Calculo de preço: Método da Contribuição Marginal
Por: Ithalo Pablo • 17/3/2016 • Trabalho acadêmico • 492 Palavras (2 Páginas) • 864 Visualizações
7.4 Método da Contribuição Marginal
A margem da contribuição marginal consiste na diferença entre o preço de venda e o custo variável de cada unidade vendida. (PV – CV = M)
- Margem Nula (M = 0)
Significa que está sendo praticado um preço de venda que apenas cobre os custos variáveis.
- Margem Negativa (M < 0)
Significa que está havendo prejuízo em cada unidade vendida.
- Margem Positiva (M > 0)
Significa que cada venda realizada permite cobrir os custos variáveis e ainda obter um excedente.
Ponto Crítico
O ponto crítico é atingido quando o volume de vendas é suficiente para cobrir os custos fixos e variáveis. Após a empresa atingir o ponto critico das vendas é esta a margem que vai alimentar os lucros. A determinação do PCV é efetuada dividindo o total de custos fixos pela margem de contribuição.
8 Estratégias de Preços
O empreendedor deve definir qual a estratégia de preços que a nova empresa vai seguir. Há varias estratégias de preços distintas, normalmente associadas às diferentes fases do ciclo de vida do produto (CVP) e, possivelmente, da empresa. É esse fato que justifica o preço de um produto recém-lançado no mercado ser diferente do de um produto já em fase de maturidade.
Ainda que a estratégia deva ser adequada à fase do CVP, há diferentes alternativas. Por exemplo, na fase de introdução, pode optar por uma estratégia de desnatação do mercado em que começa por cobrar um preço mais elevado e gradualmente vai baixando o preço a medida que evolui pelas diversas fases do CVP, abarcando novos segmentos de mercado. Alternativamente, pode pôr em pratica uma estratégia de penetração, em que introduz o produto a um preço mais baixo para rapidamente captar uma quota de mercado ampla.
O empreendedor pode, ainda, optar por uma estratégia de discriminação de preços, adaptando-os a cada segmento.
Estratégia de Desnatação | Estratégia de Penetração |
|
|
8.1 A Estratégia de Penetração do Mercado
A estratégia de desnatação do mercado é, mais frequentemente, utilizada quando o produto incorpora uma inovação significativa face a concorrência, quando a procura é pouco elástica face ao preço, quando o cliente não tem outros produtos para comparar ou quando os custos de produção são tão elevados que só a pratica de um preço elevado viabiliza o seu fabrico e comercialização.
...