CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EXERCÍCIO DE PESQUISA
Por: Showman3 • 22/11/2018 • Trabalho acadêmico • 832 Palavras (4 Páginas) • 156 Visualizações
UNIVATES – UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI
DISCIPLINA DE DIREITO/LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
EXERCÍCIO DE PESQUISA
NOMER DO ALUNO: Arthur F Mena, Liezer Nicolau, Lucas Senter
Responda os seguintes questionamentos:
- Quais as consequências ou efeitos que a personalização das sociedades empresariais acarreta? Explique-as.
Resposta: A partir da criação do CNPJ a empresa ganha:
Titularidade negocial: é a sociedade empresaria que assume um dos polos da relação negocial como sujeito de direito autônomo. Titularidade processual: a pessoa jurídica pode demandar e ser demandada em juízo, tem capacidade para ser parte processual. Responsabilidade patrimonial: a sociedade terá patrimônio próprio inconfundível e incomunicável com patrimônio individual com seus sócios.
- A falta de registro da sociedade empresária implica em que tipo de consequência?’
Resposta: Ilegitimidade ativa para o pedido de falência e de recuperação judicial e ineficácia probatória dos livros comerciais. Os sócios responderão ilimitadamente pelas responsabilidades adquiridas em nome da sociedade e haverá repercussão nas obrigatoriedades tributárias do período de existência.
- Quais são os requisitos genéricos e os específicos de validade de um contrato social? Explique.
Resposta: Requisitos genéricos: A validade do contrato social depende de elementos que valiam processos jurídicos em geral: agente capaz, objeto possível e lícito, além da forma prescrita ou não defesa em lei.
Requisitos Específicos: todos os sócios devem contribuir com o capital social da empresa e todos os sócios participarão dos resultados da empresa, positivos ou negativos.
- Quais são as cláusulas essenciais e as acidentais de um contrato social? Explicar.
Resposta: Cláusulas essenciais:
Qualificação dos sócios: deve conter nome e qualificação dos sócios, quando PF o socio deve ser qualificado constando as seguintes informações: nacionalidade, estado civil, a profissão e, para as jurídicas a nacionalidade e sua sede.
Objeto social: atividade explorada economicamente pela sociedade.
Nome empresarial: nome que será utilizado pela empresa
Sede: qual o município sede da empresa
Prazo de duração: a sociedade pode ser contratada por tempo determinado ou indeterminado.
Capital social e quotas dos sócios: qual o valor do capital social e qual o tamanho das partes de cada socio.
Nomeação do administrador: estabelecer a representação legal da sociedade nomeando um ou mais administradores.
Clausulas Acidentais: dependem da vontade dos sócios de inclui-las ou não no ato constitutivo. O critério é a permissão para fazer tudo aquilo que não está proibido por lei.
- Em que consiste a denominada cláusula leonina no contrato social de sociedade empresária?
Resposta: clausula leonina é uma clausula considerava abusiva no contrato social com tendência a beneficiar desproporcionalmente um único lado.
- Quais as principais obrigações e direitos dos sócios no regime jurídico da sociedade contratual? Fundamentar.
Resposta: A responsabilidade dos sócios pelas obrigações da sociedade é sempre subsidiária, ou seja, eventual responsabilização pelas dividas empresariais.
Mesmo que não descritos em contrato, todo sócio tem direito a participação nos resultados, votar nas deliberações sociais, fiscalizar a administração, acervo social, preferência e retirada da sociedade.
- Quais as hipóteses de exclusão de sócio de sociedade contratual? Fundamentar.
Resposta: exclusão judicial: socio é excluído judicialmente mediante iniciativa de vários outros sócios por falta grave de cumprimento de suas obrigações ou por incapacidade superveniente.
Exclusão convencional: Ocorre em duas hipóteses, no caso do socio remisso (que não cumpre obrigação de ingressar com aquilo que prometeu no capital social) a decisão é facultativa dos demais sócios. E no caso do socio desleal, ocorre quando a parte representativa dos sócios correspondentes a mais da metade do capital social decidem que um sócio põem em risco a continuidade da empresa, em virtude de atos de inegável gravidade.
...