TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Classica da Administração

Seminário: Classica da Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  Seminário  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 4

eoria Classica da Administração

Enquanto Taylor e outros engenheiros americanos desenvolviam a chamada Administração Científica nos Estados Unidos, em 1916 surgia na França, espraiando-se rapidamente pela Europa, a chamada Teoria Clássica da Administração (Henri Fayol). A Teoria Clássica partia do estudo do todo organizacional e da sua estrutura para garantir a eficiência a todas as partes envolvidas, fossem elas órgãos (seções, departamentos, etc.) ou pessoas (ocupantes de cargos e executores de tarefas). Esta teoria surge como resposta ou solução a uma imensa variedade de empresas, com tamanhos diferenciados, problemas de baixos rendimentos dos recursos utilizados, desperdicio, insatisfação generalizada entre os operarios, intensa concorrencia e ao alto volume de perdas por decisões mal formuladas.

Teoria da Burocracia

Foi criada pelo sociólogo alemão Max Weber. Max Weber procurou em seus estudos a busca da racionalidade e da igualdade no tratamento dos funcionários (o que não necessariamento deu certo, pois tornou impessoal as atividades do trabalho). Ele procurou também ampliar as estudos da administração tentando incorporar as questões da ciência política, sociologia e direito e realizar uma análise mais estruturada dos tipos de relacionamento humanos visando aumentar a produtividade nas organizações. Max Weber tentou criar uma teoria com enfoque mais amplo e completo dos problemas organizacionais, não sendo tão extremista e imcompleto quanto a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas.

Teoria Estruturalista

Ao final da década de 1950, a Teoria das Relações Humanas - experiência tipicamente democrática e americana - entrou em declínio. Foi a primeira tentativa de introdução das ciências do comportamento na teoria administrativa através de uma filosofia humanística e participativa. De um lado ela combateu a Teoria Clássica, mas, por outro, não proporcionou bases adequadas de uma nova teoria que a pudesse substituir. A oposição entre a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas criou um impasse que a Teoria da Burocracia não teve condições de ultrapassar. A Teoria Estruturalista é um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma aproximação à Teoria das Relações Humanas. Representa uma visão crítica da organização formal. Origens da Teoria Estruturalista As origens da Teoria Estruturalista na Administração foram as seguintes: • A oposição surgida entre a Teoria Tradicional e a Teoria das Relações Humanas – incompatíveis entre si - tornou necessária uma posição mais ampla e compreensiva que integrasse os aspectos considerados por uma e omitidos pela outra e vice-versa. A Teoria Estruturalista pretende ser uma síntese delas, inspirando-se na abordagem de Max Weber. • A necessidade de visualizar "a organização como uma unidade social complexa na qual interagem grupos sociais" que compartilham alguns dos objetivos da organização (como a viabilidade econômica da organização), mas podem se opor a outros (como a maneira de distribuir os lucros). Seu maior diálogo foi com a Teoria das Relações Humanas. • A influência do estruturalismo nas ciências sociais e sua repercussão no estudo das organizações. O estruturalismo influenciou a Filosofia, a Psicologia (com a Gestalt), a Antropologia (com Claude Lévi-Strauss), a Matemática (com N. Bourbaki), a Lingüística, chegando até a teoria das organizações· com Thompson, Etzioni e Blau. Na teoria administrativa, o estruturalismo se concentra nas organizações sociais. • Novo conceito de estrutura

Teoria da Motivação Humana

Abraham Maslow foi um psicólogo comportamental, membro da Human Relations School, em finais da década de 50. Nasceu em Brooklyn, licenciou-se em Wisconsin e doutorou-se na Universidade de Columbia, onde também trabalhou no departamento de investigação. No Jardim Zoológico de Bronx, estudou o comportamento dos primatas. Em 1951, lecionava Psicologia Social na Universidade de Brandeis e ficou conhecido pelo desenvolvimento da Teoria da Motivação Humana.

Abraham Maslow sugeriu que muito do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com