TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capitulo 03

Por:   •  30/4/2015  •  Resenha  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 3

EXERCÍCIOS PÁGINA 130 – CAPÍTULO 03.

  1. Para uma análise completa, tanto a visão onipotente como a visão simbólica da administração devem ser levadas em conta, pois não basta as empresas administrarem com boas ideias, percepção de oportunidades de mercado e criatividade, elas sempre vão estar sujeitas a mudanças na economia, no mercado, nas políticas governamentais e a ações de concorrentes, ou seja, ações externas. O mais importante é gerir uma empresa de uma maneira que influencia as mudanças do mercado e não apenas reage a eles.
  1.  “Ambiente organizacional” refere-se ao conjunto de forças, tendências e instituições, tanto externas quanto internas à organização, que têm potencial para influenciar seu desempenho. A teoria dos sistemas é a base para a análise ambiental, utilizada para compreender o ambiente e seus efeitos sobre as organizações. Portanto, é de estrema importância para a administração das organizações.
  1. Cultura Organizacional é definida como o sistema de valores e significados compartilhados pelos membros da organização, transmitidos por meio de historias, rituais, lendas, símbolos, linguagem e cerimonias. A cultura organizacional diferencia uma organização da outra. Ela se refere a rede de concepções, normas e valores que são tomados por certos e que estão presentes em todos os aspectos da vida organizacional.  A cultura pode ser apreendida, segundo Schein, por artefatos, valores e pressupostos básicos. Em síntese, a compreensão mais profunda da cultura organizacional requer um olhar atento as relações de poder que esta sustenta e uma postura mais prudente sobre os limites do gerenciamento da mudança cultural.
  1. A cultura guia o comportamento e as decisões dos membros organizacionais, tendo uma influencia direta no desempenho organizacional. Na realidade, a cultura organizacional manifesta-se no estilo de liderança democrático ou autoritário, na centralização ou na descentralização do processo de tomada de decisão, nas praticas motivacionais e em outras dimensões que influenciam diretamente o desempenho organizacional.
  1.  Fator demográfico: afetam o tamanho do mercado, a composição e a oferta da força de trabalho, assim como as características dos clientes, o que naturalmente, influencia os produtos ou serviços que a empresa oferece.

Fator econômico: as condições ou as tendências econômicas são as variáveis aparentemente mais criticas, ou, pelo menos, diretamente observáveis para o desempenho de uma organização. Fatores como salários, politicas fiscais e taxas de juros podem influenciar não apenas os custos dos produtos e dos serviços de uma empresa, como também seu mercado.

Fatores politico-legais: estabilidade politica, o clima ideológico geral, as politicas econômicas, a legislação laboral, a legislação antimonopólio, a pratica de lobby e todo o conjunto de regulamentações governamentais que controla, restringe ou incentiva comportamentos empresariais.

Fatores tecnológicos: a inovação tecnológica dos produtos, processos e materiais, a legislação sobre proteção de patentes, os programas de incentivo a pesquisa a ao desenvolvimento tecnológico de uma sociedade influencia os produtos e os serviços oferecidos por uma empresa, assim como os recursos e os equipamentos utilizados por elas.

  1. Os principais elementos do ambiente operacional são os clientes, os fornecedores, os concorrentes e os meios de comunicação social. Entretanto, são os clientes os de maior destaque, são eles que definem o conjunto de demanda do produto, logo, definem o sucesso da empresa, já que são eles quem compram os produtos e serviços.

  1. O ambiente operacional de uma empresa privada se diferencia para o de uma ONG na parte de “grupos de interesse especiais”. Uma empresa privada depende destes grupos para um perfeito funcionamento, enquanto uma ONG funciona bem por si só.
  1. Incerteza ambiental é o grau de desconhecimento dos fatores ambientais, determinado pela complexidade e ritmo de mudança desses fatores. Afeta as organizações, uma vez que, a dependência de recursos analisou a fusão entre as empresas como um importante meio pelo qual as organizações administrem as interdependências de recursos.
  1. As ações que podem ser realizadas em função de alterar o ambiente organizacional são de relações públicas, responsabilidade socioambiental, legais, politicas, cooplação e coalizões e associações.
  1. Stakeholders são indivíduos ou grupos afetados, direta ou indiretamente, pela ação de uma organização, como os trabalhadores ou os consumidores.  A organização pode identificar os principais atores envolvidos, seus interesses e o modo como esses interesses afetarão os riscos e as chances de sucesso da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com