Auto desenvolvimento aula 3 Direito e legislação
Por: celta08 • 7/6/2015 • Trabalho acadêmico • 352 Palavras (2 Páginas) • 300 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 2]
Disciplina: Direito e Legislação
Nome | |
RA | |
Atividade de Autodesenvolvimento
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]
Disciplina: Direito e Legislação
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Direito e Legislação, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
Princípio da capacidade contributiva:
Com base neste princípio podemos concluir que o mesmo possibilita o legislador tributar de uma forma mais justa, visando a igualdade entre os contribuintes tendo como referência a ordem jurídica tributaria para se obter uma sociedade mais equilibrada, ou seja o princípio de capacidade contributiva tem como objetivo estabelecer os tributos corretos para cada contribuinte de acordo com suas rendas e riquezas. Sendo assim a capacidade econômica de cada contribuinte é que determina o nível ideal de tributação que será aplicado sobre os rendimentos do mesmo, isso de acordo com a constituição federal que faz a expressão em seu artigo 145: “capacidade econômica como sinônimo da capacidade contributiva’.
Tabela do Imposto de renda e capacidade contributiva:
O imposto de renda tem suas alíquotas baseada nos rendimentos mensais e anuais do contribuinte, ou seja de acordo com sua capacidade econômica. Na tabela do imposto de renda podemos notar que a partir do rendimento mínimo definido pela constituição federal que seria de R$ 1.787,77 em diante o contribuinte já passa a obter aplicações de alíquotas e deduções de parcelas para o Imposto de renda, caso a renda do contribuinte seja inferior a mínima estipulada pela Receita Federal o mesmo não sofre deduções de sua renda. Agora se for igual ou superior o mesmo já passa a se encaixar na tabela que pode sofrer variações nas porcentagens das alíquotas com mínimo de 7,5% e máximo 27,5% de acordo com seus rendimentos. Sendo assim podemos relacionar a tabela de Imposto de renda e o Princípio da Capacidade Contributiva, tornando-se claro que quando maior a renda e as riquezas dos contribuintes maior a sua capacidade de contribuir, isto se aplica com o objetivo te obtermos uma sociedade mais justa e Igualitária, ou seja é a tentativa de tornar os impostos com um caráter mais pessoal sempre que possível.
Referências Bibliográficas:
http://www.webartigos.com/artigos/o-principio-da-capacidade-contributiva-como-instumento-da-justica-tributaria/74866/
http://jus.com.br/artigos/4138/o-principio-da-capacidade-contributiva
.
...