Coceito de administração financeira
Por: danielsantoandre • 12/11/2015 • Trabalho acadêmico • 753 Palavras (4 Páginas) • 207 Visualizações
Conceito de Administração financeira orçamentária
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo apresentar informações sobre a gestão estratégica financeira de empresas e organizações. Trata-se de um ramo privativo da administracão geral, com enfoque principal em finanças, que é o setor que apresenta as informações essenciais da saúde financeira da organização, e é a base de dados mais relevante em relação ao o sucesso ou a falência das corporações. Sendo assim, pretendo identificar os principais pontos da área estudada, especificamente no que diz respeito aos conceitos de empresas individuais, sociedades por cotas ltda e sociedades por ações S/A.
CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Administração financeira é uma ciência da administração, com enfoque principal em fazer a gestão do capital de empresas e corporações de forma eficaz e controlada dos recursos disponíveis.
Fazendo uma analise mais critica do assunto abordado, vemos que é ponto crucial de qualquer empresário ou departamento, o controle financeiro de seu caixa.
As informações financeiras são importantes nas decisões e condução da empresa, verifica-se que as finanças fazem parte do cotidiano, no controle dos recursos, sendo uma area critica de qualquer empresa.
O orçamento é um fator importantissimo na previsao de gastos anuais de qualquer empesa ou industria, pois baseado em tais dados podemos controlar melhor os gastos e aplicarmos de forma mais eficiente o capital disponivel.
Todas as atividades empresariais envolvem recursos financeiros e orientan-se para a obtenção de lucros.
MODALIDADES BÁSICAS DE ORGANIZAÇÃO DE EMPRESAS
1. EMPRESA INDIVIDUAL
O empresário individual é aquele que exerce em nome próprio sua atividade empresarial.
Trata-se de uma empresa que é titulada apenas por uma pessoa física, que integra seus bens próprios à exploração do seu negócio.
Pontos fortes:
1. O empresário recebe o lucro sem obrigação de dividir;
2. Não tem o dever ou obrigação de demonstrar seu fluxo financeiro, lucratividade ou qualquer informação para ninguém;
3. Ser responsável por tudo o que acontece.
Pontos fracos:
1. O empresário Individual não poderá vender a empresa, nem repassar o cargo de administrador da empresa;
2 Não poderá em nenhuma hipótese, expandir seus negócios por meio de abertura de filiais. Casa, carros, e tudo que tiver valor respondem pelas dívidas perante terceiros.
2. SOCIEDADES POR COTAS LTDA.
Sociedade por quotas, de responsabilidade limitada, é aquela que é formada por duas ou mais pessoas, assumindo todos, de forma subsidiária, responsabilidade solidária pelo total do capital social.
As sociedades por quotas podem ser constituídas do mesmo modo que se constituem as sociedades contratuais, seja por documento público ou particular. Poderá essas sociedades usar de uma firma social, trazendo, nesse caso, pelo menos o nome de um dos sócios
Pontos fortes:
1. O sócio tem sua responsabilidade sobre os compromissos financeiros e fiscais da empresa;
2. Até o limite com que fizeram seu aporte de capital, a legislação para a formação de empresas de responsabilidade limitada é mais branda na voracidade fiscal e tributária;
3. As contratações de empréstimos bancários quer seja com bancos privados ou federais,
...