CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Por: Emilyi • 6/2/2019 • Trabalho acadêmico • 846 Palavras (4 Páginas) • 125 Visualizações
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
ACADEMICOS: Emily.
O caso da escada na parede errada!
A cidade da Praia do Coral era uma cidade turística muito visitada, principalmente no verão. Sua população fixa girava em torno de 100 mil habitantes e, como tinha muitos imóveis de veraneio ou para investimento, arrecadava muito, mas não gastava na mesma proporção, Só para se ter uma ideia, se todos que possuíam imóveis na cidade resolvessem viver ali, a população saltaria dos 100 mil de hoje para algo próximo a 400 mil habitantes.
De uma maneira geral a cidade era tranquila, a população tinha uma renda per capta relativamente alta e oferecia muitos serviços encontrados apenas em grandes centros, pois era uma cidade cosmopolita, recebendo turistas de vários estados e países.
Os serviços públicos funcionavam com qualidade acima da média nacional e o município ostentava um dos melhores índices de desenvolvimento humano do país. Entretanto, Praia do Coral era uma cidade administrada de acordo com os interesses de pequenos grupos, seja pelo poder econômico, seja pela influência política de oligarquias que ali viviam desde a sua emancipação.
Um dia um jovem prefeito, empresário, se elegeu com a promessa de implantar no município práticas que ele como empresário empregava, as quais fizeram com que seus negócios alcançassem uma posição de destaque na região e nacionalmente. Assim, Maurício Macedo, próspero empresário, deu início à sua carreira como gestor público.
A cidade de Praia do Coral oferecia, como foi descrito, uma qualidade de vida acima da média dos municípios, mas pairava sempre uma sensação de que, pela arrecadação que tinha a cidade, poderia oferecer mais aos seus munícipes. Esse era um sentimento comum entre seus habitantes e agora com a eleição de um gestor tão capaz, a expectativa era de que as lacunas e deficiências percebidas pelos pagadores de impostos seriam finalmente solucionadas.
Depois de seis meses de governo, o prefeito Maurício decidiu colocar em prática algumas de suas ideias, implantando um sistema de câmeras de monitoramento que só existiam em países europeus, pois entendia que uma cidade turística precisava oferecer segurança aos turistas, o que poderia contribuir para fomentar a atividade turística. O investimento seria altíssimo e o gestor enfrentou o seu primeiro teste: a população quando soube pelo jornal e rádios locais, revoltou-se contra o prefeito, pois não viam naquele gasto algo que fosse prioridade.
Esse embate gerou um grande desgaste para o prefeito junto aos pagadores de impostos e eleitores, e o mesmo tentou explicar a todos que, do ponto de vista gerencial, aquele seria um investimento que traria mais recursos para o município no longo prazo. Para a população, aquele argumento era como se alguém colocasse uma escada para fazer manutenção, porém na parede errada.
Instruções:
Este exercício pode ser feito em equipe de no máximo 05 componentes. Lembre-se de colocar o nome de todos no exercício.
- Estruturação do problema:
- Qual é o problema demonstrado pelo caso acima, considerando o modelo de Administração Pública Gerencial e as melhores práticas de gestão?
R: O prefeito Maurício queria implementar mudanças na cidade, porém sem a consulta dos pagadores de impostos e eleitos, causando revolta. A ideia poderia até ser inovadora e presava a segurança, porém, o prefeito poderia utilizar os recursos que tinha em abundancia em outras áreas também. Como ele queria implementar a lógica empresarial do setor privado teria que seguir as características que ela possui, funcionar como catalisador dos interesses públicos; deve pertencer à comunidade; ser competitivo; ser orientado por uma missão; ser um governo orientado por resultados; orientar-se para o cliente; ser empreendedor; atuar de forma preventiva; descentralizar-se e; orientar-se para o mercado.
...