Características da gestão de pessoas
Pesquisas Acadêmicas: Características da gestão de pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joseaneamorim • 3/6/2013 • Pesquisas Acadêmicas • 2.284 Palavras (10 Páginas) • 406 Visualizações
ATPS GESTÃO DE PESSOAS
Etapa 4 passo 1
Segundo Romero, o empregador é aquele que oferece o serviço e assalaria, e o empregado é o prestador de serviço. O Homem e o trabalho andam juntos desde a idade da pedra, sendo-o necessário para a existência da espécie. É por meio dele que, o Homem transforma bens naturais em financeiros, assim retirando seu sustento.
Ao passar dos anos o empregado viu-se forçado a vender sua mão-de-obra como mercadoria e assim foi tendo valor próprio e equivalente a outros meios de sobrevivência. Com a vinda das máquinas se tornam escravos de seus patrões. Esta exploração se torna exaustiva com turnos de até 18 horas e em situações sub-humanas. É claro que não devemos generalizar essa situação; mas nem sempre a exploração é só do empregador, mas também, pela classe burguesa que infecta com amplidão o mundo Capitalista. É por este sofrimento que se inicia a organização de sindicatos e associações para melhorar as condições de trabalho. Entretanto não devemos nos assombrar com essa situação, pois, a cada dia essas organizações se fortalecem dando melhores condições empregatícias e fortalecendo a relação patrão-empregado.
Etapa 4 passo 2
Motivado por vários gestores da organização, o planejamento estratégico vem sido utilizado como instrumento para melhorias nas empresas a curto, médio e longo prazo, aproveitando das oportunidades.
Muitas organizações têm planos, mas, carecem de estratégia,têm idéias mas não conseguem colocá-las em prática .Baseado nestas informações podemos notar que a estratégia utilizada na higiene e segurança no trabalho é inovadora para as empresas .
A higiene e a segurança do trabalho são essenciais para a evitar doenças físicas e mentais,que podem vir a prejudicar o desempenho dos funcionários dentro das empresas
Segundo Patrícia Matos, todas as empresas tem inserido o profissional técnico de segurança do trabalho responsável pela fiscalização dentro dos setores, que vão em busca do que pode ser prejudicial ao funcionário. Este profissional tem o papel de conscientizar da importância do uso dos EPI, (Equipamento de Proteção Individual) e o EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) ,utilizado este quando equipamentos fornecidos obrigatoriamente e em perfeito estado de conservação pela empresa ao funcionário e que mesmo podendo ser incomodo , são de uso obrigatório e preventivo que negando o funcionário a utilização destes , a empresa pode demiti-lo por justa causa .Fiscalização também é feita pela justiça do trabalho, que não encontrando a empresa seguindo as normas poderá multar ou ate fechar estabelecimento,causando enorme prejuízo.
As prevenções podem ser feitas através de: Diminuição do ritmo e jornada do trabalho, pausas para descanso, alternar tarefas, controle do clima no ambiente de trabalho,sinalização no ambiente ,entre outros.
A estratégia das empresas na implantação destes planos e prevenções é causar a diminuição das doenças repetitivas e até físicas dos funcionários ,para evitar o atestado médico e até mesmo o afastamento das atividades . Observando que após este plano de ação os riscos foram reduzidos em grande proporção.
A estratégia que o profissional utiliza visa também resgatar o valor humano, valorizando não apenas ao tempo de serviço ou a mão de obra, mas o papel que ele desempenha dentro da empresa. Visando o resultado positivo que ele proporciona a empresa.Foca o funcionário como instrumento essencial na empresa.
Vale notar que as organizações que estão preocupadas com a higiene e a segurança do trabalhador estão sendo valorizadas. E quando os colaboradores percebem o fato de serem valorizados, reconhecidos isso os torna mais motivados para o trabalho
A higiene e segurança do trabalho é necessário para evitar que acidentes ocorram dentro da empresa. Trata-se do reconhecimento, avaliação e controle de perigos físicos e químicos que ocorrem em diversos ambientes de trabalho.
Neste campo temos o chamado efeito dominó, que é uma série de causas que levam ao acidente de trabalho na indústria, e acontece em uma série de 5 fatores:
1. Hereditariedade e Ambiente Social em que vive o trabalhador;
2. Causa pessoal;
3. Causa mecânica;
4. O acidente;
5. A lesão que resulta do acidente.
Focalizando no tema higiene e segurança do trabalho, surge a pergunta:
O que hereditariedade tem haver com acidente de trabalho?
No caso da hereditariedade, o conjunto de características psicológicas e genéticas que passam de uma geração para outra acabam influenciando no comportamento do trabalhador, costumamos dizer que: repetimos o comportamento dos nossos pais e avós. Porém não conseguimos mudar este fator.
Os acidentes também são influenciados pelo ambiente social: Se no ambiente onde a pessoa vive é cultivado hábitos de higiene, ela por sua vez irá levar este costume ao local de trabalho, e a todos os lugares que frequenta.
Cabe a empresa também disponibilizar um ambiente digno para seus funcionários realizar a sua jornada de trabalho com o total conforto que for possível, para que os riscos de acidentes sejam os menores possíveis, e o rendimento dos trabalhadores cresça a cada dia.
Lembrando que: Em um ambiente de trabalho limpo e organizado os riscos de acidentes são menores.
O fator pessoal também interfere nas atividades do trabalhador, caso ele esteja passando por algum problema pessoal, estiver deprimido, desmotivado, os riscos de acidentes tornam-se maiores, pois o mesmo não estará concentrado o suficiente para a realização de suas tarefas diárias, e se o trabalhador não for habilitado para a função as de chances de acidentes dobram neste ambiente.
A empresa por sua vez, precisa disponibilizar máquinas de serviço adequadas para os trabalhadores, realizar a manutenção eficaz nestas maquinas, fazer a troca de máquinas velhas por novas, para que não haja nenhum risco de acidente.
Para evitar que não ocorram os acidentes é necessário, educação, treinamentos, conscientização, sinalização adequada nas áreas de risco, e todo o sistema de prevenção deve ser valorizado por todos, pois quando o trabalhador conhece seu trabalho, ele conhece as normas de segurança para evitar desastres maiores.
Outra prevenção muito importante ao realizar
...