COACHING PARA O DESENVOLVIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES
Por: LCPereira • 10/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.903 Palavras (8 Páginas) • 302 Visualizações
[pic 1]
JOSIANE pRISCILA DA SILVA
COACHING PARA O DESENVOLVIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES
Campinas
2017
JOSIANE PRISCILA DA SILVA[pic 2]
[pic 3]
COACHING PARA O DESENVOLVIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES
Trabalho de Conclusão de curso da Faculdade Anhanguera de Campinas Unidade Ouro Verde (IV) no curso de Administração.
Orientadora: Profa. Carina Alfieri Silva
CAMPINAS
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 9
1.1 O Problema 15
2 OBJETIVOS 17
2.1 Objetivo Geral ou Primário 17
- Objetivos Específicos ou Secundários 17
3.JUSTIFICATIVA 18
4 METODOLOGIA (PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS)...............................19
5 ESTRUTURA DO TRABALHO ............................................................................20
6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 21
7 METODOLOGIA 35
REFERÊNCIAS 39
1. INTRODUÇÃO[a]
Partindo da premissa de que há uma necessidade natural de sobrevivência das pessoas e organizações, deve-se adaptar para evoluir e evoluir para sobreviver. Para se adaptar aos novos desafios, as organizações precisam de pessoas com capacidades e habilidades específicas para lidar consigo mesma e com as equipes que buscam constantemente o seu crescimento pessoal e profissional sem necessariamente ter um compromisso permanente com a organização, mas com sua própria carreira.
Neste contexto surge o coaching. Uma nova ferramenta para o desenvolvimento das pessoas nas organizações. O coaching é um processo que envolve, pelo menos, duas pessoas: o coach (profissional de coaching) e o cliente (ou coachee). Através de técnicas, perguntas diretivas e tarefas, o coach ajuda o cliente a desenvolver suas habilidades e capacidades.
Esta pesquisa pretende abordar o coaching e sua utilização nos processos de atendimento a empresa, equipe ou grupo de pessoas. Objetivando, responder até que ponto o coaching pode ajudar no desenvolvimento das organizações.
SÍNTESE da área de Atuação desenvolvida pelo processo de COACHING.
- Conceitos e fundamentos humanos
- Processo Evolutivo;
- Crenças Limitadoras
- Técnicas; Ferramentas
- Roteiros estruturados;
- Processo de Identidade;
- Aprendizagem acelerativa
- Princípios da Psicologia Positiva;
- Princípios da PNL
- Tipos de Liderança;
FERRAMENTAS DESENVOLVIDAS
- Teste de Perfil Comportamental;
- Roda da Vida;
- Rapport;
- Patrocínio Positivo
- Auto feedback;
- Tríade do Tempo;
- Rota de Ação;
- Auxiliares Linguísticos;
- Visão de Futuro
- Escala/ Comprometimento;
Assim, mostra-se o histórico do conceito coaching, como surgiu, suas características, seu uso, seu diferencial em relação a outras técnicas similares e explica o processo básico de coaching e suas aplicações nas organizações. E analisa as relações do coaching com o funcionário e de que formas diferentes o primeiro pode ajudar no desenvolvimento do segundo, e seus benefícios nas organizações.
Coaching é um processo com foco 100% em SOLUÇÃO, visa apoiar a pessoa que busca um desenvolvimento sejam com foco pessoal ou profissional.
Coaching é um processo de ferramentas utilizadas para ajudar uma pessoa a alcançar seu objetivo de forma mais rápida e precisa.
O Processo de Coaching auxilia uma pessoa a despertar o seu potencial máximo rapidamente e produzir resultados mais satisfatórios em sua vida pessoal e profissional.
Princípios para Mudança da Mentalidade segundo a Silcoaching são quatro:
1 - ) ACEITE A CONDIÇÃO DE VIDA ATUAL; Reconheça onde você está hoje não importa as dificuldades. Stephen William Hawking é um físico teórico e cosmólogo britânico e um dos mais consagrados cientistas da atualidade, em entrevista ele respondeu que aos 21 anos de idade, a expectativa de vida foi reduzida a zero, então cada dia pra mim é um bônus, então vou fazer o meu melhor.
2 - ) CULTIVE A PAZ; Não espere as dificuldades passarem para ter paz interior, busque seu equilíbrio interno independente do que estiver acontecendo.
Controle seus pensamentos, selecione, coloque um filtro para sua própria seleção, nem tudo podemos selecionar para que nos chegue aos ouvidos ou aos olhos, mas nos cabe decidir o que fica em nossa mente para atuar em nossa nova mentalidade.
3 - ) VIVA O ESTADO DE GRATIDÃO; Não é uma palavra ou sentimento é um estado de espírito que deverá ser mantido. Escolha um momento que você se sentiu grato, traga a memória e reviva este momento quando se sentir insatisfeito. Não pense que o mundo, ou alguém lhe deve alguma coisa, todos nós temos algum momento para reviver este sentimento e o transforme em estado.
4 - ) VIVA EM EXPECTATIVA POSITIVA; Esperar o que há de melhor para acontecer. O seu potencial com a nova mentalidade será capaz de buscar resoluções as situações vividas. Ter Propósito definido é essencial, mas o planejamento não poderá ser deixado de lado, e ninguém planeja o negativo. Ter um propósito definido não é esperar que ele se realize para ser feliz, ter um propósito já faz parte da mentalidade positiva.
Em uma entrevista concedida para a Forbes, Steve Jobs afirmou que foco não era dizer “sim” para aquilo em que você deseja focar, mas sim saber dizer “não” para as outras milhares de boas ideias.
...