CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Por: Welton Aires • 1/10/2018 • Artigo • 538 Palavras (3 Páginas) • 170 Visualizações
[pic 1] | UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA NÚCEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇAO - UEMANET UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB DE SANTAINÊS | [pic 2] |
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - TURMA 2
TUTOR (A) A DISTÂNCIA: KERLA
DISCIPLINA: TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
ALUNO (A): WELTON JHON AIRES SILVA
1. A privatização da CVRD foi um processo conturbado. Quais os argumentos utilizados a favor e contra a privatização dessa organização? Pesquise informações complementares para reforçar sua justificativa.
Argumentos a favor: com a privatização, foi gerado emprego, aumentando a arrecadação do estado fortalecendo a economia. Agnelli buscou fazer parcerias com outros países fazendo com que a CVRD se tornasse uma empresa com reconhecimento profissional, dando um fim no monopólio político, pois antes da privatização a empresa era dirigida por administradores da elite que se importavam somente com interesses políticos deixando de lado as oportunidades que poderiam fazer a empresa crescer.
Argumentos contra: a venda das ações foi precipitada, pois elas valiam mais do que foi vendida. Se os administradores se preocupassem mais com empresa e não com seu bolsos investiriam mais, geraria lucros para o país, e em pouco tempo ela poderia se estabelecer e não seria preciso a privatização, que é importante destacar que a privatização trouxe grandes resultados positivos na CVRD.
2. Dê exemplos de cada uma das habilidades gerenciais que, segundo Katz, Roger Agnelli demonstrou possuir na condição de administrador do Bradesco e da CVRD.
Agnelli é um administrador nato, pois ele possuía características que o diferenciava, como:
- Tinha uma boa comunicação, facilidades em trabalhar com as pessoas e tinha o poder de influencia-las. E tinha amigos poderosos que o admiravam e lhe davam proteção.
- Empreendedor, negociador, perfil de líder, e experiente.
- Falava inglês fluente, o que facilitava a comunicação tanto interna como externa.
3. De que maneira as habilidades gerenciais mencionadas foram se tornando mais ou menos relevantes ao longo do percurso profissional de Roger Agnelli?
A partir do momento em que ele inicia sua gestão se torna uma referência, um ícone da administração brasileira, por sua eficiência e eficácia, capaz de adotar estratégias que dão resultados em curtos prazos. Por ser um profissional de atitudes que visa o bem esta da empresa e dos seus funcionários e da sociedade.
4. Quais os principais problemas com que Agnelli se deparou após a privatização da CVRD?
Com o estado de conflitos entre os administradores da parte responsável pela estratégia da CVRD, que estavam se desviando do foco que era a área de mineração e passando a apostar em celulose, fertilização e navegação de florestas etc. Estava havendo uma falta de compatibilidades de ideias dos administradores, gerando assim conflito que impedia a tomada das decisões imediatas e produtivas.
5. Quais os papéis que, segundo Mintzberg, Agnelli representou como administrador da CVRD? Dê exemplos de cada um deles.
...