CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL
Por: Taina Ribeiro • 15/3/2021 • Projeto de pesquisa • 4.406 Palavras (18 Páginas) • 181 Visualizações
A QUALIDADE VIDA NO TRABALHO: FATORES QUE INFLUENCIAM AS ORGANIZAÇÕES
QUALITY AT WORK FACTORS THAT INFLUENCE ORGANIZATIONS
Rodrigo da Silva Rodrigues
Universidade Castelo Branco (UCB)
E-mail: Rodrigo160@gmail.com
Taina da Silva Ribeiro
Universidade Castelo Branco (UCB)
E-mail: tainadasilvaribeiro67@gmail.com
Prof. MSc. Gercton Bernardo Coitinho
Universidade Castelo Branco (UCB)
E-mail: gbernardo@castelobranco.br
RESUMO
O presente estudo tem como objetivo geral apresentar de que forma a qualidade de vida no trabalho pode influenciar na motivação dos colaboradores de uma organização. Essa questão esclarece os principais fatores de como devem ser estabelecidos a QVT e subsequentemente, quais benefícios trarão para a organização. Como objetivo específico apresentar a história da qualidade de vida no trabalho, conceituar a gestão de pessoas, mostrar o conceito de qualidade de vida, expor os fatores motivacionais que influenciam na qualidade de vida no trabalho, apontar os modelos de qualidade de vida no trabalho a fim de fundamentar o conteúdo com posições teóricas de diversos autores e exibir a consequência da falta de qualidade de vida no trabalho. Como métodos e tipo de pesquisa, caracterizou-se como descritiva. Quanto aos meios metodológicos, a pesquisa se apresenta como bibliográfica, documental, de campo e estudo de caso. Bibliográfica, pois recorreu a material já publicado, que se constituiu de livros, artigos de periódicos, dissertações e material disponibilizado em meio eletrônico. Documental, pois se utilizaram de dados de registros, anais, regulamentos, projetos, entre outros documentos que são conservados pela própria instituição em estudo. Conclui-se que a falta de qualidade de vida pode influenciar negativamente na motivação dos colaboradores na organização. Se a qualidade de vida no trabalho não for melhorada trará para a instituição prejuízos como: colaboradores insatisfeitos, baixa produtividade, estresse excessivo, dificultando a execução das funções e deixando os colaboradores mais desinteressados e desmotivados no andamento das atribuições.
Palavras-chave: Qualidade de Vida no Trabalho; Motivação; Gestão de Pessoas; Qualidade de Vida.
ABSTRACT
The present study has the general objective of presenting how the quality of life at work can influence the motivation of the employees of an organization. This question clarifies the main factors of how QWL should be established and subsequently, what benefits it will bring to the organization. As a specific objective to present the history of quality of life at work, conceptualize people management, show the concept of quality of life, expose the motivational factors that influence quality of life at work, point out the models of quality of life at work to in order to substantiate the content with theoretical positions of different authors and to show the consequence of the lack of quality of life at work. As methods and type of research, it was characterized as descriptive. As for the methodological means, the research is presented as bibliographic, documentary, field and case study. Bibliographic, since it used material already published, which consisted of books, journal articles, dissertations and material made available in electronic media. Documentary, since data from records, annals, regulations, projects, among other documents that are kept by the institution under study, were used. It is concluded that the lack of quality of life can negatively influence the motivation of employees in the organization. If the quality of life at work is not improved, it will bring losses to the institution, such as: dissatisfied employees, low productivity, excessive stress, making it difficult to perform functions and leaving employees more disinterested and unmotivated in the course of their duties.
Keywords: Quality of life at work; Motivation; People management; Quality of life.
INTRODUÇÃO
A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é um grupamento de ações de uma organização que envolve diagnósticos, inovações gerenciais, implementação de melhorias, tecnológicas e estruturais dentro e fora do ambiente de trabalho, visando conceder condições plenas de desenvolvimento humano para a realização do trabalho.
De forma geral, nos últimos anos a qualidade de vida no trabalho, tem sido motivo de grandes discussões no meio empresarial. Tal assunto está ligado a uma gama de fatores que se resume apenas em propiciar condições dignas, satisfatórias, motivadoras num clima harmonioso numa empresa.
Como o modelo de qualidade de vida proposto por Walton, pode contribuir para a análise do ambiente interno das organizações e diante das informações obtidas permite melhorar a produtividade? As hipóteses deste trabalho são: H1: O desempenho no local de trabalho dos funcionários está relacionado a um conjunto de fatores que afetam a saúde, os hábitos e o ambiente dos trabalhadores, o bem-estar dos funcionários e a qualidade de vida no trabalho (QVT). H2: As vantagens para as empresas que adotam o conceito, bem como a cultura de qualidade de vida no trabalho, são inúmeras. Produtividade, atenção e aumento de motivação, o ambiente organizacional melhora, há uma diminuição em despesas relacionadas com tratamentos de saúde, taxas de rotatividade ir para baixo, retenção de talentos e os lucros aumentam, entre outras coisas.
A QVT está associada à satisfação no trabalho, motivação, produtividade, saúde, segurança no trabalho, segurança e bem-estar, abrangendo quatro eixos principais: um ambiente de trabalho seguro; cuidados de saúde ocupacional; horário de trabalho apropriado; e um salário apropriado (PANDEY, 2018).
Como afirmado originalmente, o conceito abrange os efeitos do local de trabalho na satisfação no trabalho, satisfação nos domínios da vida não profissional e satisfação com a vida em geral, felicidade pessoal e bem-estar subjetivo. Além disso, melhorar a QVT dos funcionários afetará positivamente a produtividade da organização, enquanto a produtividade aumentada fortalecerá a QVT (SATTAR, 2018). O objetivo desse trabalho é analisar a qualidade de Vida no Trabalho e a produtividade, e os fatores influenciadores que exercem reflexos diretos e positivos na produtividade das empresas. Considera-se a qualidade de vida no trabalho como expansão do conceito de Qualidade Total, já que funcionários desmotivados e descontentes, seja por inúmeros fatores, não atingem as metas dos programas de qualidade. Assim, para este estudo se propõem os seguintes objetivos específicos:
...