Ciências Contábeis e Administração
Por: mary-oliv • 23/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.552 Palavras (7 Páginas) • 124 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Unidade de Ensino: Universidade Anhanguera- Uniderp
Curso: Ciências Contábeis e Administração
Disciplinas: Teoria da Contabilidade, Ciências Sociais e Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Nome: Marília, Geórgia, Claudia Maria e Leonice
RA: 8979229748, 9677481570, 8511874625, 8945195726
Teoria da Contabilidade, Ciências Sociais e Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Tutores:. Ma. Juliana Leite Kirchner, Tarcisio Torres Silva, Nayra de Moraes Goçalves e João Luiz de Moraes Hoeffel.
Várzea da Palma- MG, 04 de novembro de 2014.
A construção civil é um dos mais importantes setores da economia e essencial ao desenvolvimento do país. A empresa L&Construção é uma conceituada empresa de construção civil do estado de Sergipe, atua por meio de trabalho profissional e competente na construção de projetos de casa populares com qualidade. O gerente da L&Construção, Sr. Manoel, tem se preocupado com impactos que a empresa tem causado ao meio ambiente, por adotar práticas extremamente poluentes e com um produto final que consome muitos recursos naturais, então foi percebido que era o momento da L&Construção adotar princípios baseados na sustentabilidade, trazendo uma melhora não só mente para empresa, mas a todos que estão envolvidos direta e indiretamente com a empresa.
Passo I:
Diagnóstico dos impactos ambientais causados pela construção civil:
A construção civil gera hoje uma grande quantidade de resíduos, causando impactos ambientais significativos e prováveis transtornos à população. Como contaminação e poluição do solo através de resíduos tóxicos (pilhas, baterias usadas, lâmpadas e materiais contaminados com óleo e graxa...) e lages, tijolos e pisos fragmentados que em muitos casos tem seus destinos os lote vagos, no desperdício da água, na limpeza de matérias e pisos e na sua contaminação com o óleo, na poluição do ar com emissão de poeira, fumos de solda que causam problemas de saúde para a população que está próxima e no desgaste de recursos naturais, como consumo de madeira, óleo disel, gases naturais entre outros.
Passo II:
Ações de Sustentabilidade Econômica:
- Objetivo: Utilização racional da água
Ações:
- Estímulo à contratação de projetos de obras que contemplem as melhores soluções para o menor nível de consumo de água.
- Incentivo ao manejo e à drenagem de águas pluviais nas cidades.
- Qualificação das concessionárias de água e esgoto.
Resultados esperados:
- Estabelecer políticas que estimulem o reaproveitamento das águas pluviais em edifícios residenciais, comerciais e púbicos.
- Desenvolver programas para a qualificação da gestão das concessionárias de serviços de água e esgoto, reduzindo os atuais níveis de perda na distribuição.
- Implementar programas regionais de capacitação, educação e conscientização sobre o uso racional da água, para todos os profissionais da cadeia produtiva da construção (projetista, arquitetos e engenheiros), demais atores do setor (administradores prediais, empresas de facilites e consumidores).
[pic 3]
- Objetivo: Diminuição do consumo de recursos naturais
Ações:
- Promoção de parceiros públicos privadas para implementar das áreas de manejo de resíduos.
- Implemento de sistema informatizado de gestão de resíduos para cadeia geradora, transportadora e áreas de tratamento e destinação.
- Estabelecer efetivamente, a logística reversa, por parte dos fornecedores, a ser prevista nos acordos setoriais.
Resultados esperados:
- Promoção de parcerias pública- privada para a efetivação de metas relativas a implementação das áreas de manejo de resíduos de forma gradativa, das capitais aos menores municípios.
- Implementação de sistema informatizado de gestão de resíduos que contemple toda a cadeia geradora, transportadora e as áreas de tratamento e destinação até 2014, nas capitais brasileiras; até 2018, nas cidades com população acima de 300 mil habitantes e, até 2022, nas cidades com população acima de 100 mil habitantes. Utilizar a disseminação nacional dessa ferramenta online para difundir as boas práticas.
- Atuar para que os acordos setoriais previstos na Política Nacional de Resíduos Sólidos estabeleçam, efetivamente a logística reversa entre fornecedores do setor, para todos os resíduos da construção, com ênfase nos mais presentes em obras, notadamente os resíduos classificados de acordo com a resolução Conoma 307/2002 com classe B (sacarias, gesso) e D (tinta, óleo, solventes, impermeabilizantes, baterias e outros) respeitando os acordos setoriais específicos para cada grupo de produtos.
