Exatamente! A autoridade hierárquica é a autoridade delegada sobre as pessoas. Ela é confiada ao chefe do órgão no qual são agrupadas as pessoas. Se o órgão comandado é complexo (órgão conjunto), seu chefe deverá subdelegar sua autoridade aos responsáveis pelos órgãos que dele dependem, assim fazendo progressivamente, até chegar aos responsáveis pelos órgãos de base.
A delegação de autoridade confere a quem a recebeu total responsabilidade perante a autoridade que delega, tanto para a tomada de decisão quanto para a supervisão de sua execução.
Uma ordem deve
...