Avaliação de Cargos e Salários: A avaliação
Por: Cibele Duarte • 26/3/2019 • Trabalho acadêmico • 588 Palavras (3 Páginas) • 323 Visualizações
Avaliação de Cargos e Salários:
A avaliação de cargos é um processo que faz parte da elaboração do Plano de Cargos e Salários e é comumente realizado após a definição da estrutura de cargos, pois considera os fatores definidos na descrição das atividades. Esta prática tem como objetivo atribuir valor para cada cargo da organização, conforme o seu grau de relevância, assim como, inseri-los em uma hierarquia, que posteriormente norteará a estrutura de salários. (CHIAVENATO, 2010).
A gestão de cargos e salários ocupa uma posição-chave no recrutamento e manutenção dos recursos humanos das empresas, pois estas precisam propiciar um ambiente de motivação e produtividade, eliminando as incoerências e distorções que possam causar desequilíbrios salariais ou a insatisfação das pessoas
Segundo PONTES (1993, p. 19): O equilíbrio interno é conseguido através de uma correta avaliação dos cargos, de forma a manter uma hierarquia. O equilíbrio interno é muito importante porque os funcionários comumente julgam a equidade de suas remunerações, comparando-as com as dos demais empregados. Muitas vezes, a insatisfação com a remuneração advém da diferença de remuneração entre cargos e pessoas, quando não são visíveis maiores responsabilidades, produtividade, conhecimento e capacidade.
O equilíbrio externo é obtido através da adequação salarial da organização frente ao mercado de trabalho. Também é muito importante o equilíbrio externo, uma vez que os funcionários julgam a equidade de suas remunerações comparando-as com as dos ocupantes de cargos similares em outras organizações. Além disso, quando o equilíbrio externo não é mantido, a empresa tem dificuldades em conservar seus talentos profissionais.
- Organograma Loja:
[pic 1]
- PERFIL DE CARGOS
Caracteriza por vertentes em relação à vaga ofertadas. Informação importante do cargo que se pretende preencher.
Cargo- papel desempenhado pelo individuo na organização. É por meio do cargo que se pode saber que a pessoa faz na organização, quais suas responsabilidades sua importância e o nível hierárquico que ocupa.
O papel do cargo se baseia na compreensão de conhecimentos, mas aprofundados do mesmo por meio de:
- Desenho de cargo – compõe as atividades nas organizações.
- Análise de cargo – busca verificar os requisitos necessários para o andamento das tarefas, que o ocupante faz.
- Discrição de cargo – é uma especificação do que é necessário para ocupar aquele cargo.
Identificamos na empresa os perfis de funcionários ele possuindo características como: responsabilidades, habilidades, e suas atribuições sejam onde for o setor que o mesmo pertence.
- Base Salarial:
[pic 2]
O modelo mais adequado e adotado é o citado por Decenzo e Robbins (2003, pag.71) “O modelo contingencial é a abordagem mais complexa e envolvente e que leva principalmente em conta duas variáveis: as diferenças individuais das pessoas e as tarefas envolvidas no trabalho”, pois esta abordagem preocupa-se com a estrutura da organização, a tarefa a ser desempenhada e se o ocupante tem perfil para desempenhar a respectiva tarefa, que se identifica com acultura organizacional da empresa.
- Vantagens:
Buscam trazer ao colaborador maior facilidade e conveniência, evitando que o mesmo tenha preocupação com alguns assuntos. As organizações podem fornecer os benefícios totais e parciais. Quando faz o uso de benefícios, as necessidades de seus colaboradores são atendidas, diminuindo o índice de rotatividade, de absenteísmo, estresse e, conseqüentemente, a organização se torna mais competitiva perante seus concorrentes.
...