Coaching
Por: Liliane Brum • 14/11/2015 • Relatório de pesquisa • 888 Palavras (4 Páginas) • 598 Visualizações
1 – O que é o coaching?
O coaching é um processo que estimula reflexões para potencializar o desempenho e o aprendizado de um indivíduo, promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional. É um processo no qual envolve dois participantes: o coach e o coachee. O primeiro é o profissional que aplica o coaching, utilizando metodologias e ferramentas apropriadas para tal propósito. O coachee, ou o cliente, é o participante que passa pelo processo de coaching.
É necessário que haja conversas no ciclo de coaching entre os dois participantes, no qual o coach tem o papel de fazer perguntas e aplicar ferramentas com a finalidade de estimular o coachee a observar sua situação sob uma nova visão. Com isso, gera possibilidades para a escolha de novos comportamentos, ajudando no alcance de diferentes níveis de resultados.
http://unigranrio.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788582129845/pages/17
2 – Como é aplicado o coaching?
É necessário que haja conversas no processo de coaching entre os dois participantes, no qual o coach tem o papel de fazer perguntas e aplicar ferramentas com a finalidade de estimular o coachee a observar sua situação sob uma nova visão. Com isso, gera possibilidades para a escolha de novos comportamentos, ajudando no alcance de diferentes níveis de resultados.
3 – Em quais campos da vida podem ser aplicados o coaching?
3.1 - Life Coaching | |
Você sente que sua vida está caminhando para um rumo diferente do que você queria, ou sente que apesar de estar bem podia estar melhor e não sabe porque ainda não está? Esse é o perfil para o Coaching de vida | |
3.2 - Relationship Coaching |
Você sente dificuldade em lidar com as pessoas, não consegue se comunicar direito, nem em casa, nem no trabalho, nem nos seus outros ambientes de uma maneira geral? Esse é o perfil para o Coaching de relacionamentos.
3.3 - Executive Coaching |
Você está com dificuldades no trabalho? Sabe da sua competência, mas há sempre algo que o impede de ascender na sua carreira como você queria? Esse é o perfil para o Coaching Executivo. |
Leader Coaching |
Quer aprender a assumir uma posição de liderança? Sente dificuldade em coordenar a ação de seu grupo de interesse? Esse é o perfil para o Coaching de Liderança. |
http://www.yaraprates.com/quando-aplicar-o-coaching
3.1 - Relacionamento com o próximo
O coaching ensina a lidar com diferentes situações, faz ver as coisas da vida sob uma ótica positiva, sempre tentando extrair das situações algo de bom, com mais facilidade e clareza, assim o coaching permite um grande aproveitamento da vida com todos que a cercam. Todo indivíduo possui características que ao longo da vida vão se manifestando através de gostos, interesses e atitudes que influenciam naturalmente na escolha por determinadas atividades.
3.2 - Autoconhecimento
Torna as pessoas mais felizes, mais completas e de bem com a vida, pois os conceitos e a metodologia proporcionam a descoberta de uma missão e dos valores individuais, o que é essencial para o profissional de coaching, pois ele precisa agir de acordo com o que fala para as pessoas, ou seja, precisa estar de bem com ele mesmo.
3.3 – Profissional
Não se vislumbra o coaching como um benefício para a vida pessoal, nesse momento ele é mais uma vocação em possível andamento para uma profissionalização. Em termos de benefícios pessoais, a psicologia, além de qualificar o trabalho, faz questionar a própria vida de quem a exerce profissionalmente.
4 – Quais os benefícios da sua aplicação?
Entre os benefícios da aplicação do coaching nas organizações, podemos destacar as influências alguns aspectos:
- Liderança
O coaching como forma de potencializar o desempenho e o desenvolvimento de habilidades técnicas, de gestão de conflitos, de planos sucessórios, entre outros efeitos.
- Desempenho superior
O coach atua como orientador e facilitador no desempenho de indivíduos e times de alta performance.
- Cultura Organizacional
A ação promove um clima organizacional favorável ao desempenho das pessoas e da organização, à flexibilidade e ao estímulo da mudança.
...