Passo III:
Ações de Sustentabilidade Ambiental:
- Objetivo: Utilização de energia limpa
Ações:
- Uso dos coletores solares térmico.
- Uso da energia eólica
- Uso da energia solar fotovoltaica
Resultados esperados:
- A energia solar é captada por coletores solares geralmente instalados nos telhados, o líquido que circula no coletor é aquecido pelo sol e transfere calor para a água dentro de um reservatório térmico, este fica sempre aquecido, pronto para uso doméstico, e com isso há uma queda no uso da energia elétrica para o aquecimento da água.
- É uma fonte de energia eficiente e inesgotável, econômica, a sua produção não há emissões perigosas e resíduos sólidos tóxicos e é ambiental correta, pois preserva a fauna e flora do terreno em que é implantado a usina de energia eólica.
- A energia solar é fonte de energia produzida pelo sol e é convertida em energia útil por seres humanos, quer para produção de eletricidade ou calor. Esta energia não polui durante seu uso, é excelente em lugares remotos e difíceis acessos, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão.
[pic 4][pic 5]
- Objetivo: Utilização de materiais de construção sustentáveis
Ações:
- Piso de bambu
- Tinta mineral natural
- Madeira plástica
Resultados esperados:
- É um material resistente, duradouro e é uma excelente opção de revestimento deixando a casa bonita, requer pouca manutenção além de ser matéria prima altamente sustentável, pois é abundante e renovável. Devido à velocidade de crescimento, poder ser colhido anualmente, sem prejuízo a natureza.
- Não agride ao meio ambiente, não possui nenhum tipo de composto orgânico volátil, nem biocidas, estabilizantes ou corantes, são vendidas em embalagens reutilizáveis ou recicláveis. É feita à base de terra crua e emulsão aquosa, a matéria prima é retirada de jazidas certificadas.
- Não empena, não racha e não solta farpas, não absorve umidade e, portanto não cria fungos nem mofa, altamente resistente à corrosão de intempéries e é imune à pragas, cupins, insetos e roedores e não precisa de pintura e outras manutenções. Sua aparência lembra muito a madeira comum, pode ser usados em ambientes externos, e revestimento de fachadas e parede, e objetos de uso diário e decoração.
[pic 6] [pic 7]
Piso de bambu Madeira plástica
Passo IV:
Ações de Sustentabilidade Social:
- Objetivo: Alfabetização nos canteiros de obras
Ações:
- Parcerias com órgãos ou entidades profissionalizantes
- Treinamentos e Workshop, dentro da empresa.
- Valorização do trabalhador elevando sua autoestima e motivação a integração familiar
Resultados esperados:
- Desenvolve ao trabalhador seu espaço na sociedade e lhe dá oportunidades de crescimento profissional.
- As aulas que são ministradas dentro da própria empresa, possibilita um melhor desempenho dentro da própria empresa.
- Desenvolver projetos, que procure despertar no trabalhador a consciência da importância da família enquanto formadora do individuo, e motivá lós também a preservarem a saúde e o meio ambiente, tanto no canteiro de obras quanto em casa.
[pic 8]
- Objetivo: Contratação de portadores de necessidades especiais
Ações:
- Integrar portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho
- Desenvolver parcerias para capacitar esses trabalhadores
- Adaptação e acessibilidade para pessoas de deficiências
Resultados esperados:
- A lei federal nº 8.213/1991 (lei de cotas) estabelece que empresas que tem de 100 a 200 empregados, devem destinar 2% das vagas para pessoas com deficiências. De 201 a 500 trabalhadores, a reserva é de 3%, de 501 a 1.000 são 4% e de 1.001 em diante 5% (presidência).
- São muitas as atividades que podem ser desempenhadas por essas pessoas, entre elas algumas atividades de campos, além de serviços de escritórios, contabilidade, recepção, telemarketing, almoxarifado, vigilância entre outros.
- Porta de acesso de mínimo 0,80 cm de largura, maçaneta do tipo alavanca, área suficiente para manobras de cadeiras, barras laterais de apoio para usos de sanitários.
[pic 9]
Passo V:
Relatório final:
O aperfeiçoamento das construções civis está intimamente ligado ao desenvolvimento humano. Entretanto, ultimamente os aprimoramentos realizados nas edificações têm
...