CONCEITO DE GESTÃO FINANCEIRA
Trabalho acadêmico: CONCEITO DE GESTÃO FINANCEIRA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Inajara1 • 27/10/2014 • Trabalho acadêmico • 4.427 Palavras (18 Páginas) • 422 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 CONCEITO DE GESTÃO FINANCEIRA 4
2.1.1 GESTÃO FINANCEIRA E FLUXO DE CAIXA 5
2.1.2 PRINCIPAIS DECISÕES DE INVESTIMENTO 6
2.1.3 RISCO E RETORNO 7
2.1.3.1 A RELAÇÃO RISCO E RETORNO 8
2.1.4 PRINCIPAIS TIPOS DE ORÇAMENTO 9
2.1.4.1 ORÇAMENTOS GLOBAIS E PARCIAIS 9
2.1.4.2 ORÇAMENTOS A CURTO E EM LONGO PRAZO 10
2.1.4.3 ORÇAMENTOS PERIÓDICOS E CONTÍNUOS 10
2.1.4.4 ORÇAMENTOS FLEXÍVEIS OU VARIÁVEIS 10
2.1.5 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO 10
2.2 NOÇÕES DE ATUÁRIA 11
2.2.1 CONCEITOS DE ATUÁRIA 12
2.2.2 PREVIDÊNCIA NO BRASIL 12
2.3 DIREITO EMPRESARIAL 13
2.3.1 SOCIEDADES EMPRESARIAIS E SOCIEDADES SIMPLES 13
2.3.2 OBRIGAÇÕES DOS EMPRESÁRIOS E SOCIEDADES EMPRESARIAIS 14
3 CONCLUSÃO 16
4 REFERÊNCIAS 17
1 INTRODUÇÃO
No atual cenário brasileiro a administração de empresas é uma tarefa que exige muito esforço e conhecimento dos seus gestores. Inúmeras são as dificuldades enfrentadas, tais como: uma carga tributária muito pesada, competição direta com as grandes empresas internacionais, relações econômicas em constante transformação e os altos encargos trabalhistas são alguns dos obstáculos enfrentados.
O planejamento se faz necessário em todas as atividades da empresa, mas principalmente nas atividades da área financeira, onde os recursos são escassos e os riscos são grandes. Uma gestão financeira eficaz tornou-se atualmente um fator crítico de sucesso. Os administradores das pequenas e médias empresas precisam aprender que as finanças de uma empresa não podem ser administradas de forma intuitiva nem empírica. Ao fazer isso o empresário pode perder dinheiro sem nem saber onde.
Com o grande número de empresas que fracassam em suas operações por problemas financeiros, fica claro que o planejamento e controle financeiro são fundamentais para a sustentabilidade e crescimento de todas as organizações. Empresas de pequeno e médio porte estão mais suscetíveis a tais problemas, visto que as tarefas e responsabilidades são geridas por poucas pessoas e o volume de recursos pode ser mais escasso. Essas dificuldades financeiras podem estar associadas à falta de um planejamento e controle operacional e pela não utilização de ferramentas administrativas.
2 DESENVOLVIMENTO
A gestão financeira de uma empresa deve envolver um conjunto de ações e procedimentos administrativos que visam maximizar os resultados econômico-financeiros através da eficiência operacional e do controle das atividades financeiras. E isso não é tarefa fácil, por isso que o gestor deve se municiar de todas as ferramentas disponíveis que lhe auxiliem nessa tarefa.
O planejamento financeiro também não pode ser desconexo do resto da organização, seu propósito fundamental deve ser o de dar vida à estratégia da organização. Muitas empresas ainda geram o seu planejamento como um número apenas, baseado em um incremento sobre o ano anterior, com pouca ou nenhuma ligação com as definições estratégicas para o futuro da empresa.
O planejamento financeiro é a forma pela qual a empresa estabelece, antecipadamente, as ações necessárias e o modo de agir para alcançar seus objetivos e metas estratégicas.
Podemos definir planejamento como a tomada antecipada de decisões sobre o que fazer, antes da ação ser necessária. Planejar significa traçar as linhas gerais das coisas que devem ser feitas e dos métodos de fazê-los, a fim de atingir certos objetivos.
2.1 CONCEITO DE GESTÃO FINANCEIRA
A gestão financeira é uma área funcional presente em toda e qualquer organização, sendo uma área tradicional que vem ao longo do tempo crescendo em importância dentro das empresas.
O conceito e a importância das finanças no contexto empresarial têm assumido um papel preponderante, deixando de ser apenas um centro de apuração de resultado e análise de contas a pagar/contas a receber, para torna-se um ponto de fator crítico de sucesso.
A área financeira é responsável por viabilizar a atividade fim da empresa através da alocação de recursos. É na nesta área que as análises, decisões e direcionamento dos recursos da empresa são definidos.
A ótica de atuação do setor financeiro se resume em uma integração da obtenção de recursos, utilização destes e por fim controlá-los. Essa integração visão trazer duas respostas a empresa:
Controle estável da operação: É essencial que o custo necessário para a operacionalização do negócio (estoque, por exemplo) tenha estabilidade de forma a permitir que os compromissos e demandas não sofram impactos.
Rentabilidade: Toda empresa com fim lucrativo deve ter sua atenção voltada para a rentabilidade da operação, caso a empresa não seja rentável não tem porque permanecer operando. Esta análise é realizada, levantada e acompanhada pelo setor de finanças da empresa (independente do seu tamanho ou complexidade).
Assim como todo setor dentro da empresa, a gestão financeira possui objetivos claros, definidos e mensuráveis. Segue abaixo os principais:
Assegurar à empresa uma estrutura financeira equilibrada e que não coloque a organização em risco financeiro nem no curto nem no longo prazo. Este equilíbrio pode ser medido pela comparação entre as aplicações de capital efetuadas e as fontes desses mesmos capitais. É necessário avaliar as aplicações, rentabilidades e custos dos períodos visando buscar o ponto de equilíbrio.
Assegurar a rendibilidade dos capitais investidos (quer dos capitais próprios, quer dos capitais alheios). Esta rendibilidade pode ser verificada comparando o valor dos resultados obtidos com o valor dos próprios capitais investidos.
Garantir a estabilidade das operações
...