Como Administrar em Tempos de Instabilidade?
Por: gildobasso • 13/10/2015 • Trabalho acadêmico • 699 Palavras (3 Páginas) • 214 Visualizações
Gildonês Basso – 6814008759
Como Administrar em Tempos de Instabilidade?
Logo no início da noite obtivemos a seguinte frase: “é o momento ideal para exercitar os fundamentos básicos da administração”, o que nos leva a pensar nas primeiras teorias da administração, de Taylor, Fayol e Maslow.
Um dos administradores que estavam no palco elencaram algumas tarefas que julga importante e essencial para este momento de instabilidade, são elas:
- Planejamento: Devemos diariamente preparar-nos para enfrentar estes ciclos, prepararmos para as mais diversas possibilidades de adversidades que possam ocorrer no gigantesco ramo de atividades que uma empresa pode englobar.
- Redução de custos: Buscar a velha máxima de maximização de lucros e minimização das despesas, mas não é apenas isso, é concentrar os esforços monetários naquilo que se julga necessário para o desempenho da organização, investir com consciência. Reduzir os gastos em marketing não são a melhor solução para esta ocasião, talvez este seja o melhor investimento para o momento pois sua organização vai estar aos olhos de seus consumidores, todos os fatores devem ser elencados e colocados em pauta para que passa ser tomada a melhor decisão possível, afinal esta é a tarefo do administrador.
- Qualidade: Cada colaborador desempenhar seu papel de maneira eficiente, o método que melhor se aplica neste caso é a repetição de tarefas, quanto maior for a qualidade percebida pelo cliente diante de seu produto ou serviço, mais fácil será de atraí-lo a desembolsar suas riquezas nos artigos desenvolvidos por sua organização.
Outro ponto importante a ser destacado neste item está na razão de ter a qualidade, algumas empresas praticam a qualidade apenas como “moda” por determinados períodos, isto não fideliza clientes, ao contrário expressa uma péssima imagem da empresa, a qualidade deve ser um requisito básico e obrigatório na organização que quer ter vida longa de mercado.
Em determinado momento da noite, um dos conferencistas expressou uma frase que diz mais ou menos assim: Quem mantém a economia não é apenas a política, os governantes, mas também e com grande parcela são as empresas, os administradores que tomam as decisões acerca delas, os colaboradores que movimentam as empresas, e a população que aquece a economia, adquirindo bens e pagando impostos.
Termo utilizado por um dos administradores no palco para designar administração foi, administrar é a capacidade de resolução de problemas, o administrador é a pessoa dentro da organização que possui a cisão holística perante todas as áreas que estão a sua volta, para obter a resolução dos problemas confrontados pela organização.
Nestes momentos de instabilidade as estratégia para manutenção dos clientes são um dos pontos chaves para que a empresa não entre no descaso e deixe de existir, conseguir reter os clientes, ter a certeza que os clientes voltarão a empresa no futuro próximo é a melhor garantia para que as atividades da empresa não parem. Para isso incessantemente importante que os colaboradores estejam comprometidos com a organização, dando o seu máximo em desempenho e exercendo a maior qualidade disponível para satisfazer e atendar as demandas do mercado/clientes, no entanto para isto as empresas necessitam de investimento em treinamentos internos com os colaboradores para atingir o ápice de desempenho dos mesmos.
...