Capítulo 8 - Administração
Por: carolesara • 14/6/2015 • Trabalho acadêmico • 992 Palavras (4 Páginas) • 2.594 Visualizações
01)Controle é um esforço sistemático de geração de informações sobre a execução das atividades organizacionais, de forma a torná-las consistentes com as expectativas estabelecidas nos planos e objetivos. A relação do planejamento com controle se da por conta de que o planejamento define objetivos que permitem comparar o desempenho real com o desejado e o controle avalia o alcance dos objetivos e fornece informações que servirão de base a novos processos de planejamento.
02)O controle de mercado utiliza parâmetros e mecanismos de mercado, como preços, lucros e participação no mercado, para avaliar e controlar as atividades e os resultados da organização, já o controle de burocrático faz o uso de mecanismos administrativos e burocráticos, como regras, normas, políticas e orçamentos para monitorar e avaliar o desempenho da organização. O controle de clã é assegurado pelo compartilhamento de valores, normas, crenças, rituais, tradições, expectativas e outros aspectos relevantes da cultura organizacional.
03)Controle preventivo: na faculdade: criação e implantação de um regime interno, desenvolvimento do plano de ensino das disciplinas ministradas, no futebol: avaliação física dos jogadores.
Controle simultâneo: na faculdade: coordenador do curso acompanhar o desempenho dos professores, através do plano de ensino elaborado no início do semestre, no futebol: treinamentos diários acompanhados pelo técnico do time, realizando as alterações devidas.
Controle posterior: na faculdade: o desenvolvimento dos alunos em sala de aula, no futebol: os resultados obtidos pelos jogadores em campo.
04)O processo de controle é dividido em quatro etapas, o estabelecimento dos parâmetros de desempenho, a medição do desempenho real, a comparação do desempenho observado com os parâmetros preestabelecidos e a implementação de medidas corretivas, ajustando o desempenho ou os parâmetros.Como as funções da administração, é difícil definir uma das etapas do processo de controle como a mais importante, visto que todas as etapas formam um ciclo e estão interligadas, deixando de funcionar apropriadamente sem a presença de qualquer uma das anteriores e sem sentido caso não sejam realizadas as próximas.
05)Os sistemas de controle podem ser definidos como conjuntos coordenados de regras, princípios e práticas que interagem de forma regular e previsível, buscando coletar informações essenciais ao processo de controle. Para que sejam eficazes, esses sistemas devem apresentar:
Precisão: as informações devem ser confiáveis.
Rapidez: as informações devem ser geradas com velocidade adequada para evitar que os problemas tomem grandes proporções.
Economia: o desenvolvimento e manutenção do sistema devem ser viáveis.
Flexibilidade: o sistema deve ser capaz de poder ser adaptado diante de mudanças no ambiente para permitir que o mesmo continue eficaz.
Inteligibilidade: o sistema deve ser compreendido por seus usuários de maneira a evitar erros devido ao mal entendimento de informações.
Aceitação: o sistema deve ser aceito por aqueles que serão controlados.
Critérios múltiplos e razoáveis: os critérios devem ser desafiadores, porém alcançáveis pelos envolvidos.
Foco estratégico: a escolha do que deverá ser controlado deve ser feita com racionalidade.
Ênfase na exceção: o sistema deve fornecer informações e requisitar ações somente perante desvios significativos.
Adoção de medidas corretivas: o sistema deve ser capaz de especificar soluções para os desvios encontrados além da identificação dos mesmos.
06)Não concordo, pois o método financeiro pode até ser o mais utilizado, mas não é o mais importante. Até por que em uma determinada situação , outro método pode ser mais apropriado.
07)O balanced scorecard é uma ferramenta de controle do desempenho organizacional abrangente que procura integrar várias dimensões de controle. Esse desenvolvimento auxilia os dirigentes a traduzir a visão e a estratégia em atividades e objetivos
...