TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BASE: O IMBATIVEL EXECUTIVO DE RESULTADOS

Por:   •  25/10/2016  •  Artigo  •  1.367 Palavras (6 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 6

DISCIPLINA – SISTEMAS DE PRODUÇÃO

        

BASE: O IMBATIVEL EXECUTIVO DE RESULTADOS

TEMA 01: “Considerando os tempos atuais, para você, o que é ser um gestor. Quais desafios você espera encontrar? Quais são os seus pontos fracos?”.

Gestor é o líder, o primeiro a chegar, o último a ir embora, aquele que puxa a fila, que incentiva a equipe, que consegue gerir conflitos, que se posicione de forma firme, mas não arrogante, e que seja o exemplo de dedicação. Meus principais desafios junto ao fato de ser gestor é o momento do mercado, e saber aceitar que infelizmente muitas das vezes cortes demissionais são feitos, não baseados no histórico, mas no momento econômico da empresa e do país. Meus pontos fracos são a centralização, tenho dificuldades em delegar atividades, e absorver para mim os problemas do trabalho, acabo não “desligando” e estou em finais de semana e além do horário trabalhando, e isso frequentemente acarreta em problemas de saúde, devido estar sempre somatizando os problemas profissionais.

TEMA 02: “Como você se avaliaria em cada um dos seguintes itens: adaptação à mudanças, lidar com crises, capacitar pessoas, delegar tarefas, comunicar, lidar com as diferenças?”.

Quando eu ainda estava no ensino fundamental, me lembro de ter lido uma frase do Charles Darwin que mudou minha forma de pensar, “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”. Depois desse dia, nunca mais fui o mesmo, o exemplo disso tudo é minha carteira de trabalho, tenho carimbo de técnico em laboratório, vendedor, professor, gerente, consultor, enfim, sempre me adaptei bem em tudo. Aceitar pressão, e lidar com crises, nunca foram problemas do outro mundo, sempre me deparei com situações problemáticas. Capacitar pessoas, sempre gostei, acho nobre, adoro passar conhecimento, nunca tive medo de alguém “roubar o meu posto” se o colega for melhor, mérito dele. Delegar tarefas, esse é o ponto fraco, tenho problemas com isso, mas tenho trabalhado essa questão, estou sempre me policiando, e trabalhando esse processo, acho que já consegui evoluir bem. Comunicar, é tranquilo, avalio que consigo ser um bom ouvinte, para saber entender o passa com a equipe, e claro trabalhar as opiniões e colocar em pratica. Lidar com diferenças, é entender os pontos fracos e fortes dos integrantes da equipe, e não cobrar aquilo que o colaborador não pode entregar.

TEMA 03: “Porque a ciência da administração tem tratado tanto do tema “mudanças”? Porque o ambiente empresarial moderno gera esse foco na constante readaptação? Quais são os aspectos positivos e negativos desta eterna mutação?”

Vejo muito pela necessidade da organização se manter no mercado, a competividade entre empresas concorrentes, e internamente entre colaboradores, visto que todos buscam novas conquistas, proporcionam essa “ciranda” de possibilidades. Sobre as mudanças, a estratégia que deu certo ontem, provavelmente hoje precisará ser readaptada para continuar mantendo o sucesso, e nesse processo as mudanças são constantes, juntamente com a readaptação de equipes e a da organização a nova forma de trabalho. Uma determinada rádio já tem em seu slogan, em 20 minutos tudo pode mudar, ou seja, no mundo competitivo em que vivemos, a velocidade de transformação é constante, muito até devido à comunicação e a internet. Os pontos positivos são as possibilidades de novas conquistas diariamente, essa mesma velocidade pode impulsionar carreiras, trazer conhecimentos novos e levar a lugares e cidades incríveis. Com relação aos negativos, a pressão é constante, para se manter ao “sol”, os esforços são permanentes, e o preço é a ausência do social, do tempo cada vez menor com a família, e do lazer quando se é possível.

TEMA 05: “Não visão do autor, quais seria as tarefas MAIS NOBRES para o gestor”? Quais seriam as MENOS NOBRES? Como então um gestor deveria dividir seu tempo no dia-a-dia?

Entendo que as tarefas mais nobres estão na orientação do trabalho, distribuição das tarefas junto à equipe, resolução de problemas, gerenciamento do tempo, estabelecimento dos objetivos, tomadas de decisões, e demais responsabilidades gerenciais que demandam. Mas menos nobres, estão ligadas diretamente a execução direta das atividades, e a ausência do gerenciamento, se o gestor está executando, quem está fazendo a gestão? A gestão do tempo está ligada as divisões das atividades, principalmente no atingimento dos objetivos da equipe, e de acordo com o ramo de atividade, esse objetivo deve ser ligado a resultados.  

TEMA 06: “Como você se avaliaria em cada um dos seguintes itens: apoio a outros, capacidade de compartilhar (recursos e ideias), líder? O autor deixa implícita uma diferença entre ser um ícone inalcançável e ser “apenas” um modelo. Que diferença seria essa?”

TEMA 07: “Como você se sente quando pensa na responsabilidade de ser capaz de “aperfeiçoar o elemento humano”. Quais são os desafios que estão envolvidos no processo de “aperfeiçoar” alguém? Você é empreendedor? Qual é a importância de ser empreendedor”?

Um grande desafio. Mas antes de discutir a questão, acho importante descrever que defendo a tese que todos nos estamos em permanente aprendizado, nas mais diferentes esferas do conhecimento e do nosso cotidiano. Aperfeiçoar um colaborador é gratificante, ver o sucesso do mesmo posteriormente, é inigualável, porém não é fácil quando o colaborador não tem essa consciência, ou falta o interesse, acredito que o ingrediente principal seja o desejo do mesmo em vencer na carreira, de crescer profissionalmente, mas antes de tudo existi o trabalho de conscientização, da importância de uma maior dedicação, da busca do conhecimento, de nortear o colaborador, e incentivar ao crescimento. Consigo ser um bom empreendedor, acredito que consigo em algumas oportunidades pensar “fora da caixinha”, e a importância de ser empreendedor é a possibilidade de estar e pensar à frente, no mercado dinâmico e de mudanças frequentes, quem não empreende tem um sério risco de ficar fora do mercado atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (77 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com