Cadeia produtiva
Por: roberioadm • 26/4/2016 • Trabalho acadêmico • 2.878 Palavras (12 Páginas) • 311 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRÁRIAS
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
DOCENTE: LUCINALDO PERÍODO: 2014.1
DISCPLINA: ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
EQUIPE: ROBÉRIO PEREIRA MONTEIRO MATRÍCULA: 41313188
FELIPE CAMÊLO BATISTA MATRÍCULA: 41313186
PROJETO DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO
BANANEIRAS
2014
- INTRODUÇÃO
- CONCEITUAÇÃO TÉORICA
- ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA
- ERGONOMIA
- ARBODAGEM COMPORTAMENTAL
- EMPOWERMENT
- RESENHA CRÍTICA
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
- INTRODUÇÃO
O projeto de organização do trabalho é de grande importância para que possamos aprender mais sobre os conceitos teóricos e entender como foi o surgimento de cada uma delas, tais como Administração cientifica ou Taylorismo que é conhecida pela sua ênfase nas tarefas tendo como um de seus principais marcos a divisão no trabalho onde cada funcionário se especializava em exercer uma etapa da produção de um determinado produto, e diante desses pontos procurando encontrar um aumento da eficiência no nível operacional, Ergonomia que apresenta característica como: qualidade de vida no trabalho, Abordagem comportamental que tem como características a ênfase no comportamento humano dentro das organizações e sua influência em seu trabalho e o Empowerment ou delegação de autoridade que apresenta uma abordagem de projetos que se baseia na delegação de poderes, e a participação dos funcionários na administração das empresas em seus processos decisórios administrativos.
Após a análise do que será abordado neste projeto iremos ressaltar uma resenha crítica expondo às principais ideias nas quais irão poder servir de crítica construtiva.
- CONCEITUAÇÃO TEÓRICA
Neste trabalho iremos mostrar pontos fracos e fortes de cada teoria e resumidamente a história de cada conceito teórico, sua origem, fundadores e de que forma se procedeu a passagem de cada uma delas, isto é, o surgimento de uma após a outra.
- - ADMNISNITRAÇÃO CIENTIFICA
Taylorismo ou (Administração científica), é o modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro norte-americano Frederick Taylor (1856-1915),sendo assim considerado o pai da administração científica e um dos primeiros sistematizadores da disciplina científica da Administração de empresas da época. O taylorismo caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência no nível operacional.
É considerado uma das vertentes na perspectiva administrativa clássica. Suas ideias começaram a ser divulgadas no século XX. Além de Taylor, a administração científica tem entre seus fundadores Carl Barth, o casal Frank e Lillian Gilbreth, Harrington Emerson, Henry Gantt e Hugo Münsterberg; por modelo de administração, pelas medidas práticas ligadas a concepção teórica semelhante à de Taylor, que ele adotou em suas fábricas.
O surgimento da Administração Científica está diretamente ligada ao contexto norte-americano da virada do século XX. Com o fim da Guerra da Secessão, a indústria expandiu-se aceleradamente, o que gerou preocupações também com o aumento da eficiência nos processos de produção. Este aumento na eficiência seria conseguido, de acordo com os proponentes da Administração científica, com a racionalização do trabalho.
O principal ponto forte da administração cientifica ou Taylorismo é a ênfase nas tarefas dando importância também a divisão do trabalho por exemplo digamos numa indústria de sapatos, um operário é responsável pela costura e outro pelo corte do couro, que proporcionará maior eficiência na realização das tarefas de nível operacional, porém um ponto fraco era que os operários não tinham qualidade de vida no exercer de suas funções.
- - ERGONOMIA
O médico italiano Bernardino HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Bernardino_Ramazzini"Ramazzini (1633-1714) foi o primeiro a escrever sobre doenças e lesões relacionadas ao trabalho, o termo ergonomia, derivado das palavras gregas ergon (trabalho) e nomos (lei natural).
No século XIX, Frederick Winslow Taylor lançou seu livro "Administração Científica", com uma abordagem que buscava a melhor maneira de executar um trabalho e suas tarefas, trazendo assim uma produção elevada em um menor espaço de tempo. No início do ano 1900, Frank Bunker HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Frank_Bunker_Gilbreth"Gilbreth e sua esposa Lilian expandiram os métodos de Taylor para desenvolver "Estudos de Tempos e Movimentos" o que ajudou a melhorar a eficiência, eliminando passos e ações desnecessárias. Ao aplicar tal abordagem, Gilbreth reduziu o número de movimentos no assentamento de tijolos de 18 para 4,5 permitindo que os operários aumentassem a taxa de 120 para 350 tijolos por hora, já em 1949, K.F.H. Murrel, engenheiro inglês, começou a dar um conteúdo mais preciso a este termo, e fez o reconhecimento desta disciplina científica criando a primeira associação nacional de Ergonomia, a Ergonomic Research Society.
E foi a partir daí que a Ergonomia se desenvolveu em outros países industrializados e em vias de desenvolvimento. O termo Ergonomia foi adotado nos principais países europeus, em 1959 em Oxford, a Associação Internacional de Ergonomia (IEA –International Ergonomics Association), e foi em 1961 que esta associação realizou o seu primeiro congresso em Estocolmo, na Suécia. Nos Estados Unidos foi criada a Human Factors Society em 1957, e até hoje o termo mais frequente naquele país continua a ser Human Factors & Ergonomics (Fatores Humanos e Ergonomia).
...