BASE DE ADMINISTRAÇÃO II
Tese: BASE DE ADMINISTRAÇÃO II. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabriciamaria • 9/5/2014 • Tese • 633 Palavras (3 Páginas) • 320 Visualizações
2 FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO II
O fundamental na administração é o conhecimento. No momento em que o senhor Alexandre Tadeu da Costa saiu de casa para revender chocolates para outra indústria, não tinha conhecimento sobre tal mercado, mas muito observador, soube visualizar as deficiências deste mercado e o potencial de exploração. Mesmo com poucos recursos começou sua indústria própria que só deu certo porque ele seguiu os princípios da administração;
Planejamento: pensou com cautela como fazer, comprou a matéria prima necessária;
Organização: procurou mão-de-obra especializada e delegou a tarefa para ter qualidade no produto assim começando a conquistar o consumidor;
Direção: aprendeu a dirigir sua empresa buscando todo o conhecimento necessário, se aprofundando e conhecendo o mercado, ou seja, seus consumidores diretamente.
2.1 TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO II
Mesmo tendo o lado burocrático para a abertura de uma empresa como essencial e indispensável, o principal ingrediente para uma receita de sucesso no mercado empresarial é ter uma boa idéia, ou melhor, uma ótima idéia. Isso serve para qualquer área de negócio, seja um produto novo ou melhor que os já existentes, seja uma prestação de serviço, em qualquer situação a idéia é o foco principal.
Tendo essa idéia clara na cabeça vem a busca por conhecimento a respeito, com motivação, dedicação e vontade de aprender. Como por em prática suas idéias? Onde será o local mais apropriado, verificar na prefeitura se o local pode ser usado, se é possível obter licença da vigilância sanitária e ambiental do município? Qual o publico alvo do negócio? Quanto de capital será preciso investir? Tendo recolhido o máximo de informações, é a hora da busca por recursos financeiros: de onde virão esses recursos? Quanto tempo será necessário para recuperar o investimento? Nesta busca muitas vezes é preciso conquistar a confiança de investidores que acreditem na idéia e venham a investir. Tendo montado todo o plano inicial já teremos um local, os recursos financeiros e o público alvo.
Agora, usando as informações recolhidas sobre o mercado, busca-se a matéria-prima e a mão-de-obra necessárias. Assim passamos para a parte das formalidades. Para iniciar uma atividade empresarial deve-se escolher um nome à razão social, tendo o cuidado de não repetir ou copiar um nome já existente. Para tanto pode- se verificar na junta comercial se o nome escolhido está disponível.
A documentação depende do tipo de atividade e exigências de cada estado ou município, por este motivo deve-se consultar e contratar um contabilista para ser o representante da empresa. Ele também será responsável pela abertura e pelo controle das finanças da empresa.
A documentação inicial para a abertura de uma empresa abrange a declaração de empresa individual que é um formulário que pode ser comprado em papelarias, e o contrato social onde vão constar os dados da empresa, qual a atividade, o objetivo, a finalidade da empresa, o valor do investimento, os dados do proprietário ou se for o caso de sociedade os dados, direitos e deveres de cada sócio.
Documentos para o contrato social; cópias autenticadas, de CPF,
...